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Professora Michelle Luz

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Apresentação em tema: "Professora Michelle Luz"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Michelle Luz
TCC1 AULA 2 Professora Michelle Luz

2 Introdução Universidade, pesquisa e acesso ao conhecimento
evolução Cursos superiores ingresso mercado de trabalho demandas do governo e da sociedade

3 Introdução Evolução PESQUISA agências de fomento institutos fundações
empresas PESQUISA 3

4 Conhecimento Científico
Ciência Descobertas ocasionais Pesquisas metódicas 1ª etapa Etapas posteriores 4

5 Conhecimento Científico
Elementos de uma época mutável fixo Elementos efêmeros e transitórios da ciência hipóteses e teorias conservação do interesse histórico Estabelecido definitivamente 5

6 Conhecimento Científico
O homem não age diretamente sobre as coisas H Intermediário Ações Instrumentos CIÊNCIA Investigação Científica 6

7 Conhecimento Científico
Trabalho científico leis naturais teorias conceitos atividades cognoscitivas Nem sempre entram na constituição da ciência / processos metodológicos. DEVEM ser seguidas para o alcance de resultados científicos 7

8 Conhecimento Científico
Nossas possibilidades de conhecimento são muito e até, tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo e, aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento somente é provável. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas essas são raras. (BOCHENSKY, 1961) 8

9 CONHECIMENTO SENSÍVEL
O que é Conhecer? CONHECIMENTO SENSÍVEL Apropriação física => modificação de um órgão corporal do sujeito 9

10 CONHECIMENTO INTELECTUAL
O que é Conhecer? CONHECIMENTO INTELECTUAL Apropriação “NÃO-física” => conceitos, verdades, princípios e leis 10

11 Níveis do Conhecimento
Empírico Científico Filosófico Teológico 11

12 Níveis do Conhecimento
Teológico atitudes diante do mistério conhecimento revelado por alguém atitude de fé conhecimento teológico aceito pela fé teológica livros sagrados avaliados pela crítica histórica Aceitação racional 12

13 Níveis do Conhecimento
Filosófico realidades imperceptíveis aos sentidos ultrapassam a experiência / experimentação questionamento da experiência interrogar, contínuo questionar não é algo feito, acabado estímulo à busca do desvelamento do mistério 13

14 Níveis do Conhecimento
Empírico aquisição pela própria pessoa meio ambiente meio social ametódico e assistemático Não operacionalização de técnicas e métodos para a construção 14

15 Níveis do Conhecimento
Científico não apenas o objeto, mas estrutura, organização “O conhecimento só se dá de maneira absoluta quando sabemos qual foi a causa que produziu o fenômeno e sua causa, porque não pode ser de outro modo; é o saber por meio da demonstração.” (ARISTÓTELES apud LAHR, 1958) 15

16 Para fazer ciência é preciso imbuir-se do espírito científico
A Postura Científica Para fazer ciência é preciso imbuir-se do espírito científico 16

17 A Postura Científica Consciência crítica
separar o principal do secundário julgar, discutir, distinguir, discernir aceitação do que é suscetível de prova NÃO é negativa Rompimento com posições subjetivas 17

18 A Postura Científica Objetividade condição básica
não é o que se pensa, mas o que é impessoalidade INTERESSE: problema + solução Repetir a mesma experiência obtendo-se os mesmos resultados 18

19 Formulação do problema / hipóteses
A Postura Científica Pesquisador Experiências próprias Formulação do problema / hipóteses Dados Informações PESQUISA 19

20 Incentivo à Pesquisa Financiadora de Estudos e Projetos
promoção do desenvolvimento econômico e social fomento público à Ciência, tecnologia e inovação empresas, universidades e institutos 20

21 Incentivo à Pesquisa 21

22 Incentivo à Pesquisa 22

23 Incentivo à Pesquisa Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais fundação do Governo Estadual Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fomentar a pesquisa e inovação científica e tecnológica para desenvolvimento do Estado 23

24 Incentivo à Pesquisa 24

25 Incentivo à Pesquisa 25

26 Pesquisa na Engenharia de Produção
Análise e Otimização da soldagem de revestimento de chapas de aço ABNT 1020 com utilização de arame tubular inoxidável austenitico Análise dos parâmetros que influenciam a obtenção do valor da flexibilidade por opções reais no setor elétrico Análise de regressão e simulação na avaliação de tempos e custos em processos de usinagem pesada Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior Aprendizagem organizacional e acidentes de trabalho: um estudo de caso em uma empresa metalúrgica do Vale do Paraíba-SP 26

27 Pesquisa na Engenharia de Produção
Modelo de gestão de suprimentos de insumos produtivos indiretos baseado na engenharia integrada cliente-fornecedor Medição de desempenho da cadeia de suprimentos: um estudo de caso de uma empresa fornecedora do setor elétrico Aplicação de programação não-linear como ferramenta de auxílio à tomada de decisão na gestão de um clube de investimento Análise do Earned Value como ferramenta de controle de programas aeronáuticos: estudo de caso na Embraer Análise da melhoria da qualidade no nível operacional para empresas industriais manufatureiras 27


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