Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiego Guimaraes Alterado mais de 10 anos atrás
1
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política Sub-Projeto: Participação e Representação na teoria democrática contemporânea Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador: Dejalma Cremonese
2
Projeto Tratar da participação e da representação entre as diferentes teorias da democracia contemporânea Elementos essenciais no debate entre boa parte dos teóricos da Ciência Política (séc. XX)
3
Pesquisa Bibliográfica
4 teorias diferentes Elitista Neomarxista Pluralista Participacionista
4
Teoria Eletista Elite: grupos sociais superiores Vilfredo Pareto
Robert Michels Gaetano Mosca dirigentes e dirigidos (organização) Lei de Ferro da Oligarquia circulação das elites
5
Democracia direta impossível, há líderes e seguidores.
Teoria Pluralista Ideologia das democracias capitalistas, opõe-se a concentração de poder no Estado Robert Dahl Joseph Schumpeter Há diversos centros de poder, mas nenhum soberano. A elite é um grupo minoritário que exerce dominação política, (competitiva) Democracia direta impossível, há líderes e seguidores.
6
Estado é configurado pela luta de classes - socialismo
Teoria Neomarxista Estado é configurado pela luta de classes - socialismo Norberto Bobbio Pietro Ingrão Nickos Poulantzas Estado é produto da luta de classes e não somente um aparelho repressivo.
7
Teoria Participativa Maior grau de participação da sociedade
Boaventura de Sousa Santos Carole Pateman Elle MacPherson
8
Além do simples voto individual e da escolha não refletida
Democracia Além do simples voto individual e da escolha não refletida
9
Leitura de obra-chave de cada teoria.
Conclusões Finais Projeto ainda está em andamento Continuidade Leitura de obra-chave de cada teoria.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.