A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doçaria Nacional - Os mais conhecidos -.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doçaria Nacional - Os mais conhecidos -."— Transcrição da apresentação:

1 Doçaria Nacional - Os mais conhecidos -

2 Portugal e a sua doçaria
Para um país tão pequeno, Portugal conta com uma grande variedade de delícias gastronómicas. Regiões como o Alentejo, o Norte, o Sul e o Centro são marcadamente diferentes nos seus pratos típicos, e não só!

3 Aveiro Os ovos moles de Aveiro
Os ovos moles, doce de inigualável qualidade que, em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional, ou com revestimento de hóstia imitando formas marinhas, tornaram-se o símbolo de Aveiro por excelência. Aqui ficam alguns dos doces regionais, bem como uma lista dos restaurantes recomendados pela Confraria Gastronómica de S. Gonçalo. Doçaria Aveirense Barricas Bolo de 24 horas Broinhas de Pão-de-Ló Cucharrinhas Esquecidos Ovos Moles Pastéis Folhados com Recheio de Ovos Raivas  

4 Vila Real Pertence à divisão tradicionalmente designada “Trás-os-Montes”; cidade portuguesa, capital de distrito. No seu campo da pastelaria, o destaque vai para: - Os pastéis de toucinho ou cristas de galo; - Os pastéis de Santa Clara, conventuais; - As tigelinhas de laranja; - Os pitos de Santa Luzia; - Os cavacórios e bexigas; - Os santórios. Destaca-se também para uma especialidade de confeitaria: as ganchas. Estes são então os principais industriais de pastelaria e salgados tradicionais, para além de alguns produtores particulares com grande fama local.

5 Guarda Pertencente à região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, é chamada a cidade dos cinco F's - Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Guarda, é conhecida nacionalmente por alguns dos seus doces: - Arroz-doce de Cesto; Castanhas de Chocolate; Castanhas em Rum; Creme Caseiro; Leite Creme; Papas de Milho; Pudim de Pão; Tigelada de Oliveira do Hospital.

6 Braga O distrito de Braga situa-se na Região Norte e sub-região do
Cávado, sendo esta cidade uma das mais antigas Portuguesas. Braga, é nacionalmente conhecido por: - O pudim Abade de Priscos; - O toucinho do céu; - As vieiras; - O bolo rei; - As viúvas do antigo Convento dos Remédios; - Os doces de romaria; - Os fidalguinhos de Braga (biscoito seco para acompanhar o chá);

7 Porto O Porto é uma cidade que se encontra geograficamente inserida na Região Norte, mais concretamente na província de Douro Litoral. É usual designar por Grande Porto ao conjunto de cidades "pegadas" ao Porto, uma vez que a densidade e proximidade das cidades vizinhas cria uma única conurbação. À doçaria portuense pertencem: A aletria; Os beijinhos de freira; O bolo ensopado; As cavacas; O leite de creme; O maçapão; O pudim de pão; As rabanadas à moda do Minho; A sopa dourada.

8 Viseu A cidade de Viseu tem uma posição quase central em relação ao Distrito e ao Município localizando-se no designado " Planalto de Viseu ". É  envolvida por um sistema montanhoso constituído a norte pelas Serras de Leomil, Montemuro e Lapa, a noroeste a Serra do Arado, a sul e sudoeste as Serras da Estrela e Lousã, e a oeste a Serra que mais directamente influencia esta área, a do Caramulo. Na sua doçaria há destaque para: Os doces de ovos-castanhas e ouriços; A lampreia de ovos; O pão-de-ló; As fritas várias; Os viriatos; O doce de abóbora menina; A aletria. 

9 Viana do Castelo Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e sub-região do Minho-Lima. Doçaria de Viana: Rabanadas, Cavacas de Viana, Sidónios Torta de Viana, Meias-luas, E os doces à base de doce de ovos como os manjericos e barquilhos, entre outras variações, são obrigatórios para os mais gulosos.

10 Portalegre Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Portalegre, situada na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. Portalegre é conhecido por alguns doces, tais como: Toucinho do céu; Rebuçados de ovos; Manjar branco; Lampreia de Portalegre; Queijo dourado; Miniaturas de amêndoa; Amêndoas de Portalegre; Bolo Finto; Boleimas.

11 Bragança Bragança é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, Destacam-se na doçaria de Bragança: Os folares da Páscoa; Os ovos doces, consumidos com pão; O bolo de mel; As rosquilhas; As súplicas. Estas últimas, possuem a particularidade de serem confeccionadas à base de apenas três ingredientes: Açúcar, farinha e ovos.

12 Castelo Branco Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro e sub-região da Beira Interior Sul. Na sua doçaria destacam-se: • Papas de Carolo • Arroz Doce • Tigeladas • Broas de Mel • Biscoitos de azeite • Bolo de festa • Borrachões • Pão-de-Ló • Bola de Páscoa • Filhós fritas e Filhós fintas • Minutos (S. Vicente da Beira) • Bicas • Cavacas • Fascias ou Xurrilhos (Monforte da Beira) • Papas de milho e Cavacões (Benquerenças).

13 Setúbal Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal,. Situa-se na foz do rio Sado. O feriado municipal é no dia 15 de Setembro. Os doces tradicionais são um insistente chamariz, que em Azeitão, exibem uma montra de tentações que vão desde as tortas às queijadas e “esses de Azeitão” (biscoitos com a forma da letra “S”, feitos de farinha, açúcar, margarina, ovos e canela). Em Setúbal, temos os barquilhos de laranja confeccionados a partir da afamada laranja de Setúbal.

14 Santarém é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Santarém.
Em Santarém existem doces para nos saborear, tais como: Os Celestes; Os Arrepiados de Almoster; A Palha de Abrantes; Os Queijinhos do Céu; As Tigeladas; As Delícias de Batata; As Broas de Pinhão e Mel...

15 Coimbra Coimbra é uma cidade situada na Beira Litoral
Coimbra tem ainda uma palavra a dizer ao nível da doçaria. Digamos que é a pátria das arrufadas. Esta tendência para os doces vem, segundo alguns, da grande quantidade de conventos e mosteiros outrora existentes na cidade e zonas limítrofes. Extintas as ordens religiosas, muitas freiras dedicam-se ao fabrico exclusivo de doçaria para venda. Do excelente naipe de exemplares destacamos: Velhoses; Arroz doce; Sopa dourada das freiras de Santa Clara; Pudim de ovos; Biscoitos de canela; Lampreia de ovos; Capelos; Talhadas de príncipe.

16 Faro Faro é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve. Os seus doces mais conhecidos são os seguintes: - Dom Rodrigos - Colchão de Noiva - “Queijos” de Figo e amêndoa - Frutos/animais de massa de amêndoa - Estrelas de figo e amêndoa - Folares

17 Beja Beja é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Beja, na região Alentejo e subregião do Baixo Alentejo. Esta cidade situada no bonito Alentejo, tem como principais doçarias: Tarte conventual; Bolo rançoso; Tecolameco; Sopa dourada; Tarte de requeijão; Queijo de amêndoas Ensopado de mel com nozes.

18 Évora Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e situada na região Alentejo e sub-região do Alentejo Central. - Ao lado da sua grandiosa cozinha tradicional está a tradição conventual, e a sua doçaria à base de ovos, amêndoas e gila: Pão de rala; Encharcadas; Barrigas de freira

19 Leiria Para além de ser um bonito distrito, localizado na Beira
Litoral juntamente com Aveiro e Coimbra, Leiria tem o seu belo castelo que de certeza, todos nós já visitámos. A nível de doçaria é conhecido por: Brisas de Lis; Bolinhos de pinhão; Biscoitos de azeite; Bolo-de-Arco; Pão-de-Ló de Alfeizerão; Bolo de Maçã.

20 Lisboa Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal, situada na foz do Rio Tejo. Além de capital do país, é também capital do Distrito de Lisboa, da região de Lisboa, da Área Metropolitana de Lisboa, e é ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Quanto à sua doçaria, certifique-se que não perde a oportunidade de provar os mundialmente famosos Pastéis de Belém, cuja fábrica se encontra na magnífica área de Belém. Agarre numa caixa de meia dúzia de pastéis, guarnecida com canela e açúcar em pó, e proporcione-se um momento doce enquanto passeia entre os deslumbrantes monumentos que esta área concentra.


Carregar ppt "Doçaria Nacional - Os mais conhecidos -."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google