Carregar apresentação
1
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Seminário de Gestão Empresarial GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
2
GRUPOS "Todos os homens do mundo na medida em
que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos.“ Antonio Gramsci ( Filósofo e político italiano) "Devemos aprender a viver juntos como irmãos ou perecer juntos como tolos. " ( Martin Luther King )
3
GRUPOS Desafios no trabalho dos grupos: FALTA DE COESÃO
EXESSO DE COESÃO PARADOXO DE ABILENE CONFORMIDADE SOCIAL PENSAMENTO GRUPAL PRETORIANISMO DESORGANIZAÇÃO FALTA DE COMUNICAÇÃO
4
GRUPOS Desenvolvimento de equipes! Definir objetivos Concenso
Promover conhecimento Mútuo Criar Identidade Desenvolvimento de equipes! Processos seletivos rígidos Instituir normas de alto desempenho Recompensas pelo desempenho Treinamento continuado Clima de abertura intelectual e crítica
5
Aceitação da decisão do lider
GRUPOS Processo básico de decisão: Aceitação da decisão do lider Eleição Decisões em grupo Concenso Unanimidade
6
GRUPOS Papéis que os integrantes de um grupo podem desempenhar:
Orientados para atividade Orientados para a manutenção do grupo Desempenho de papeís Disfuncionais
7
MOTIVAÇÃO "Inspiração vem dos outros. Motivação vem
de dentro de nós." ( Autor Desconhecido ) "As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente." ( Zig Ziglar )
8
MOTIVAÇÃO - Conceito Motivação indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão.
9
MOTIVAÇÃO Direção → Objetivo do comportamento motivado. Logo, ver-se que ela é específica e diz respeito à necessidade de realizar ou suprir alguma coisa. Intensidade → Magnitude ou força dos motivos. Será tanto maior quanto maior for a demora na realização do que se deseja. Permanência → Tempo de duração o qual a motivação se manifesta, conforme o desejo ou necessidade seja realizado ou saciado.
10
LIDERANÇA "Para ser um líder, você tem que fazer as
pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. " ( Joe Namath )
11
LIDERANÇA Técnicas Academia.
APTIDÕES que deve ter um BOM ADMINISTRADOR: Técnicas Academia. Conceituais Visualização da organização como um todo. Humanas Comunicação; motivação; coordenação; resolução de conflitos; liderança. Processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas.
12
LIDERANÇA ESTILOS de LIDERANÇA:
Autocrático - centraliza o poder de decisão; dá ênfase: à tarefa, a prazos, às metas, à qualidade, a custos; Democrático - divide o poder de decisão entre o chefe e o grupo; dá ênfase: às relações humanas; ao trabalho em equipe; Opressor - abusa da autoridade; Demagógico - busca a popularidade entre os liderados;
13
LIDERANÇA Cont. ESTILOS de LIDERANÇA:
Bidimensional - combina os estilos autocrático com o democrático; Carismático - inspira, renova e transforma os liderados; Transacional - promete e negocia recompensa; Estratégico - entusiasma, motiva e induz à mudança.
14
LIDERANÇA Qual é a melhor forma de Liderança?
Todas têm seus defensores e críticos, porém há um consenso de que a liderança deve ser flexível, ajustada à situação, pois depende de muitas variáveis: da forma como o líder se comporta; do clima da organização; das equipes de trabalho; da natureza da tarefa; da identificação dos objetivos, da experiência, da expectativa em participar, etc.
15
LIDERANÇA Resultados Eficácia da Liderança Satisfação da Equipe
16
LIDERANÇA LIDERANÇA na visão de Paulo Roberto Motta:
“Dirigentes que insistem na distância social e na imagem de si próprios como heróis, tornam-se, na prática, indivíduos autocentralizados, amantes do poder e que dificilmente estabelecem com seus subordinados relações adequadas de liderança”.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.