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PublicouLuan Eva Alterado mais de 10 anos atrás
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História do Design Gráfico introdução
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Design Gráfico e Comunicação Visual; origem / finalidade / conseqüências; Design Gráfico é a atividade que envolve fazer ou selecionar marcas e organizá-las sobre uma superfície de forma que produzam uma idéia. ( Richard Hollins, 1997)] Gráfico – produzido pelo ato de grafar/marcar/ Sinais – signos – significados e possibilidades. Imagem – resultado do processo comunicacional.
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introdução Palavra impressa X tipografia ( tipo / tamanho / peso / posição) Contexto – ex: I love New York / Cartaz MCB Tipos de “estrutura física” sobre as quais se organiza a informação. Funções do design gráfico: 1. identificação ( o que é/ de onde vem)- qualidade/origem; 2. informação e instrução ( relação entre as coisas – direção/ posição/ escala); 3. apresentação e promoção ( destaque/ divulgação)
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Exemplos
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introdução Sinalizar / Indicar Marcas proprietário / executor/ emissor Segundo Per Mollerup ( Marks of Excellence) – podemos encontrar marcas nas cerâmicas / nos símbolos heráldicos/ nas armas antigas. Motivo – necessidade ou desejo de ser socialmente identificado ( como indivíduo ou grupo): 1. identidade social – quem é ou quem diz ; 2. proprietário – quem possui 3. origem – quem fez
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introdução 1. HERÁLDICA 2. MONOGRAMAS 3. BRANDING ( marcas a ferro) 4. MARCAS de Orelhas / Tatuagens 5. MARCAS de Fazendas 6. MARCAS em Cerâmicas 7. MARCAS em Pedras 8. MARCAS em Metal 9. MARCAS impressas 10. MARCAS d´água 11. MARCAS em mobiliário
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heráldica Séc XII – Cruzadas (1096- 1270) Marcas na indumentária,nos escudos e bandeiras. Contato com a cultura Oriental ( luta na Palestina)- influência Linhas de divisão interna dos escudos; Linhas de moldura; Cores Metais Marcas de sequência http://www.amazonline.com.br/heraldica/heraldica.ht m http://www.amazonline.com.br/heraldica/heraldica.ht m
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monogramas Na língua grega, monograma significa “linha única”= algo escrito ou desenhado em destaque. Substituía a assinatura dos iletrados; Corresponde às iniciais do nome. Deve ser reconhecido mais do que lido.
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branding Presente nos animais domésticos Egípcios ( desde 3000 ac); Nos EUA, estas marcas são registradas em livros do estado. Podem ser feitas de números, letras e figuras, ou uma combinação destes. Podem substituir o nome do lugar de origem, ou servir de apelido para o proprietário.
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marcas de orelha e de fazenda Podem ser reforços das marcas na pele, quando estas ficam irreconhecíveis. No caso das marcas de fazenda, servem para identificar pertences ou limites. Nos casos alemães, identificam-se com alfabeto rúnico ou marcas de pedra.
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marcas em cerâmica/ marcas em metal Podem ser encontradas em produtos ( vasos cerâmicos gregos), ou materiais ( tijolos); No caso dos metais podem indicar a composição do metal, o lugar onde foi cunhado,a data ou mesmo a identificação do responsável pelo serviço.
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marcas impressas, marcas d’água, marcas em pedras Logo após a invenção da arte da impressão por Gutemberg ( metade do sec XV). Inicialmente cortadas em madeira ou metal e impressas no papel. As marcas d’água só foram possíveis de obter com papéis melhores ( qualidade e dimensão)
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marcas no mobiliário Entre 1751 e 1791 – quando as corporações são extintas e tem início a era do mobiliário assinado. Às vezes eram rótulos impressos pouco reconhecidos como marcas.
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