Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBrian Casal Alterado mais de 10 anos atrás
1
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI FEDERAL 8078/90
2
O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E OS DEMAIS RAMOS DO DIREITO
A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO EM NOSSO DIA A DIA. O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
3
FORNECEDOR (DE BENS OU SERVIÇOS)
RELAÇÕES DE CONSUMO CONSUMIDOR (PF ou PJ) X FORNECEDOR (DE BENS OU SERVIÇOS)
4
CONSUMIDORES POR EQUIPARAÇÃO
COLETIVOS VITIMAS DE ACIDENTES EXPOSTAS À PRATICAS COMERCIAIS
5
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
CONSTITUIÇÃO C. CIVIL C. P. C. C. PENAL ADM. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
6
PRINCÍPIOS CONTIDOS NO CDC
1º. VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR 2º. HARMONIA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO 3º. PROTEÇÃO A VIDA, A SAÚDE E A SEGURANÇA
7
4º. TRANSPARÊNCIA 5º. BOA FÉ OBJETIVA 6º. PREVENÇÃO E REPARAÇÃO DE DANOS 7º. EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO 8º. ACESSO JUSTIÇA
8
9º. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA
10º. ADEQUADA E EFICAZ PROTEÇÃO DE SERVIÇOS 11º. PROIBIÇÃO DE PRÁTICAS ABUSIVAS 12º. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA
9
RESP. CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO COMPROVAÇÃO
DANO FATO NEXO DE CAUSALIDADE
10
RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO FORNECEDOR
É INERENTE A PRÓPRIA ATIVIDADE DO FORNECEDOR CUSTO Jjjjjjjjj LUCRO RISCO
11
DIFERENÇA ENTRE CULPA E DOLO
SITUAÇÃO DO FORNECEDOR UMA VEZ IDENTIFICADA SUA AÇÃO CULPOSA OU DOLOSA DIFERENÇA ENTRE FATO E VÍCIO FATO ou DEFEITO = VÍCIO + DANO
12
RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA E OBJETIVA NA CADEIA PRODUTIVA
FORNECEDOR (A) FORNECEDOR (B) FORNECEDOR (C) FABRICANTE COMERCIANTE CONSUMIDOR
13
EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE
CULPA EXCLUSIVA DO CONSUMIDOR CULPA EXCLUSIVA DE TERCEIROS DEFEITO INEXISTENTE PRODUTO NÃO COLOCADO NO MERCADO
14
REPARAÇÃO AO CONSUMIDOR - PRAZOS
VÍCIO DE QUALIDADE: 30 DIAS NÃO CUMPRIMENTO: . DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO . SUBSTITUIÇÃO DO BEM . ABATIMENTO PROPORCIONAL
15
VÍCIO DE QUANTIDADE . PEDIR COMPLEMENTAÇÃO . DESFAZER O NEGÓCIO . ABATIMENTO DO VALOR PAGO
16
VÍCIO DE SERVIÇO . REEXECUÇÃO . DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO . ABATIMENTO
17
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
DECADÊNCIA: DIREITO NÃO EXERCIDO . BENS NÃO DURÁVEIS: 30 DIAS . BENS DURÁVEIS: 90 DIAS PRESCRIÇÃO: PERDA DA PRETENSÃO DO DIREITO DE AÇÃO . PRAZO: 5 ANOS
18
OFERTA E PUBLICIDADE (VINCULAÇÃO)
ANÚNCIOS EM VITRINE OU INTERIOR DO ESTABELECIMENTO PANFLETOS DE CONTRUTORA FOTOS
19
INTERPRETAÇÃO CONTRATUAL
COBRANÇA DE DÍVIDAS EXPOSIÇÃO DO DEVEDOR COBRANÇA INDEVIDA ARREPENDIMENTO LOCAL DA COMPRA PRAZO: 7 DIAS INTERPRETAÇÃO CONTRATUAL
20
RANKING PROCON-SP RECLAMAÇÕES NA MÍDIA RECALL
21
MUITO OBRIGADO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.