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O que aprenderemos hoje

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Apresentação em tema: "O que aprenderemos hoje"— Transcrição da apresentação:

1 O que aprenderemos hoje
Merchandising

2 Merchandising Definição
“É Toda ação de valorização e enriquecimento do produto, no ponto-de-venda, destacando-o da concorrência, levando o consumidor à decisão final de compra”

3 Precisa da cooperação do canal de distribuição
Merchandising As ações devem ocorrer onde a maioria das compras são decididas. No ponto-de-venda. Seu carater é mercadológico. Devem ser bem planejadas e executadas de forma criteriosa. Precisa da cooperação do canal de distribuição O bom merchandising aumenta a rentabilidade do produto evitando o desperdício no ponto-de-venda. O fator principal do sucesso do merchandising é a compra por impulso.

4 Características do Merchandising
85% das compras de consumidores brasileiros são feitas por impulso (o Brasil é diferente dos outros países) Holanda – 80% França – 76% EUA – 72% Bélgica – 69% Fonte POPAI - Brasil

5 Tipos de Merchandising
Exposição Promocional Exposição do produto fora do seu local habitual Loca habitual é a Prateleira e gôndola

6 Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola

7 Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola

8 Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola

9 Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola

10 Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola

11 Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola

12 Por dentro do Supermercado
+ VALOR + MARGEM Loca habitual é a Prateleira e gôndola + GIRO - VALOR - MARGEM

13 Exposição Promocional
Produtos devem ganhar destaque (auto-seleção) Loca habitual é a Prateleira e gôndola

14 Exposição Promocional
Devem ser expostos em locais de fluxo de tráfego Loca habitual é a Prateleira e gôndola

15 Exposição Promocional
Devem passar a sensação de vantagem (Pechincha) Loca habitual é a Prateleira e gôndola

16 Exposição Promocional
A exposição deve ser destacada no ambiente onda está Loca habitual é a Prateleira e gôndola

17 Exposição Promocional
Deve dar a sensação de grande número de unidades do produto. Loca habitual é a Prateleira e gôndola

18 Exposição Promocional
Deve irradiar Beleza, simpatia, charme. Assim dá a sensação que o produto vai de encontro ao cliente. Loca habitual é a Prateleira e gôndola

19 Vantagens do Merchandisign
Exposição Promocional A exposição promocional garante excelentes resultados. Proporciona facilidade ao consumidor e benefícios ao distribuidor. Transforma comunicação em venda. Transforma o ambiente em algo vivo, quebrando a monotonia das compras. Loca habitual é a Prateleira e gôndola

20 Vantagens do Merchandisign
Exposição Promocional Reforça a fidelidade à marca, reforça sua lembrança induzindo à compra. Aumenta o giro do produto. Estimula a compra por impulso. Atrai o consumidor proporcionando melhores vendas e lucro ao distribuidor. Loca habitual é a Prateleira e gôndola

21 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Faixa de Gôndola Loca habitual é a Prateleira e gôndola

22 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de ilha Loca habitual é a Prateleira e gôndola

23 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de ponta de gôndola Loca habitual é a Prateleira e gôndola

24 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de parede Loca habitual é a Prateleira e gôndola

25 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de balcão Loca habitual é a Prateleira e gôndola

26 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados cartazetes (pôster, etc.) Loca habitual é a Prateleira e gôndola

27 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Móbile Loca habitual é a Prateleira e gôndola

28 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Folheto Loca habitual é a Prateleira e gôndola

29 Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Stopper Loca habitual é a Prateleira e gôndola

30 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Wobbler Loca habitual é a Prateleira e gôndola

31 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Standees Loca habitual é a Prateleira e gôndola

32 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Displays expositores Loca habitual é a Prateleira e gôndola

33 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Sampling (amostras) Balcões de degustação Loca habitual é a Prateleira e gôndola

34 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Balões Loca habitual é a Prateleira e gôndola

35 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Cubos Loca habitual é a Prateleira e gôndola

36 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

37 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola Agora você já sabe como é se sentir parte de um crime – Jogo Detetive

38 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

39 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

40 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

41 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

42 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

43 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

44 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

45 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

46 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

47 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

48 Requisitos para um bom merchandisign no PDV
Obedecer o layout da loja estar na direção do fluxo ser de fácil acesso ficar em loca amplo de compra O produto deve estar bem visível e disponível O material (ou exposição) deve ser criativa e de fácil memorização Deve ser funcional, simples e de fácil colocação e remoção Ser facilmente percebido, criar ambiente agradável. Loca habitual é a Prateleira e gôndola

49 Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola

50 Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps Loca habitual é a Prateleira e gôndola

51 Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps Loca habitual é a Prateleira e gôndola

52 Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Infláveis Loca habitual é a Prateleira e gôndola

53 Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Brindes diversos Loca habitual é a Prateleira e gôndola

54 Estratégias comparativas
Características Propaganda Publicidade Promoção Merchandising Tempo de efeito Médio / Longo Curto prazo Curtíssimo Mais dirigido a Produto / Empresa Empresa / Produto Produdo Produto Objetivo final Imagem / Venda Imagem Venda / Imagem Venda Canais usados Meios / Veículos Ponto-de-Venda e Veículos Ponto-de-Venda Instrumentos Comercial / Anúncio Materia / Release Ações promocionais / Anúncios Ações dirigidas Planejamento / execução Campanha / Mídia RP / Assessoria de imprensa Projeto / Mídia / Materiais Projeto / Materiais Loca habitual é a Prateleira e gôndola

55 Merchandising Eletrônico
Conhecido no exterior como Tie In. Aparições do produto dentro de programas de TV ou Filmes Vantagens Menor índice de dispersão Desvantagens Manjado (público reconhece propaganda forçada) Loca habitual é a Prateleira e gôndola

56 Merchandising Eletrônico
Requisitos para o sucesso Ser discreto e fazer parte da cena. Se fizer parte da história melhor ainda. Produto deve ser mostrado ou usado naturalmente Personagens que usarem o produto devem ter o perfil característico do target do produto. Personagens com imagem negativa ou história passada negativa não devem ser usados. Loca habitual é a Prateleira e gôndola

57 Merchandising Eletrônico
Requisitos para o sucesso O nome do produto não deve ser mencionado em filmes e novelas Pode ser mencionado em programas de auditório Objetivos da empresa ao usar o Merchandising Difundir o uso do produto Fortalecer sua imagem Explorar o testemunhal e associação com história ou personagem Introduzir o uso no cotidiano das pessoas Fortalecer a lembrança da marca Loca habitual é a Prateleira e gôndola

58 Merchandising Eletrônico
FILMES NOVELAS PROGRAMAS Loca habitual é a Prateleira e gôndola


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