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Teoria da Objetivação Cíntia Matos fcintiacm@gmail.com.

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Apresentação em tema: "Teoria da Objetivação Cíntia Matos fcintiacm@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Objetivação Cíntia Matos

2 Teoria da Objetivação É uma teoria sociocultural, que foi desenvolvida para trabalhar o ensino da matemática de forma contextualizada, ética, política com objetivos de despertar o conhecimento e o pensamento crítico reflexivo para além do problema em questão.

3 Hegel Marx Vygotsky Leontiev Paulo Freire
SABER CONHECIMENTO APRENDIZAGEM Subjetivação Saber Objetivação Teoria da Objetivação Ser Ética comunitária Desalienação do Sujeito Hegel Marx Vygotsky Leontiev Paulo Freire Fonte: Autoria própria

4 SABER, CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM – PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO
O saber para a TO é compreendido pelo Saber Codificado, que são representados pelos conhecimentos científicos e pelo Saber Cultural que são os conhecimentos culturais. O conhecimento para a TO é quando o saber científico se encontra com o saber cultural, num processo de materialização de saberes. Pensando esse aspecto na realidade da sala de aula, esses saberes científicos e culturais, tanto do professor como aluno, entram em movimentos na sala de aula, e essas trocas de saberes, produzem a aprendizagem. A aprendizagem é o resultado desses conhecimentos desenvolvidos entre alunos e professores, e isso representa o processo de objetivação. Os três pilares são envolvidos de forma cíclica e em espiral a todo momento.

5 ÉTICA COMUNITÁRIA E A DESALIENAÇÃO DOS SUJEITOS
A ética comunitária está ligada ao trabalho em conjunto, isso que dizer que o professor precisa elaborar estratégias em sala de aula sob a óptica dos eixos principais de colaboração humana, o que para Radford, (2018, p. 247), “formas de produção coletiva de saberes em que professores e estudantes estejam ombro com ombro”, o autor enfatiza que essa relação “ombro com ombro” é o labor conjunto Radford, (2018, p. 248). A desalienação dos sujeitos representa o conhecimento que liberta, a consciência em ação de forma que possamos fazer escolhas que melhor represente uma coletividade com desigualdades minimizadas.

6 Saber: Saber cultural + saber codificado(científico)
Conhecimento: Desenvolvimento (Saber cultural + saber codificado), movidos/motivados pelas interações entre aluno/professor/aluno/aluno. subjetivação Aprendizagem: Materialização (saber e conhecimento) Objetivação. Fundamentação Teórica: Helgel, Marx, Vygotsky, Leontiev, Paulo Freire Desalienação dos sujeitos/Ética Comunitária

7 Quem fundamenta a TO? Helgel É um pensador que viveu na passagem do sécs. XVIII e XIX, e entendia o homem como ser histórico, feito de ideias. Dinâmico e que transformava o mundo com sua consciência/racionalidade. Marx Sim, o homem é feito de ideias, mas para transformar o mundo é necessário a materialização dessas ideias (por em prática), então elas precisão ser pensadas, por em prática de forma consciente. Essa transformação é feita de forma dialética, que quer dizer construída de reflexiva e consciente. Vygotsky O desenvolvimento do conhecimento de dá pelas relações/interações com meio social. O conhecimento é dividido em zonas (real e a potencial) e entre essas duas zones está a zona potencial

8 Leontiev Desenvolveu a Teoria da Atividade
Leontiev Desenvolveu a Teoria da Atividade. A atividade deve ser intencional e dirigida (labor conjunto). Para Leontiev as leis são sócio históricas (construídas) e não biológicas. Paulo Freire Educação emancipadora, propor ação transformadora, conhecer o aluno e levar em conta suas necessidades de conhecimento. Educação contextualizada e guiada pela palavra geradora, leitura de mundo.

9 Obrigada!


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