2ª SÉRIE O QUE É CULTURA?. SOCIOLOGIA Nesta aula, abordaremos o conceito de cultura no senso comum e os primórdios das reflexões culturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª SÉRIE O QUE É CULTURA?. SOCIOLOGIA Nesta aula, abordaremos o conceito de cultura no senso comum e os primórdios das reflexões culturais."— Transcrição da apresentação:

1 2ª SÉRIE O QUE É CULTURA?

2 SOCIOLOGIA Nesta aula, abordaremos o conceito de cultura no senso comum e os primórdios das reflexões culturais.

3 OBJETIVOS Discutir sobre o conceito de cultura no senso comum; Aprender sobre os primórdios das reflexões culturais.

4 O que vem na sua mente quando você pensa em cultura?

5 O senso comum, em geral, vê a cultura como um “pacote fechado” de conhecimentos, que todos deveriam ter e que é sempre o mesmo, independentemente do contexto histórico e social em que vive cada grupo ou cada sujeito.

6 DEFINIÇÕES DA PALAVRA CULTURA NO DICIONÁRIO 1- Ato, arte, modo de cultivar. 2- Lavoura. 3- Conjunto das operações necessárias para que a terra produza. 4- Vegetal cultivado. 5- Instrução, saber, estudo. 6- Apuro; perfeição; cuidado.

7 Mas antes, vamos lembrar: O QUE É CULTURA NA ANTROPOLOGIA? CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIA POLÍTICA SOCIOLOGIA ANTROPOLOGIA

8 Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

9 Na Ciência Política, quando utilizamos a expressão cultura política podemos estar nos referindo ao conjunto de atitudes, normas, crenças e valores políticos partilhados pela maioria dos membros de uma determinada sociedade ou nação.

10 O QUE É CULTURA NA ANTROPOLOGIA? Na Antropologia, entende-se por cultura o conjunto de práticas, saberes, valores e normas construídos nas interações sociais ocorridas em cada grupo humano em determinado tempo histórico.

11 Segundo a perspectiva antropológica contemporânea, não é possível estabelecer um parâmetro que indique a superioridade entre diferentes culturas. * Mas a cultura sempre foi entendida dessa maneira?

12 A reflexão sobre cultura antes da Antropologia científica (ela se desenvolveu plenamente a partir do século XX) era perpassada pela compreensão do “outro” a partir dos próprios valores (europeus/ ocidentais) de quem observava.

13 1º FASE DE REFLEXÃO SOBRE CULTURA ❖ Contexto: Colonialismo no século XVI. ❖ Características: Avanço europeu sobre as Américas, África, Ásia e Oceania. Viajantes, missionários e exploradores escreviam sobre os povos desconhecidos, conhecendo suas práticas para dominá-los; ❖ Visão: Etnocêntrica, pois julga as outras culturas a partir da perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence (neste contexto é também Eurocêntrica).

14 ANÁLISE DA IMAGEM Quais foram as percepções das culturas indígenas em relação às caravelas que estavam desembarcando? Quais foram as percepções dos portugueses em relação aos povos indígenas?

15 No século XVI, a cultura do “outro” era entendida a partir dos valores de quem observava;

16 Obra: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro O ponto de vista dos indígenas: “Os índios perceberam a chegada do europeu como um acontecimento espantoso, só assimilável em sua visão mítica do mundo. Seriam gente do seu deus sol, o criador – Maíra -, que vinha milagrosamente sobre as ondas do mar grosso. Não havia como interpretar seus desígnios, tanto podiam ser ferozes como pacíficos (...). Provavelmente seriam pessoas generosas, achavam os índios. Mesmo porque, no seu mundo, mais belo era dar do que receber”.

17 O ponto de vista dos europeus: Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena dos seus ganhos, em ouros e glórias (...) tudo lhes era concedido, sua ação de além do mar, por mais brutal que chegasse a ser, estava permitido pelo papa e pelo rei. Abre-se com esse encontro um tempo novo, em que nenhuma inocência abrandaria sequer a sanha com que os invasores se lançavam sobre o gentio, prontos a subjugá-los pela honra de Deus e pela Prosperidade cristã.”

18 QUEM É O AUTOR? Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos maiores cientistas sociais brasileiros. Sua obra é reconhecida no mundo inteiro, especialmente na América Latina. É conhecido por seu foco em relação aos indígenas e à educação no país.

19 Os trechos do livro O Povo Brasileiro destacaram as primeiras percepções dos índios sobre os portugueses, criaturas misteriosas, nunca vistas antes por eles; A visão dos portugueses sobre as terras brasileiras corresponde à exploração e espoliação de riquezas, subjugando os indígenas.

20 As reflexões sociológicas acerca do “Colonialismo” e suas relações com o conceito de “Cultura”, tendo em vista que tal sistema político visou ao domínio e à exploração das Américas e ensejou um tipo de conhecimento sobre as populações americanas, que baseadas no etnocentrismo que, legitimou a dominação europeia sobre as populações indígenas e africanas.

21 PERCEBEU COMO A REFLEXÃO SOBRE CULTURA OPERAVA NO CONTEXTO DA COLONIZAÇÃO? Nela, a compreensão do “outro” se dava a partir dos próprios valores de quem observava; Através das relações de poder, os portugueses julgavam a sua própria cultura como superior, e isso integrava a justificativa para a subjugação e dominação desses povos.

22 Vimos um pouquinho da noção de cultura para as ciências sociais, e principalmente para a Antropologia, área em que iremos nos aprofundar ao longo da 2° série. Ainda vamos estudar outras fases de análise da cultura e aspectos de nossa própria cultura.

23 REFERÊNCIAS MACHADO, Igor José Renó (et all). Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, 2015. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo: Cia das Letras, 1995. SILVA, Afrânio (et all). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2015


Carregar ppt "2ª SÉRIE O QUE É CULTURA?. SOCIOLOGIA Nesta aula, abordaremos o conceito de cultura no senso comum e os primórdios das reflexões culturais."
Anúncios Google