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Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.

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1 Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional. •Diretriz de orientação da A.I. Programa de Avaliação Institutional das Universidades Brasileiras – PAIUB •Produção do Plano de Diretrizes de Avaliação Institucional da UNIDAVI.  Quatro Grandes etapas:  Avaliação do Ensino de Graduação, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (alunos, professores-funcionarios)  Avaliação da Gerência Administrativa.  Avaliação da Pesquisa, da extensão e da pós –graduação.  Avaliação da Comunidade Externa Obs.: para cada etapa foram desenvolvidos insturmentos específicos de acordo com os objetivos da avaliação.

2 Novos tempos para a avaliação das Instituicões de Ensino Superior – IES. •Extinto o sistema de avaliação - PAIUB •SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, criado pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, da novas diretrizes para a A.I.  Três componentes principais da Avaliação:  Avaliação das Instituições  Avaliação dos Cursos  Avaliação do Desempenho dos Estudantes

3 O Sinaes avalia o entorno desses três eixos: O ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão das instituições, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

4 Componentes da Avaliação Institucional  Auto-avaliacao: Coordenada pela Comissao Propria de Avaliacao – CPA, orientada pelas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliacao da Educação Superior - CONAES.  Avaliação Externa: Realizada por comissões designadas pelo Inep.

5 Avaliação das Insituticões de Educacão Superior – IES A UNIDAVI desenvolve o processo de com a seguinte visão (Auto-avaliação): A.I. – Avaliação Institucional (Pesquisa) CPA - Comissão Própria de Avaliação (Auditoria)

6 Conceitos básicos •O sistema de Avaliação Institucional apresentado pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, apresenta, pelas características da sua estrutura, o modelo de gestão o sistema de Gestão da Qualidade.  O foco está na qualidade entendendo assim: •Qualidade: cumprimento dos requisitos estabelecidos na missão e políticas institucionais. •Problema: Resultado insatisfeito (não conformidade com missão e políticas institucionais) Desenvolvimento dos trabalhos: Pró-reitorias, órgãos executivos da Reitoria, com apoio da Avaliação Institucional, propõe a seguinte sistemática para dar sequência aos resultados apresentados pelos relatórios A.I.

7 Avaliação Institucional Exploração Proposta de pesquisa Descobrir o Problema. Definir a questão de pesquisa. Refinar a questão de pesquisa.

8 Coleta de dados e preparação Análise e interpretação de dados Relatório de Pesquisa Planejamento da pesquisa Decisão administrativa Abrangência da Avaliação Institucional

9 Escolha, pelas lideranças executivas, das questões prioritárias para validação. Validação dos resultados das avaliações relativas às questões selecionadas anteriormente pelos líderes de turma e a inclusão de outras questões. 1º passo 2º passo Coordenadores, por áreas de conhecimento, escolhem as questões prioritárias e encaminham ao líder da unidade. Os líderes das turmas, líder da unidade e representante da Avaliação Institucional. Especificando as questões prioritárias do curso de sua coordenação por e-mail até xx/xx com base no relatório de avaliação 1-201x. Grupos de discussão para validação dos resultados.

10 Grupos de trabalhos, GT - aprofundamento das questões e apresentação de ações para a solução dos problemas. 3º passo Integração das ações Elaboração do plano de ações conjunto. 4º passo Lideres de turmas com um grupo de alunos da turma, formadores de opinião – GT máximo 8 participantes. Um representante de cada unidade da reitoria, um da Avaliação Institucional. Apreciação e aprovação do Plano de Ações. 5º passo Reitoria. Pré-teste com alternativa: Grupo de focus. Ordenar as ações visando a maior racionalidade do plano.

11 Publicação do Cronograma. 6º passo Divulgação junto à Comunidade Acadêmica. 7º passo Acompanhamento dos Resultados. 8º passo Representantes das unidades da Reitoria. Coordenadores orientados pela NComM. Comissão Própria de Avaliação – CPA. Utilizando meios e locais pré-definidos pela Reitoria.

12 Comissão Própria de Avaliação - CPA •CPA - Verifica o cumprimento das metas estabelecidas pelos órgãos Executivos no planejamento da UNIDAVI. •As metas são estabelecidos a partir dos objetivos traçados para cumprir os requisitos definidos com base nos resultados da analise dos indicadores da A. I. •Os requisitos são enquadrados em 10 dimensões que visam dar sustentabilidade a qualidade das IES no Brasil, alinhados com a metodologia do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. •A atividade da CPA - Notifica o reitor das áreas que não atendem aos requisitos, prevenindo dificuldades com as Avaliações Externas.

13 Avaliação Institucional •Discute métodos de avaliação capazes de desenvolver a autonomia da Instituição, pela participação de todos os segmentos que nela atuam; •Favorece a autocrítica pela interpretação dos problemas e a recomendação de medidas a serem tomadas para o aprimoramento institucional. (Stake) (Dois objetivos) a) permitir a análise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional; b) privilegiar a auto-avaliação como prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

14 Dimensões •Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. •Dimensão 2: Políticas para o Ensino a Pequisa e a Extensão. •Dimensão 2.1: Políticas para o Ensino de Graduação e Sequenciais. •Dimensão 2.2: Políticas para o Pesquisa. •Dimensão 2.3: Políticas para a Extensão. •Dimensão 2.4: Políticas para a Pós-graduação. •Dimensão 3: Responsabilidade Social. •Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade. •Dimensão 5: Políticas de Pessoal (Carreira – aperfeiçoamento desenvolvimento). •Dimensão 6: Organização da Gestão da IES (Colegiados – Processo decisório). •Dimensão 7: Infraestrutura Física. •Dimensão 8: Planejamento e Avaliação (processos, resultados e eficácia da Auto avaliação Institucional). •Dimensão 9: Políticas de atendimento a Estudantes e Egressos. •Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira.


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