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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Gestão com Pessoas 2013
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No grupo há interação entre as pessoas.
VIVEMOS EM GRUPOS Por uma razão (objetivo) comum; Por normas e valores; Formando uma estrutura organizacional; No grupo há interação entre as pessoas.
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As interações no grupo dependem :
Da relação intrapessoal; Da relação intrapessoal;
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Você já foi informado sobre a atmosfera psicológica que você cria no trabalho, em casa, com os amigos?
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IMAGEM x IDENTIDADE COMO EU ME VEJO
COMO EU PENSO QUE OS OUTROS ME VÊEM COMO OS OUTROS ME VÊEM
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Quem sou? Objetivo do exercício: favorecer a reflexão sobre si mesmo e melhorar o auto conhecimento.
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Primeira impressão A história de Milza e Dirce:
Apresentaram-se duas moças para o cargo de secretária. Sobre a primeira – Milza – dizia-se o seguinte: “É afetuosa, inteligente, responsável, tem auto confiança e um ar de refinamento.” Sobre a segunda – Dirce – dizia-se o seguinte: “É agressiva, impulsiva, dominante e tem ares de autoritária.” QUAL VOCÊ CONTRATARIA? POR QUÊ?
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O CONHECIMENTO DO OUTRO
PERCEPÇÃO Processo pelo qual recebemos, organizamos e interpretamos informações do ambiente. Através dela julgamos, conceituamos e qualificamos nós mesmos e os outros.
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VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR UM TRIÂNGULO?
ESTEREÓTIPOS VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR UM TRIÂNGULO?
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VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR UM TRIÂNGULO?
ESTEREÓTIPOS VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR UM TRIÂNGULO?
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ESTEREÓTIPOS São formados a partir de nossos valores e crenças aprendidos na infância, na cultura em que estamos inseridos e são reforçados por nossas vivências. Eles moldam nossa forma de ver as coisas e podem levar-nos ao preconceito.
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O CONHECIMENTO DO OUTRO
Observar: sentimentos, ações, atitudes , dar oportunidade para ele expor seus pensamentos e sentimentos. OUVIR MAIS, SEM EMITIR JULGAMENTOS PRECIPITADOS ENTENDER O CONTEXTO DO COMPORTAMENTO APRENDER A PERCEBER O TODO Exercício de percepção
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Facilita o diálogo entre as partes para a resolução do conflito.
DESENVOLVER A EMPATIA Colocar-se no lugar do outro para entender os motivos que o levaram a agir de determinada maneira. Facilita o diálogo entre as partes para a resolução do conflito.
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“O QUE VOCÊ PARECE PARA MIM”
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habilidade para dar e receber feedback
Aplicável – comportamentos que possam ser modificados; Neutro – é descritivo e não avaliativo; Oportuno – Saber o momento em que deve ser dado; Solicitado e não imposto; Claro; Direto – deve ser dado pessoalmente e não através de terceiros; Específico – não genérico. Detalhar os fatos. Comprovado – solicitar que o outro repita como compreendeu o que dissemos. É UMA FORMA DE OFERECER AJUDA PARA CORRIGIR COMPORTAMENTOS.
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TRABALHO EM EQUIPE
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DInÂMICA DE GRUPO: PROBLEMAS
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Sugestões de leitura: POWEL, John. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? Editora Crescer. DYER, Wiane W. Seus pontos fracos. Editora Record. HARRIS, T. Eu estou Ok. Você está Ok? Editora Arte Nova SANAGIOTTO, Pe. Alir. Quanto pior for a pessoa com quem você vive, melhor para você. Editora Sanábria BRINKMAN, Rick. KIRSCHENER, Rick. Aprendendo a lidar com pessoas difíceis. Editora Sextante.
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