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Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio:

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1 Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio:
Onde ir, como ir rapidamente; O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos; Pensar Grande, Começar Pequeno e Crescer Rápido;

2 Idéias e Oportunidades
Porque a oportunidade existe e porque o empreendedor e sua equipe têm condições de aproveitá-la; Como o empreendedor (e equipe) pretende agarrá-la; Instrumento de negociação interna e externa, para administrar a interdependência; É mais um processo do que um produto; Não é o negócio; Não é imutável; O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos;

3 Idéias e Oportunidades
Idéias não são necessariamente oportunidades; A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor; Características da oportunidade: Atraente; Durável; Tem uma hora certa e; É ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador; É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la; Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde; Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos;

4 Idéias e Oportunidades
FONTE DAS IDÉIAS Pesquisa universitária Olhar nas ruas Idéias que deram certo em outros lugares Experiência enquanto consumidores Experiência no emprego Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades pessoais Franquias

5 Plano de Negócios – Parte I
O Negócio (ver perguntas norteadoras, a seguir, para responder e elaborar o texto deste primeiro item) Identificação do Negócio Definição do Negócio Missão Equipe Motivação e Oportunidade Produtos e Serviços Tecnologia e Processos Benefícios e Vantagens Competitivas Preço

6 Plano de Negócios – Parte II
Análise do Mercado Setor Clientela Fornecedores Concorrentes Plano de Marketing Propaganda Pontos Previsão de Vendas Plano Financeiro Investimentos Custos com Pessoal (Administração e Produção) Depreciação e Seguros Prestadores de Serviços Despesas Administrativas Produtos/Serviços/Insumos Faturamento Impostos Origem e Aplicação Projeção de Resultados Projeção do Fluxo de Caixa Vendas Demonstrativos

7 Identificação do Negócio (elaborar um texto que responda estas perguntas)
Aqui você precisará escolher a identidade do seu negócio, quem o formará, como ele será. Faça um texto com base nas perguntas abaixo: - Como se chamará a empresa? - Qual será sua localização? - Qual será o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrições estaduais e municipais da empresa, se existirem? - Sobre o dono do negócio: qual é o seu nome, idade, estado civil, profissão, endereço para correspondência, telefone, ? - Quais os parceiros e sócios do negócio? Explique quanto cada um terá na sociedade, quem serão os diretores e quem assinará documentos e contratos em nome da empresa. - O negócio pode ser classificado como micro, pequena ou média empresa? Será feita a constituição jurídica do negócio ou será um negócio "informal“? Será uma empresa individual, sociedade limitada, sociedade anônima, cooperativa, etc.?

8 Definição do Negócio (elaborar um texto que responda estas perguntas)
Descreva o seu negócio, deixando bem claro sua finalidade e seus objetivos. Qual é o negócio? Qual é o seu objetivo? Ou melhor, para quê ele está sendo criado? Quais são os produtos/serviços oferecidos? Como o negócio será montado? Qual o local escolhido? Como será o setor de produção/prestação de serviço? Se o seu negócio já existia, conte um pouco sobre a sua história: quais foram os momentos mais difíceis? O que foi feito para superar estes momentos? Quais foram as conquistas e vitórias mais importantes? Que mudanças aconteceram ao longo do tempo? Fale também sobre a venda dos produtos que você já tem: como é a venda desses produtos? Eles são reconhecidos pelo cliente? Faça um texto resumido e claro, baseado nas perguntas acima. Este tópico é fundamental para que o leitor entenda o que é o negócio e sinta que ele está bem planejado. Por isso, não aumente nem diminua suas vantagens. A dica é utilizar bom senso e ser realista. Isso mostrará que você está preparado e com os pés no chão“ para montar o empreendimento.

9 Equipe (elaborar um texto que responda estas perguntas)
Fale rapidamente sobre os sócios e sobre os principais funcionários. Qual é a formação, quais são os conhecimentos e as experiências de cada um? Quais serão suas tarefas quando o negócio começar a funcionar? Para investidores e financiadores, um negócio liderado por pessoas sem experiência e sem capacidade não é um bom negócio. Por isso, mostre o contrário: que você e sua equipe são capazes e têm garra para alcançar o sucesso!

10 Motivação e Oportunidade (elaborar um texto que responda estas perguntas)
Um empreendedor motivado e uma boa oportunidade são fatores decisivos para o sucesso de um negócio. Com certeza, quem estiver avaliando seu plano de negócios estará "de olho" nesses itens. De onde vem sua motivação? Por que você escolheu trabalhar por conta própria? Essa decisão veio de um sonho, de um desejo pessoal? O negócio tem a ver com o que você gosta de fazer, com suas habilidades e seu conhecimento? Você e sua equipe estão motivados o suficiente para enfrentar os desafios e dificuldades que virão? Por que o negócio é um boa oportunidade? Ele traz alguma inovação, alguma vantagem ao cliente? Os produtos da concorrência estão deixando a desejar? Existe uma público não atendido por produtos/serviços como o seu? Seja realista. Fale resumidamente sobre sua motivação e sobre a oportunidade que o negócio representa. Mostre que ele tem grandes chances de dar lucro e que você e sua equipe estão determinados a vencer.

11 Produtos e Serviços (elaborar um texto que responda estas perguntas)
Como é o seu produto/serviço? Para quê ele serve? Como será o produto fisicamente (cor, tamanho, gosto, cheiro, formato, ...)? Isso ajudará a vendê-lo? Como você quer que ele seja visto pelos clientes? Enfim, descreva neste tópico as principais características do produto ou serviço que você irá oferecer. Nos próximos tópicos você informará sobre: Tecnologia e Processos Benefícios e vantagens competitivas Preços

12 Tecnologia e Processos
Aqui você deve falar sobre o processo de fabricação do seu produto ou serviço e sobre a tecnologia utilizada. Baseie-se nas seguintes perguntas: Como o produto será fabricado? Que etapas o envolvem desde a compra de matéria-prima até a venda? No caso de uma empresa de serviços, como o serviço será prestado, passo-a-passo? No caso de comércio, como as mercadorias serão compradas, armazenadas e revendidas? Quem serão os fornecedores (de matérias-primas, insumos, produtos)? Como será feita a distribuição? Como será a mão-de-obra empregada em cada uma das etapas que você descreveu? O produto, ou sua fabricação, utiliza alguma tecnologia especial? Ela foi criada por vocês ou é comprada de outra empresa?

13 Benefícios e Vantagens Competitivas
Vantagem competitiva é aquilo que o seu produto tem que os produtos dos concorrentes não têm. É o que faz ele ser único no mercado. Pense: por que o cliente escolherá o seu produto, e não o do concorrente? Que benefícios ele trará ao consumidor? Quais as suas principais vantagens e características?

14 Preço O preço é uma importante arma do empreendedor para aumentar suas vendas. Faça uma análise dos gastos com a produção, pesquise QUANTO as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto/serviço, veja qual é o preço da concorrência. Só depois dê um preço ao seu produto/serviço. Qual será o preço de venda de seu produto ou serviço? Você sabe se os clientes estão dispostos a pagar por este preço? Haverá alguma vantagem sobre os preços da concorrência? Haverá promoções? No futuro você mudará o preço?


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