A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Administração
AS EMPRESAS Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Administração

2 Introdução As empresas apresentam uma enorme diversidade e uma incrível complexidade Diferentes tamanhos e estruturas Diferentes tecnologias Bens e serviços dos mais variados tipos Vendidos e distribuídos de maneira diferente Diversos tipos de mercado Operam em diferentes ambientes Modificam-se no tempo e espaço Estratégias e comportamentos diferentes Resultados diferentes

3 Empresas como organizações
A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações Organização é o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades humanas

4 Empresas como organizações
Conjugação de esforços para atingir objetivos que sozinho não teria condições de atingir Existem três razões que explicam a existência das organizações: Razões sociais (relacionamento como outras pessoas) Razões materiais (aumento de habilidade, compressão do tempo e acumulação de conhecimento) Efeito sinergético (2+2 = 5)

5 Empresas como organizações
Na medida em que uma organização é bem sucedida, atinge seus objetivos, ela tende a ampliá-los Objetivos organizacionais: estão geralmente colocados fora das organizações, no ambiente em que estão inseridas (sociedade envolve e condiciona o seu comportamento)

6 Empresas como organizações
Um dos principais objetivos organizacionais: produzir algo necessário para a sociedade Sociedade aceita o que é produzido porque tem necessidade a serem satisfeitas Organizações “são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos”.

7 Empresas como organizações
Um dos principais objetivos organizacionais: produzir algo necessário para a sociedade Sociedade aceita o que é produzido porque tem necessidade a serem satisfeitas Organizações “são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos”.

8 Empresas como organizações
Organização: organismo social vivo e sujeito a mudanças Organizações podem perseguir objetivos lucrativos ou não lucrativos Empresa: é todo o empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não humanos no sentido de alcançar objetivos de auto-sustentação e de lucratividade pela produção e comercialização de bens ou de serviços

9 Características das empresas
Produzem bens e serviços Empregam pessoas Utilizam tecnologias Requerem recursos Necessitam de administração

10 Características das empresas
O que faz as empresas serem diferentes das demais organizações: São orientadas para o lucro Assumem riscos (envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços). São dirigidas por uma filosofia de negócio (mercados, custos, preços, concorrência, governo, etc) São avaliadas sob um ponto de vista contábil Devem ser reconhecidas como negócios pelas demais organizações e pelas agências governamentais Constituem propriedade privada

11 As empresas como sistemas abertos

12 As empresas como sistemas abertos

13 Missão Organização Toda organização foi criada para atender a alguma finalidade: oferecer um produto ou um serviço à sociedade A missão representa essa finalidade ou incumbência A missão significa a própria razão de ser e de existir da organização e qual é o seu papel na sociedade

14 Missão Organização Missão não é definitiva e nem estática
Sofre mudança ao longo da existência da organização Envolve os objetivos essenciais do negócio Cada organização tem sua missão específica e da qual decorrem os seus objetivos organizacionais principais

15 Visão Organizacional Visão serve para mirar o futuro que se deseja alcançar É a imagem que a organização define a respeito de seu futuro, ou seja, do que ela pretende ser Muitas empresas colocam a visão como projeto do que elas gostariam de ser dentro de um determinado período de tempo (algo ao redor de 5 anos)

16 Visão Organizacional Desta maneira, visão organizacional indica quais os objetivos a serem alcançados para orientar os seus membros quanto ao futuro que a organização pretende transformar a realidade O conceito de visão remete necessariamente ao conceito de objetivos organizacionais

17 Missão Organização SIEMENS
“Por meio de nossa rede global de inovação e forte presença local, reunimos e desenvolvemos competências e conhecimento, dentro de uma organização de alta performance, objetivando gerar o mais elevado nível de valor agregado para nossos clientes, colaboradores, acionistas e sociedade ”

18 Visão Organização SIEMENS “Siemens – a pioneira em
eficiência energética produtividade industrial acessibilidade e personalização dos cuidados com a saúde soluções inteligentes de infraestrutura”

19 Missão Organização SCHNEIDER ELECTRIC
“A missão da Schneider Electric é ajudar as pessoas a fazerem o máximo de sua energia, tornando-a segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável para gerar negócios lucrativos aos nossos clientes”

20 Visão Organização SCHNEIDER ELECTRIC
“Um mundo onde possamos realizar mais, enquanto utilizamos menos dos recursos de nosso planeta”

21 Missão Organização MICROSOFT
“Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial”

22 Visão Organização MICROSOFT
“Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”

23 Visão Organização SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA (ALBERT EINSTEIN) “Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social”

24 Missão Organização SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA BRASILEIRA (ALBERT EINSTEIN) “Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira”

25 Missão Organização FUMEP
“É promover a educação, a produção e a disseminação do saber, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, com a democracia e com  cidadania, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercer, em sua plenitude, as atividades profissionais e de relacionamento social ”

26 Visão Organização FUMEP
“A instituição de cursos de pós-graduação, especialização, aperfeiçoamento e extensão universitária. Visa também à intensificação de intercâmbios com universidades e outras entidades culturais, científicas e empresariais, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras”

27 Os objetivos das empresas
Um objetivo da empresa é uma situação desejada que ela pretende alcançar São importantes porque as organizações existem para uma finalidade definida e estabelecida por ela São alvos ou fins que o administrador deseja atingir Devem ser específicos, desafiadores e realísticos Devem ser expressos de forma quantitativa e associados a um horizonte de tempo Deve ser aceitável para os administradores e funcionários

28 Os objetivos das empresas
Objetivos estratégicos São afirmações amplas que descrevem onde as organizações desejam estar no futuro Abrangem a organização como um todo Também chamado de objetivos gerais, alvos finais ou resultados finais Definem as etapas de ação pelas quais a organização pretende atingir os objetivos estratégicos

29 Os objetivos das empresas
Objetivos estratégicos Segundo Peter Drucker, devem estar direcionados para oito áreas diferentes Permanência no mercado Inovação Produtividade Recursos financeiros e materiais Lucratividade Desenvolvimento e desempenho administrativo Atitude dos funcionários Responsabilidade pública

30 Os objetivos das empresas
Objetivos táticos Também chamados de metas Definem os resultados que a maioria dos departamentos ou unidades de negócio da organização pretende alcançar Referem-se à administração média (gerência) Descrevem o que as principais subunidades devem fazer para que a organização alcance seus objetivos globais Auxiliam a execução dos principais planos estratégicos e realizar uma parte específica da estratégia da empresa

31 Os objetivos das empresas
Objetivos operacionais Definem resultados específicos dos setores, grupos de trabalho e indivíduos São desenvolvidos nos níveis mais baixos da organização, para especificar as etapas de ação em relação aos objetivos operacionais a ser alcançados e para apoiar o planos táticos

32 EXERCÍCIO A Birosca Automação Industrial é uma empresa integradora de sistemas, dedicada ao fornecimento de produtos para Automação Industrial, Controle de Processos e desenvolvimento de software. Fornece serviços e soluções para segmentos industriais diversificados, desde os mais simples, até os mais complexos. A Birosca Automação Industrial conta, em seus projetos, com a excelência técnica de sua equipe e recursos, fornecendo sistemas seguros, com qualidade e baixo custo. A característica mais marcante da empresa é a sua alta capacidade de identificar as necessidades dos clientes e de seus processos industriais. A Birosca Automação Industrial possui uma estrutura ágil e flexível, capaz de oferecer soluções rápidas, criativas e de baixo custo para diversos segmentos industriais. Entretanto, a busca por novas tecnologias não é fácil. Envolve uma completa atualização das tendências de mercado, treinamento de pessoal, análise custo-benefício vista sob o foco do cliente e, finalmente, auto crítica.

33 EXERCÍCIO Com base no texto anterior, defina a Missão, a Visão e os Objetivos Estratégicos da empresa Birosca Automação Industrial

34 Bibliografia Administração: Teoria, Processos e Prática. Idalberto Chiavenato. Ed. Makron Books. 3a Edição Introdução à Administração. Anna Maris Pereira

35 OBRIGADO !!!!


Carregar ppt "Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google