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COR
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O que é Cor? Cor é uma sensação produzida no nosso cérebro pela luz que chega aos nossos olhos.
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Modelo Espectral de Cor
Luz é uma radiação eletro-magnética que se propaga a 3x105 km/s( E= h. ν, c= λ.ν). Luz branca éuma mistura de radiações com diferentes comprimentos de onda. λ=1/νfóton
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Reflexão e Refração
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Espectro Visível
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Luz Visível Range (nm) | Cor 380 – 450 | Violeta 450 – 490 | Azul
490 – | Verde 560 – | Amarelo 590 – | Laranja 640 – | Vermelho
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Sistemas Físicos de Cor
O olho é um sistema físico de processamento de cor (sistema refletivo). Similar a uma câmera de vídeo. Converte luz em impulsos nervosos.
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Sistema Visual Humano Dois tipos de células receptoras com sensibilidades diferentes: cones e bastonetes. Bastonetes → luz de baixa intensidade (sem cor). Cones → luz de média e alta intensidade (com cor).
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Tipos de Cones Três tipos de cones que amostram: comprimento de onda curto (azul), médio (verde) e longo (vermelho).
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Eficiência Luminosa Brilho aparente varia com o comprimento de onda.
Pico do brilho é diferente para níveis baixos (bastonetes), médios e altos (cones). Máximo na faixa do verde.
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Sistemas Emissivos Sistemas emissivos reconstroem cores a partir de emissores que formam uma base de primárias.
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Amostragem e Reconstrução
A cor reconstruída deve ser perceptualmente igual a cor original. É possível devido ao metamerismo. Cores metaméricas são perceptualmente idênticas.
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Reprodução de Cor em Computação Gráfica
mesma sensação de cor ⇒ Metamerismo só distingue 400 mil cores ⇒ 19 bits (devem ser suficientes)
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Padrão CIE CIE – Comission Internationale de L’Eclairage (criada em 1913). Padrão CIE-RGB (1931) apresenta coordenadas negativas. Padrão CIE-XYZ foi criado para evitar coordenadas negativas. Conversão CIE-RGB para CIE-XYZ é uma mera mudança de sistema de coordenadas.
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Sistemas Padrão São independentes dos dispositivos físicos.
•CIE-RGB ->700 mμ(Red), 546 mμ(Green), mμ(Blue). •CIE-CMY ->Ciano (azul piscina), Magenta(violeta), Yelow (Amarelo). •CIE-XYZ.
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Sistema CMY •Sistema das Impressoras CMY ou CMYK.
•Processo predominantemente subtrativo.
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Sistemas de cor - mRGB
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Cores Secundárias no mRGB
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Cores Secundárias no CMY
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Conversão RGB para CMY
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Controlando Cores no OpenGL
As cores são especificadas diretamente (default) - usando glColorIndex() ou glColor() São Calculadas a partir de um modelo de iluminação: Ligar a iluminação: glEnable (GL_LIGHTING); Escolher modelo de sombreamento: Constante por face: glShadeModel (GL_FLAT); Gouraud (default): glShadeModel (GL_SMOOTH); Ligar pelo menos uma fonte de luz. Ex.:glEnable(GL_LIGHT0); Especificar propriedades da(s) fonte(s) de luz: glLight() Especificar propriedades de material de cada objecto: glMaterial() Especificar normais de cada face ou de cada vértice: glNormal()
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Os monitores são baseados no processo aditivo de cores.
Se a superfície de um determinado objeto possui diversas cores e este objeto é continuamente reuzido ou afastado de nossos olhos, apartir de certo tamanho não percebemos as cores individulamente, mas uma nova cor apartir da soma dos espectos de cada cor original.
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Monitores 2 Considerando as cores RGB como primárias, podemos combiná-las produzindo outras cores.
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