Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina Veiga Alterado mais de 9 anos atrás
1
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013 http://profbarcia.com
2
Objetivos: Identificar o papel do Empreendedorismo no atual contexto brasileiro Reconhecer a lógica do processo da ação empreendedora Identificar os passos lógicos de um plano de negócios
3
O Novo Mundo do Trabalho Que “ Mundo” é esse ? Da Era Pós-Industrial para a Era Digital Global ?
4
Atitude Empreendedora Atitude é, sobretudo, um padrão comportamental. Empreendedor é aquele que está disposto à correr riscos e inovar.
5
As Organizações querem trabalhar com Intra-Empreendedores. Qual o perfil deste profissional ? Ser produtivo, que busque fazer mais com menos; Ser comprometido com o aperfeiçoamento contínuo; Ser um resolvedor de problemas e não mero tarefeiro, isto é alguém que descobre soluções e não apenas segue o script; Ser capaz de produzir resultados extraordinários para a empresa, em particular, quando as coisas estão mais difíceis. ( Fonte: “ O Novo Mundo Digital”, Ricardo Neves)
6
Emprego ou Trabalho ? Mudando os paradigmas
7
Qual o futuro vamos escolher ? Na Sociedade do Conhecimento a Informação é o principal diferencial competitivo.
8
Conceituação: A palavra Empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
9
Porque Empreender? Você é um Empreendedor por Oportunidade ou.......Necessidade?
10
Uma triste realidade......Segundo o SEBRAE e o IBGE aproximadamente 68% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o terceiro ano de vida no Brasil.
11
Principais causas : Carga tributária Burocracia Falta de acesso ao crédito Falta de capacidade do Empreendedor
12
Mitos sobre Empreendedores: “ Empreendedores não são feitos, nascem” “Qualquer um pode começar um negócio” “Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes” “Empreendedores são jogadores”
13
Perfil Empreendedor Assumir riscos Identificar oportunidades Conhecimento Organização Liderança Dinamismo Otimismo Tino empresarial
14
Negócios de sucesso dependem de: Pessoas Idéias Recursos Conhecimento
15
Idéias X Oportunidades Uma idéia é uma percepção inicial de um conceito. Uma oportunidade de negócio precisa ter viabilidade mercadológica, financeira e operacional.
16
Fórum : “ Os setores terciário e quaternário serão os setores da economia que farão a diferença em termos de potencial de crescimento econômico de um país, de criação de riqueza( ou valor agregado para usar o jargão corrente da economia) e de geração empregos de qualidade e quantidade. Sobretudo o chamado setor quaternário – que é o terciário que se caracteriza pelo uso intensivo de tecnologia da informação”. NEVES, Ricardo- O Novo Mundo Digital.
17
Referencial Teórico e Links: Dornelas, José- Empreendedorismo- Transformando Idéias em Negócios, Campus, RJ, 2001. Salim, Cesár- Administração Empreendedora, Campus, RJ, 2004. Links: www.profbarcia.com www.planodenegocios.com.br www.empreenderparatodos.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.