A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO
PETRÓLEO BRASILEIRO SA - PETROBRAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL (BSC) NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO

2 Missão “Atuar de forma segura e rentável nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando os interesses dos seus acionistas e contribuindo para o desenvolvimento do País” Visão 2010 A Petrobras será uma empresa de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e responsabilidade social

3 BALANCED SCORECARD - BSC
CUMPRINDO AS METAS Principais Desafios  implementar a estratégia  monitorar a implantação  fazer com que a estratégia seja o objetivo de todos na organização  consolidar a companhia com SFO (Strategic Focus Organization) BALANCED SCORECARD - BSC

4 BSC NA PETROBRAS Primeiros Estudos: 1998 Nova Estratégia: 1999
Plano Estratégico: Novo Modelo de Gestão e Organização – Áreas de Negócio e Unidades de Negócio: “Agenda de Mudança”: Projeto “Avaliação de Desempenho Empresarial (BSC)”

5 Objetivos a serem alcançados
Iniciativas Estratégicas BSC Objetivos a serem alcançados Indicadores Metas Iniciativas Estratégicas Planejamento Estratégico GAP

6 Processo em seis etapas para o desenvolvimento do Balanced Scorecard
PRINCIPAIS ETAPAS Processo em seis etapas para o desenvolvimento do Balanced Scorecard Passo 1 Passo 3 Passo 5 Classificação dos objetivos estratégicos nas perspectivas Eleger as perspectivas ou dimensões a serem utilizadas Selecionar Iniciativas prioritárias Passo 6 Passo 2 Passo 4 Plano de Implementação do desdobramento e execução Identificação dos objetivos estratégicos por Área de Negócio Identificar os Indicadores por objetivos estratégicos Aproximadamente 9 semanas

7 6 painéis corporativos: Corporativo, E&P, Abastecimento, Distribuição,
A IMPLANTAÇÃO  Contratação da Symnetics Business Transformation  Alcance do Projeto: Sistema Petrobras Etapa Duração (mês) Produtos I 5 6 painéis corporativos: Corporativo, E&P, Abastecimento, Distribuição, Gás e Energia, e Internacional II 12 80 painéis referentes às: Unidades de Negócio, Unidades Corporativas, Área Financeira e suas Unidades; Área de Serviço e suas Unidades

8 Processo de Contratação
OBJETIVO: Definir e desenvolver o processo de implementação da metodologia escolhida Licitação na Modalidade Convite Licitação tipo técnica e preço; Somente seriam classificadas tecnicamente as consultorias que obtivessem rendimento técnico acima de 80% da pontuação total. Empresas convidadas Price Watherhouse; Symnetics Business Transformation; KPMG Consulting; Arthur Andersen Empresa Vencedora Symnetics Business Transformation

9 IMPLEMENTANDO O BSC ± 700 participantes Direção: 20
Treinamento: empregados Equipes de Desenvolvimento: 177 (empregados e consultores) Workshop: Entrevistas: Direção: Diretores Gerentes, Gerentes Executivos, Gerentes Gerais, Gerentes: 1500 ± 700 participantes

10 OS NÚMEROS DO PROJETO Média Petrobras (por painel) 19 30 15
Relação Indicadores/Objetivos: 1,58

11 Objetivos Petrobras Indicadores Petrobras Financeira 13% Mercado 18%
Procesos Internos 48% Aprendizado 21% Financeira 14% Mercado 17% Procesos Internos 52% Aprendizado 18%

12 ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
PROBLEMA: Como garantir a integridade do desdobramento da estratégia? BSC Corporativo(1) BSC Áreas de Negócio (5) BSC de Unidades Corporativas, Área Financeira, Serviços e suas Unidades (22) BSC de Segmentos de Negócio (10) BSC Unidades de Negócio (48)

13 GERENCIANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO BSC
GARANTIA DE INTEGRIDADE - Gerenciamento Integrado  Petrobras e Symnetics (reuniões semanais) Coordenação e Participação em todos os workshops  Controle de qualidade do processo e dos produtos  Design Center (BSCOL)  Patrocínio e validação dos “números 1”

14 Integração dos objetivos
Desdobrados de todos os painéis Desdobrado para um grupo de painéis Desdobrado para um Painel Específico Alinhamento Vertical Alinhamento Horizontal

15 Fórum de Indicadores (metadados) ambiente para:
discussão; conceituação; validação; comunicação dos indicadores estratégicos da PETROBRAS.

16 Design Center

17

18


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google