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Empreendedorismo Ser um Empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar.

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1 Empreendedorismo Ser um Empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramenta utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente, acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.(Sebrae, 2002)

2 Conceito e Definições de Empreendedorismo
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.( Schumpeter, 1949)

3 Empreendedor Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade. (Winston Churchill)

4 Grandes Debates Clássicos
• Empreendedor Nasce Feito? • A educação para ser Empreendedor começa desde pequeno? • As Oportunidades ou Necessidades econômicas é que fazem o Empreendedor surgir? • As Experiências de vida é que formam o empreendedor? • Afinal, pode-se desenvolver o espírito empreendedor?

5 Características do Comportamento Empreendedor
São visionários Têm a visão de como será o futuro para o negócio e sua vida, e o mais importante, eles têm a habilidade de implementar seus sonhos. Sabem tomar decisões Não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo um fator chave para o seu sucesso. E mais, além de tomar decisões, implementam suas ações rapidamente. São indivíduos que fazem a diferença Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma idéia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.

6 Características do Comportamento Empreendedor
Sabem explorar ao máximo as oportunidades Para a maioria das pessoas, as boas idéias são daqueles que as vêem primeiro, por sorte ou acaso. Para os visionários (os empreendedores), as boas idéias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificam algo prático para transformá-las em oportunidade, através de dados e informação. O empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso, criativo, e atento à informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta. São determinados e dinâmicos Eles implementam suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade ímpar de “fazer acontecer”. Cultivam um inconformismo diante da rotina.

7 Características do Comportamento Empreendedor
São dedicados. Eles se dedicam 24h por dia, 7 dias por semana, ao negócio. São trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. São otimistas e apaixonados pelo que fazem Eles adoram o seu trabalho, sendo esse amor o principal combustível que os mantém cada vez mais animados e autodeterminados, tornando-os os melhores vendedores de seus produtos e serviços, pois sabem, como ninguém, como fazê-lo. São independentes e constroem seu próprio destino Eles querem estar à frente das mudanças e ser donos do próprio destino. Querem criar algo novo e determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos...

8 Características do Comportamento Empreendedor
São líderes e formadores de equipes Têm um senso de liderança incomum. São respeitados e adorados por seus pares, pois sabem valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los, formando um time em torno de si. São bem relacionados (networking) Sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam nos ambientes interno e externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe. São organizados Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negócio.

9 Características do Comportamento Empreendedor
Planejam, planejam, planejam Os empreendedores de sucesso planejam cada passo, desde o primeiro rascunho do plano de negócios, até a apresentação do plano a investidores e superiores, sempre tendo como base a forte visão de negócio que possuem. Possuem conhecimento São sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negócio, maior é sua chance de êxito.

10 Características do Comportamento Empreendedor
Assumem riscos calculados Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores. Mas o verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora. Criam valor para a sociedade Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor par a sociedade, através da geração de emprego, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.

11 Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz.
Em qualquer definição de empreendedorismo encontra-se os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir riscos e a possibilidade de fracassar. (Dornelas, 2001)

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13 O que são oportunidades?
É uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. Ela tem potencial para gerar lucro, surge em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la, baseia-se em necessidades insatisfeitas.

14 Características das oportunidades
Surgem em função da identificação de desejos e necessidades insatisfeitos, de identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou sub-aproveitáveis, ou quando se procuram aplicações (problemas) para novas descobertas (soluções); provêm da experiência pessoal; estão em qualquer lugar; devem se ajustar ao empreendedor;

15 Características das oportunidades
Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde os outros nada vêem ou vêem muito cedo ou tarde demais; são as fagulhas que detonam a explosão do empreendedorismo; boas oportunidades de negócios são, menos numerosas que as idéias; identificá-las representa um desafio (não são tão visíveis)

16 Identificação de oportunidades
Brainstorming; Estudos de áreas geográficas; Indústrias específicas; Estudo de setores; Análise transformações e tendências de mercado; Mercados emergentes; Análise movimentos demográficos;

17 Tipos de Empreendedores
O Empreendedor Nato O Empreendedor que aprende(inesperado) O Empreendedor Serial(Cria novos Negócios) O Empreendedor Corporativo O Empreendedor Social O Empreendedor por Necessidade O Empreendedor Herdeiro O “Normal”(Planejado)

18 A REVOLUÇÃO QUE LIQUIDOU O EMPREGO
A AUTOLATINA, o maior conglomerado industrial privado do país, tinha empregados em 1989 e produzia uma média de carros por mês. Hoje, a média de produção mensal é de automóveis e tem apenas empregados.(revista Veja out/1994).

19 Antes de Abrir uma Empresa
Qual a oportunidade que tenho? Como vou satisfazer essa oportunidade? Por que eu sou capaz de desenvolvê-la? O que será preciso para vendê-la? Ela terá rentabilidade e lucratividade?

20 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
São criadas 470 mil micro e pequenas empresas a cada ano, mas praticamente a metade delas, 49,4%, fecham as portas antes de completar dois anos. As micro e pequenas empresas representam 99% do total das 5,5 milhões de empresas que existem no país e empregam aproximadamente 26 milhões de trabalhadores, - 56% da força de trabalho do Brasil. (Sebrae, 2004).

21 Mortalidade empresarial Precoce
Logística Operacional Instalações inadequadas % Falta de mão-de-obra qualificada ...(5%) (Sistema Fiep, 2007)

22 Mortalidade empresarial Precoce
Causas econômicas e conjunturais: Falta de clientes (25%) Maus pagadores (16%) Recessão econômica (14%) (Sistema Fiep, 2007)

23 Mortalidade empresarial Precoce
Políticas Públicas Falta de crédito bancário (14%) Problemas com fiscalização (6%) Carga tributária elevada (1%) Outras razões (14%) (Sistema Fiep, 2007)

24 Mortalidade empresarial Precoce
Falhas gerenciais Falta de capital de giro (42%) Problemas financeiros (21%) Ponto/local inadequado (8%) Falta de conhecimento gerencial (7%) (Sistema Fiep, 2007)

25 Referências Bibliográficas
DORNELAS, J. C. A. , Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. DEGEM, R. J., O empreendedor: Fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makrom Books, 1989. DOLABELLA, F., Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. DOLABELLA, F., O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. FARRELL, L. C., Entrepreneurship: Fundamentos das organizações empreendedoras. São Paulo: Atlas, PETERS, T., A busca do uau! São Paulo: Harbra Ltda, 1997. RENESCH, J., Liderança para uma nova era. São Paulo Cultrix, 1994.


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