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Professora Michelle Luz
TCC1 AULA 2 Professora Michelle Luz
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Introdução Universidade, pesquisa e acesso ao conhecimento
evolução Cursos superiores ingresso mercado de trabalho demandas do governo e da sociedade
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Introdução Evolução PESQUISA agências de fomento institutos fundações
empresas PESQUISA 3
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Conhecimento Científico
Ciência Descobertas ocasionais Pesquisas metódicas 1ª etapa Etapas posteriores 4
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Conhecimento Científico
Elementos de uma época mutável fixo Elementos efêmeros e transitórios da ciência hipóteses e teorias conservação do interesse histórico Estabelecido definitivamente 5
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Conhecimento Científico
O homem não age diretamente sobre as coisas H Intermediário Ações Instrumentos CIÊNCIA Investigação Científica 6
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Conhecimento Científico
Trabalho científico leis naturais teorias conceitos atividades cognoscitivas Nem sempre entram na constituição da ciência / processos metodológicos. DEVEM ser seguidas para o alcance de resultados científicos 7
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Conhecimento Científico
Nossas possibilidades de conhecimento são muito e até, tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo e, aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento somente é provável. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas essas são raras. (BOCHENSKY, 1961) 8
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CONHECIMENTO SENSÍVEL
O que é Conhecer? CONHECIMENTO SENSÍVEL Apropriação física => modificação de um órgão corporal do sujeito 9
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CONHECIMENTO INTELECTUAL
O que é Conhecer? CONHECIMENTO INTELECTUAL Apropriação “NÃO-física” => conceitos, verdades, princípios e leis 10
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Níveis do Conhecimento
Empírico Científico Filosófico Teológico 11
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Níveis do Conhecimento
Teológico atitudes diante do mistério conhecimento revelado por alguém atitude de fé conhecimento teológico aceito pela fé teológica livros sagrados avaliados pela crítica histórica Aceitação racional 12
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Níveis do Conhecimento
Filosófico realidades imperceptíveis aos sentidos ultrapassam a experiência / experimentação questionamento da experiência interrogar, contínuo questionar não é algo feito, acabado estímulo à busca do desvelamento do mistério 13
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Níveis do Conhecimento
Empírico aquisição pela própria pessoa meio ambiente meio social ametódico e assistemático Não operacionalização de técnicas e métodos para a construção 14
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Níveis do Conhecimento
Científico não apenas o objeto, mas estrutura, organização “O conhecimento só se dá de maneira absoluta quando sabemos qual foi a causa que produziu o fenômeno e sua causa, porque não pode ser de outro modo; é o saber por meio da demonstração.” (ARISTÓTELES apud LAHR, 1958) 15
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Para fazer ciência é preciso imbuir-se do espírito científico
A Postura Científica Para fazer ciência é preciso imbuir-se do espírito científico 16
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A Postura Científica Consciência crítica
separar o principal do secundário julgar, discutir, distinguir, discernir aceitação do que é suscetível de prova NÃO é negativa Rompimento com posições subjetivas 17
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A Postura Científica Objetividade condição básica
não é o que se pensa, mas o que é impessoalidade INTERESSE: problema + solução Repetir a mesma experiência obtendo-se os mesmos resultados 18
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Formulação do problema / hipóteses
A Postura Científica Pesquisador Experiências próprias Formulação do problema / hipóteses Dados Informações PESQUISA 19
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Incentivo à Pesquisa Financiadora de Estudos e Projetos
promoção do desenvolvimento econômico e social fomento público à Ciência, tecnologia e inovação empresas, universidades e institutos 20
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Incentivo à Pesquisa 21
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Incentivo à Pesquisa 22
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Incentivo à Pesquisa Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais fundação do Governo Estadual Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fomentar a pesquisa e inovação científica e tecnológica para desenvolvimento do Estado 23
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Incentivo à Pesquisa 24
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Incentivo à Pesquisa 25
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Pesquisa na Engenharia de Produção
Análise e Otimização da soldagem de revestimento de chapas de aço ABNT 1020 com utilização de arame tubular inoxidável austenitico Análise dos parâmetros que influenciam a obtenção do valor da flexibilidade por opções reais no setor elétrico Análise de regressão e simulação na avaliação de tempos e custos em processos de usinagem pesada Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior Aprendizagem organizacional e acidentes de trabalho: um estudo de caso em uma empresa metalúrgica do Vale do Paraíba-SP 26
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Pesquisa na Engenharia de Produção
Modelo de gestão de suprimentos de insumos produtivos indiretos baseado na engenharia integrada cliente-fornecedor Medição de desempenho da cadeia de suprimentos: um estudo de caso de uma empresa fornecedora do setor elétrico Aplicação de programação não-linear como ferramenta de auxílio à tomada de decisão na gestão de um clube de investimento Análise do Earned Value como ferramenta de controle de programas aeronáuticos: estudo de caso na Embraer Análise da melhoria da qualidade no nível operacional para empresas industriais manufatureiras 27
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