Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O que aprenderemos hoje
Merchandising
2
Merchandising Definição
“É Toda ação de valorização e enriquecimento do produto, no ponto-de-venda, destacando-o da concorrência, levando o consumidor à decisão final de compra”
3
Precisa da cooperação do canal de distribuição
Merchandising As ações devem ocorrer onde a maioria das compras são decididas. No ponto-de-venda. Seu carater é mercadológico. Devem ser bem planejadas e executadas de forma criteriosa. Precisa da cooperação do canal de distribuição O bom merchandising aumenta a rentabilidade do produto evitando o desperdício no ponto-de-venda. O fator principal do sucesso do merchandising é a compra por impulso.
4
Características do Merchandising
85% das compras de consumidores brasileiros são feitas por impulso (o Brasil é diferente dos outros países) Holanda – 80% França – 76% EUA – 72% Bélgica – 69% Fonte POPAI - Brasil
5
Tipos de Merchandising
Exposição Promocional Exposição do produto fora do seu local habitual Loca habitual é a Prateleira e gôndola
6
Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola
7
Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola
8
Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola
9
Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola
10
Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola
11
Por dentro do Supermercado
Loca habitual é a Prateleira e gôndola
12
Por dentro do Supermercado
+ VALOR + MARGEM Loca habitual é a Prateleira e gôndola + GIRO - VALOR - MARGEM
13
Exposição Promocional
Produtos devem ganhar destaque (auto-seleção) Loca habitual é a Prateleira e gôndola
14
Exposição Promocional
Devem ser expostos em locais de fluxo de tráfego Loca habitual é a Prateleira e gôndola
15
Exposição Promocional
Devem passar a sensação de vantagem (Pechincha) Loca habitual é a Prateleira e gôndola
16
Exposição Promocional
A exposição deve ser destacada no ambiente onda está Loca habitual é a Prateleira e gôndola
17
Exposição Promocional
Deve dar a sensação de grande número de unidades do produto. Loca habitual é a Prateleira e gôndola
18
Exposição Promocional
Deve irradiar Beleza, simpatia, charme. Assim dá a sensação que o produto vai de encontro ao cliente. Loca habitual é a Prateleira e gôndola
19
Vantagens do Merchandisign
Exposição Promocional A exposição promocional garante excelentes resultados. Proporciona facilidade ao consumidor e benefícios ao distribuidor. Transforma comunicação em venda. Transforma o ambiente em algo vivo, quebrando a monotonia das compras. Loca habitual é a Prateleira e gôndola
20
Vantagens do Merchandisign
Exposição Promocional Reforça a fidelidade à marca, reforça sua lembrança induzindo à compra. Aumenta o giro do produto. Estimula a compra por impulso. Atrai o consumidor proporcionando melhores vendas e lucro ao distribuidor. Loca habitual é a Prateleira e gôndola
21
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Faixa de Gôndola Loca habitual é a Prateleira e gôndola
22
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de ilha Loca habitual é a Prateleira e gôndola
23
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de ponta de gôndola Loca habitual é a Prateleira e gôndola
24
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de parede Loca habitual é a Prateleira e gôndola
25
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Display de balcão Loca habitual é a Prateleira e gôndola
26
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados cartazetes (pôster, etc.) Loca habitual é a Prateleira e gôndola
27
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Móbile Loca habitual é a Prateleira e gôndola
28
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Folheto Loca habitual é a Prateleira e gôndola
29
Materiais de Merchandising
Materiais mais usados Stopper Loca habitual é a Prateleira e gôndola
30
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Wobbler Loca habitual é a Prateleira e gôndola
31
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Standees Loca habitual é a Prateleira e gôndola
32
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Displays expositores Loca habitual é a Prateleira e gôndola
33
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Sampling (amostras) Balcões de degustação Loca habitual é a Prateleira e gôndola
34
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Balões Loca habitual é a Prateleira e gôndola
35
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados Cubos Loca habitual é a Prateleira e gôndola
36
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
37
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola Agora você já sabe como é se sentir parte de um crime – Jogo Detetive
38
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
39
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
40
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
41
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
42
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
43
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
44
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
45
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
46
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
47
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
48
Requisitos para um bom merchandisign no PDV
Obedecer o layout da loja estar na direção do fluxo ser de fácil acesso ficar em loca amplo de compra O produto deve estar bem visível e disponível O material (ou exposição) deve ser criativa e de fácil memorização Deve ser funcional, simples e de fácil colocação e remoção Ser facilmente percebido, criar ambiente agradável. Loca habitual é a Prateleira e gôndola
49
Materiais de Merchandisign
Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Loca habitual é a Prateleira e gôndola
50
Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps Loca habitual é a Prateleira e gôndola
51
Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps Loca habitual é a Prateleira e gôndola
52
Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Infláveis Loca habitual é a Prateleira e gôndola
53
Materiais de Merchandisign
FORA DO PONTO-DE-VENDA Brindes diversos Loca habitual é a Prateleira e gôndola
54
Estratégias comparativas
Características Propaganda Publicidade Promoção Merchandising Tempo de efeito Médio / Longo Curto prazo Curtíssimo Mais dirigido a Produto / Empresa Empresa / Produto Produdo Produto Objetivo final Imagem / Venda Imagem Venda / Imagem Venda Canais usados Meios / Veículos Ponto-de-Venda e Veículos Ponto-de-Venda Instrumentos Comercial / Anúncio Materia / Release Ações promocionais / Anúncios Ações dirigidas Planejamento / execução Campanha / Mídia RP / Assessoria de imprensa Projeto / Mídia / Materiais Projeto / Materiais Loca habitual é a Prateleira e gôndola
55
Merchandising Eletrônico
Conhecido no exterior como Tie In. Aparições do produto dentro de programas de TV ou Filmes Vantagens Menor índice de dispersão Desvantagens Manjado (público reconhece propaganda forçada) Loca habitual é a Prateleira e gôndola
56
Merchandising Eletrônico
Requisitos para o sucesso Ser discreto e fazer parte da cena. Se fizer parte da história melhor ainda. Produto deve ser mostrado ou usado naturalmente Personagens que usarem o produto devem ter o perfil característico do target do produto. Personagens com imagem negativa ou história passada negativa não devem ser usados. Loca habitual é a Prateleira e gôndola
57
Merchandising Eletrônico
Requisitos para o sucesso O nome do produto não deve ser mencionado em filmes e novelas Pode ser mencionado em programas de auditório Objetivos da empresa ao usar o Merchandising Difundir o uso do produto Fortalecer sua imagem Explorar o testemunhal e associação com história ou personagem Introduzir o uso no cotidiano das pessoas Fortalecer a lembrança da marca Loca habitual é a Prateleira e gôndola
58
Merchandising Eletrônico
FILMES NOVELAS PROGRAMAS Loca habitual é a Prateleira e gôndola
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.