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Mix de Marketing O Produto

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Apresentação em tema: "Mix de Marketing O Produto"— Transcrição da apresentação:

1 Mix de Marketing O Produto
*Adécoden Oliveira Chaves *Gabriella de Moraes Caixeta *Kairo Rodarte Ribeiro *Magda Taylor Rocha Duarte *Nathalia Mesquita Marques

2 Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

3 As Três características básicas de um produto
Qualidade: Tem a ver com o quão perfeitamente seu produto satisfaz um desejo ou necessidade do cliente. Pesquisa e Desenvolvimento podem colaborar com a crescente qualidade de um produto. Eliminação de deficiências e fortalecimento de pontos fortes influenciam a qualidade percebida de seu produto favorecendo sua aceitação. Apresentação: A apresentação pode ser o diferencial numa escolha entre concorrentes. Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público-alvo. Marca: A construção de uma marca forte para seu produto é conseqüência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

4 Design O design é um dos principais fatores que diferencia um produto no mercado. Um projeto inovador e bem conduzido desperta o interesse do consumidor e pode gerar clientes fiéis ao produto e à marca. Porém, para alcançar o sucesso, há um longo caminho a percorrer. O processo criativo do designer é apenas uma das etapas para transmitir ao consumidor todos os valores e atributos pelos quais um produto deseja ser reconhecido. É preciso entender o que o consumidor quer e como alcançá-lo de forma eficaz, atraindo-o pelo design e conquistando-o pela qualidade. A criação deve e precisa vir de fora para dentro Funciona como uma porta de entrada para mostrar ao consumidor que o produto possui tudo que ele deseja, seja com relação à funcionalidade, à qualidade, à simplicidade, ao custo-benefício. As informações devem ser claras e o consumidor não pode ter dúvidas. Para cada público que se deseja atingir, há necessidades específicas e linguagens claras. E o designer precisa entender estas diferenças.

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6 Qualidade A definição da qualidade é tão abrangente que envolve pessoas, equipamentos, processos, fornecedores, distribuidores, clientes, incluindo todos os aspectos de um produto / serviço, desde do seu desenvolvimento em projeto, recepção da matéria-prima, produção, entrega e do serviço pré e pós-vendas, além de tudo que signifique valor para o consumidor. A qualidade está relacionada com o usuário, com satisfação e expectativas dos clientes, além de o produto ou serviço, estes devem estar em conformidade com as especificações. Ela faz a diferença, quando se pretende a fidelização do cliente ou conquistá-lo, garantindo lucros e permanência no mercado. Sendo uma ferramenta capaz de diferenciar a organização no mercado em que atua.

7 Dimensões do Produto   Os produtos possuem três dimensões distintas de atendimento à demanda: uma dimensão estética, uma psicológica e uma funcional.    -A Dimensão Estética consiste na relação que se dá entre um produto e um usuário, em termos de processos sensoriais; -A Dimensão Psicológica dos produtos está em consonância com a expectativa de satisfação que eles podem gerar para seus consumidores; -A Dimensão Funcional está ligada à utilidade basicamente prevista para um produto.  

8 Embalagem Conjunto de atividades de projeto e produção do recipiente ou envoltório de um produto. Pode incluir até três níveis de materiais: - Embalagem primária; - Embalagem secundária; - Embalagem de remessa.

9 As embalagens como ferramenta de marketing
Fatores contribuintes:   -Auto-serviço; -Poder aquisitivo do consumidor; -Imagem da marca e da empresa; -Oportunidade de inovação.

10 Diferenciação de serviços
Quando o produto não pode ser facilmente diferenciado, a chave para o sucesso competitivo pode estar na adição de serviços valorizados. Em termos de serviços, os grandes diferenciais são: • Facilidade de pedido: é a facilidade que o cliente encontra para fazer um pedido à empresa. • Entrega: refere-se à qualidade com que o produto/serviço é entregue ao cliente com uma certa rapidez. • Instalação: refere-se ao trabalho feito para tornar um produto operacional no local planejado. • Treinamento do cliente: capacitar os funcionários do cliente para utilizar os equipamentos de maneira correta e com eficiência. • Orientação do cliente: são todos os dados, sistemas de informações e serviços de consultoria que a empresa oferece ao comprador. • Manutenção e reparo: é para auxiliar os clientes a manter em boas condições de funcionamento os produtos comprados.

11 Garantias e Devoluções
-A Satisfação ou Insatisfação do consumidor em relação ao produto influenciará seu comportamento ! A Satisfação do Cliente é derivada da proximidade entre as expectativas do comprador e o desempenho percebido do produto  -As comunicações pós-compra têm resultado em menor número de Devoluções e cancelamentos de pedidos ! -Os Clientes satisfeitos com as garantias oferecidas do Produto continuarão a comprar, os insatisfeitos vão parar de comprar o produto e provavelmente espalharão referências negativas sobre ele. - O Bom Atendimento quando da Devolução do Produto é Essencial para a Fidelização do cliente !

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