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Primeiro Passo da Etapa 1

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Apresentação em tema: "Primeiro Passo da Etapa 1"— Transcrição da apresentação:

1 Primeiro Passo da Etapa 1
Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria. Fábio Hideki Eguchi – 1PPN

2 Conceito de Publicidade
Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar pública uma ideia. A publicidade é, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços.

3 Publicidade na Sociedade
Do ponto de vista econômico a publicidade possibilitou o consumo estável que determinou a fabricação em série, cujo o segredo é produzir em grandes quantidades, a fim de reduzir custos unitários. O desenvolvimento de um país está diretamente vinculado à produção. Esta cresce à medida que aumenta a venda dos produtos e a publicidade estimula as vendas, criando predisposição para o consumo. Portanto, a impulsiona o desenvolvimento industrial e o crescimento do comércio.

4 Publicidade na Sociedade
A liberdade de imprensa é resultante da publicidade e de sua ação democrática. Sem a receita dos anúncios, nem os jornais, nem as rádios, nem as revistas, nem os sites da internet ou televisões poderiam informar e entreter seus consumidores, como o fazem. É a publicidade que garante ao público receber serviços por um valor várias vezes superior aos preços pagos.

5 Conquista de novos Clientes
Numa agência de publicidade são os prospectores os encarregados de angariar novos clientes, para tal são feitas as seguintes ações: -Promoção de Vendas: Estuda-se o funcionamento da agência, observando suas especialidades e serviços disponíveis. Após isso é feito um estudo de mercado, visando descobrir clientes em potencial.

6 Conquista de novos Clientes
-Prospecção Racional: Tendo em mãos o nome dos possíveis clientes, é reunida o máximo de informações sobre estes, bem como fatos que possam ser de interesse à eles, como pesquisas de mercado e informações sobre a concorrência. Sendo assim o prospector falará a mesma linguagem dos clientes potenciais aumentando suas chances de conquista-lo.

7 Conquista de novos Clientes
-Publicidade: É o último passo que definirá se o cliente em potencial se tornará cliente de sua agência. Para tanto podem ser usados dois meios: -Publicidade de imprensa: É feita em revistas especializadas ou em publicações industriais, econômicas ou comerciais. -Publicidade direta: Seu primeiro objetivo é conseguir uma visita ao cliente, em seguida manter contato com o diretor da empresa em questão, para enfim poder fazer uma apresentação de propostas da agência.

8 Relacionando-se com os Clientes
É a área do atendimento que se relaciona com os clientes já estabelecidos, visitando ou recebendo a visita do cliente a fim de fazer o levantamento de dados a respeito dos objetivos da empresa, do produto, do mercado, buscando informações que deverão orientar o planejamento e criação. Essas informações são de suma importância, pois posteriormente farão parte de um briefing.

9 Conceito de Briefing O briefing ocorre na passagem da informação de uma pessoa para outra, especialmente do cliente para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. É um documento que irá guiar todo o processo de planejamento e criação da campanha publicitária. É importante que o briefing seja resumido, porém preciso e completo. Um briefing minucioso demais desanima e faz engessar o trabalho criativo.

10 Conteúdo do Briefing É natural que o briefing tenha uma certa organização, tópicos comuns e mesmo formato a ser seguido, mas ele não deve representar um sistema imutável cada vez que é feito. As informações mais relevantes de um briefing são as seguintes: -Cliente -Produto (ou Serviço) -Mercado -Público - Alvo -Objetivos -Estratégica Básica

11 Modelo de Briefing Job, trabalho nº: Utilizado para controle interno.
Data: Data de quando o briefing foi elaborado. Cliente: Nome da empresa do cliente Contato para aprovação: Nome da pessoa física, contato dentro da empresa do cliente. Fone: Número de acesso do contato. Endereço do contato. Material: Descrever o tipo de material que deve ser criado. Objetivo da campanha/material: Resultados que se pretendem ser atingidos com a campanha/material. Tipo de mídia sugerida: Indicar a sugestão do cliente. Pode ser mudado de acordo com o planejamento.

12 Modelo de Briefing Público-alvo: Descrever o público alvo a ser atingido. Recursos que podem ser utilizados: Sugestões do que pode ser utilizado na campanha. Descrição geral do contexto: Questionar o problema que o cliente está enfrentando e o que espera com a campanha. Objetivo: O que ele pretende conquistar a longo prazo com outras ações. Períodos de veiculação: Determinar quanto tempo a campanha irá durar. Obrigatoriedades: Apontar tudo aquilo que não pode faltar nos layouts ou no argumento principal da campanha. Cuidados específicos a serem tomados: Descriminar as recomendações sobre o que o cliente quer que seja feito. Abordagem a ser utilizada: Escolher a melhor linguagem. Observações: Aqui devem entrar os comentários que não podem ser previstos nos tópicos já mencionados.

13 Bibliografia -SANT`ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7ª Edição. São Paulo: Editora Pioneira, BONA, N. C.. Publicidade e Propaganda: da agência à campanha. 1ª Edição. Paraná: EBIPEX, 2007.


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