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A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.

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Apresentação em tema: "A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN."— Transcrição da apresentação:

1 A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN

2 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Objetivos Aplicar os modelos e formalismos da Engenharia Semiótica no Design de Interfaces de Usuário Avaliar os benefícios para o processo e para o produto Integração com a UML (Linguagem de Modelagem Unificada)

3 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Estratégia Caso real de design – Interface de Usuário do ASK 2000 – Empresa: Delta Informática – Natal, RN Desenvolver uma nova versão aplicando modelos e formalismo Comparar duas versões através da aplicação de testes e questionários

4 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Propósito do ASK 2000 Apoio as atividades de Telemarketing Funcionalidade considerada na versão 2 – Cadastro de campanhas – Cadastro de questionários – Converter Banco de Dados – Distribuir clientes a operadores – Realizar pesquisa

5 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Fundamentação teórica: Engenharia Semiótica Interface é uma mensagem unidirecional e indireta de designers para usuários O processo de design precisa considerar esta característica de meta-comunicação Mensagem do designer Designer Usuário

6 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000

7 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Modelo de processo – 2/2 Análise do domínio – Descrição de Cenários – Análise de Usuários – Análise de Tarefas Design – Especificação do modelo conceitual – Especificação da mensagem do designer – Construção do protótipo Avaliação – Testes com usuários (questionário)

8 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Formalismos utilizados Análise de tarefas – GOMS – Goal, Operators, Methods and Selection Rules [Card, Moran & Newell, 83] Modelo conceitual – UML – Unified Modeling Language [Booch, Rumbaugh & Jacobson, 99] Diagrama de Casos de Uso (cenários) Diagramas de Classes Diagrama de Atividades Design abstrato da interface – LEMD – Linguagem de Especificação da Mensagem do Designer [J. Leite & C. Souza, 98]

9 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Exemplo de modelo de tarefas (GOMS) 5: Realizar pesquisa 5.1 definir clientes 5.1A: se (campanha for do tipo receptivo) então... 5.1A.4: escolher clientes 5.1A.5: selecionar a campanha que utilizará o banco de dados convertido 5.1B: se (campanha for do tipo ativo) então ver lista de clientes distribuídas 5.2: selecionar o cliente com o qual se deseja fazer a pesquisa 5.3: aplicar o questionário ao cliente 5.3.1: se (houver comentário para o operador) então (ler o comentário para ajudá-lo no desenvolvimento da pergunta) 5.3.2 ler as perguntas e anotar as respostas... 5.4: escolher próxima tarefa 5.4A: selecionar novo cliente 5.4B: finalizar

10 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Modelo conceitual usando diagrama de classes UML

11 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Especificação LEMD – 1/3 Task-Message Realizar Pesquisa for Goal Realizar Pesquisa Sequence { Select { Command-Message Definir Cliente de Campanha Receptivo Command-Message Definir Cliente de Campanha Ativo } Task-Message Aplicar Questionário }

12 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Especificação LEMD – 2/3 Task-Message Aplicar Questionário for Goal Aplicar questionário ao cliente Repeat { Sequence { Select Information-of Cliente Select { Activate Show Command-Message Responder Questionário Activate Discard Task-Message Aplicar Questionário }

13 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Especificação LEMD – 3/3 Command-Message Responder Questionário for Application-Function Realizar Pesquisa Repeat { View Information-of Pergunta Enter Information-of Resposta Select { Activate Show Responder Questionário Activate Discard Responder Questionário }

14 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Protótipo da versão 2 do ASK 2000 Definir cliente

15 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Responder questionário Protótipo da versão 2 do ASK 2000

16 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Conclusões A avaliação demonstrou que houve melhoria no produto – A tela principal comunicou melhor a funcionalidade do sistema – Algumas tarefas foram melhor realizadas com a versão 2 Mas não resolveu todos os problemas – A tarefa de “converter banco de dados” continuou difícil de ser realizada

17 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Melhorias no processo de design Os modelos propostos na abordagem da Engenharia Semiótica foram aplicados em casos reais Modelo de processo integrando diversos formalismos A LEMD preenche a lacuna entre o design conceitual e a implementação da interface de usuário A LEMD organiza e estrutura a interface A LEMD pode ser integrada com a UML

18 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Dificuldades Especificar o modelo conceitual do software – O software deve ser visto como um produto, uma máquina virtual – Esta perspectiva é fundamental para Engenharia Semiótica, para a aplicação do método e da LEMD Falta de fluência na LEMD Não é possível especificar tudo com a LEMD

19 IHC’2000 Jair C Leite & Salerno SilvaOutubro 2000 Novos trabalhos Relatar mais detalhadamente a avaliação realizada Ferramenta que integre os formalismos Extensão da LEMD para o design de software na Web


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