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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Profundas transformações nos anos 90 Inovação – uma das maneira de ganhar dinheiro – construção.

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1 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Profundas transformações nos anos 90 Inovação – uma das maneira de ganhar dinheiro – construção de vantagens competitivas Aprenda a fazer inovação – a inovação não está relacionada somente com aspectos tecnológicos

2 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação As inovações podem ocorrer: Nos produtos Nas matérias primas Nos processos Nas concepções de mercado

3 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação As inovações podem ocasionar: A) Impactos econômicos limitados – abrangência da empresa e seus clientes B) Impactos econômicos ilimitados – difusão entre as empresas, setores e regiões

4 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Conceitos importantes: Tecnologia: conhecimento sobre as técnicas Técnicas: aplicação desse conhecimento em produto, processo ou método organizacional Invenção: criação de um processo, técnica ou produto inédito

5 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Conceitos importantes: Inovação: efetiva aplicação prática de uma invenção Conceito abrangente de inovação: Schumpeter – “É tudo que diferencia e cria valor a um negócio”

6 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Pode ser: Desenvolvimento de novos produtos e processos Atividade de criação de um novo mercado Exploração de uma nova fonte de suprimentos Reestruturação dos métodos da organização

7 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Objetivo: Desenvolver e criar vantagens competitivas sustentáveis Melhoria da competitividade da empresa Tempo de vida limitado (percepção do cliente e transformações do ambiente e do comportamento da demanda)

8 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Mudanças tecnológicas – grau de inovação: Incremental – melhoramento e modificação cotidiana Radical – saltos descontínuos na tecnologia de produto e processo

9 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Mudanças tecnológicas – grau de inovação: Novo sistema tecnológico – mudanças abrangentes que afetam mais de um setor, dão origem a novas atividades econômicas; com fortes mudanças organizacionais tanto no interior da firma quanto em sua relação com o mercado

10 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Mudanças tecnológicas – grau de inovação: Novo paradigma tecnoeconômico – afetam toda a economia, mudanças técnicas e operacionais, alteração do produto e do processo, criando novas indústrias e abrindo portas para novas frentes de inovação. Influência duradoura: máquina a vapor, eletricidade, microeletrônica

11 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Fatores que influenciam as mudanças tecnológicas: A) Necessidades do mercado (demanda puxa a oferta) B) Avanços da ciência (pressão da tecnologia) C) Competitividade do setor

12 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Etapas de diferenciação - inovação: Qualidade Marca / Marketing Preço Tecnologia Design Acesso

13 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp - 2012 Marketing II Inovação Etapas de diferenciação - inovação: Qualidade Marca / Marketing Preço Tecnologia Design Acesso


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