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_comunicação externa 2 Comunicação mercadológica.

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1 _comunicação externa 2 Comunicação mercadológica

2 Comunicação mercadológica
Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.

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5 Comunicação mercadológica
Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

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7 Comunicação mercadológica
Principais instrumentos Marketing Pesquisa de Mercado Desenvolvimento de Produtos Estratégias de Lançamento Logística de Distribuição Merchandising Promoção de vendas Publicidade e Propaganda Eventos, feiras e exposições Marketing direto Venda pessoal Pós-Venda

8 Uma forma de despertar desejos nos clientes?
O que é Marketing? Uma forma de despertar desejos nos clientes? Uma forma de vender produtos de qualquer maneira, mesmo que as pessoas não o queiram? Uma maneira de fazer com que pessoas comprem o que não precisem com o dinheiro que não têm?

9 O que é Marketing? É um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, etc.) O Marketing, enquanto ciência, tem como objetivo conhecer profundamente o comportamento de pessoas e, a partir disso, tomar ações para satisfazer necessidades e desejos de cada um.

10 “Marketing nunca foi e nunca será um salva-vidas para produtos ou serviços mal concebidos”
Douglas Zela, administrador, mestre em Administração e doutorando em Gestão de Negócios pela UFSC e professor da FAE Business School.

11 Você não vende o que você tem e gosta de vender, mas o que as pessoas desejam comprar!

12 Merchandising Interpretação 1:
Conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto. Por exemplo: quando é lançado um filme no cinema, o mix de comunicação deste lançamento, associado a todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.

13 Merchandising Interpretação 2:
Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in. Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.

14 Merchandising Conceito mais difundido e aceito:
Técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade a produtos, marcas ou serviços, influenciando na decisão de compra.

15 Ronald Peach Jr., publicitário, sócio da Oficina do Merchandising.
“Merchandising significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising” Ronald Peach Jr., publicitário, sócio da Oficina do Merchandising.

16 Promoção de Vendas aliada ao Merchandising

17 Publicidade Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma idéia.

18 Propaganda Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o intuito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

19 Publicidade e Propaganda
A palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.

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22 Nas organizações, a Comunicação mercadológica pode ser feita com auxílio de agências de publicidade e propaganda ou através de uma House.

23 Agências de Publicidade
Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda ou publicidade para os seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais, cria anúncios apropriados para os diversos veículos e cuida de suas publicações e transmissões.

24 Existem agências que não se restringem aos serviços de propaganda e se propõem a atender aos clientes em todas as atividades de comunicação.

25 Agências de Publicidade
Tipos: “One man show” Estúdio de arte/Apoio Pequenas Médias Grandes Houses

26 House House Agency Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante/organização, que trabalha para seu proprietário.

27 Referências de fotos Foto 1: Foto 2: zebatalha.blogspot.com/2008/01/vende-se.html Foto 3: Foto 4:


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