A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concorrência nos meios de pagamento eletrônicos – Status e Tendências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concorrência nos meios de pagamento eletrônicos – Status e Tendências"— Transcrição da apresentação:

1 Concorrência nos meios de pagamento eletrônicos – Status e Tendências
Brasília, 10 de setembro de 2014 Caio Mário da Silva Pereira Neto Professor de Direito Econômico da FGV SP

2 Agenda Breve histórico
Características do Mercado Histórico Recente Evolução da estrutura de mercado e padrão competitivo Bandeiras Emissão Credenciamento Facilitação online Mobile Payment

3 Características e histórico

4 Características do Mercado
Típico mercado de 2 lados Efeitos de rede Necessidade de equilíbrio da plataforma Grandes investimentos para criar massa crítica

5 Histórico Recente Estrutura histórica: uniadquirência
VISANET credenciava transações com Visa Redecard credenciava transações com Mastercard Jul/2006 – BACEN/SDE/SEAE celebram convênio para estudar o setor 2009 – Consulta Pública do “Relatório sobre a indústria de cartões de pagamento” (pub. Maio/2010) Foco importante na ponta de credenciamento/adquirência Intensas transformações competitivas desde 2010

6 Histórico Recente 2009/2010: Discussão e implementação de autorregulação do mercado (ABECS) Dez/2009: TCCs celebrados entre CADE, Visa e VISANET Jul/2010: Multiadquirência 2011: Criação da Bandeira Elo 2011/2013: JV entre bandeiras/ emissores/ credenciadoras e telcos para desenvolver mobile payment 2011/2013: Entrada e crescimento de credenciadoras (GetNet-Santander / Elavon / First Data / Stone etc.) 2013: Criação da Bandeira Hiper 2013: MP 615/2013 // Lei /2013 – Regulação de arranjos de pagamentos pelo BACEN

7 Evolução de estrutura de mercado e Tendências

8 Estrutura de mercado – Bandeiras
Principais players continuam sendo Visa e Mastercard Novos players começam a criar uma franja competitiva (outras incluem: Elo, Hiper, Amex, Diners, etc.) Fonte: BACEN

9 Estrutura de mercado – Emissão
Mercado competitivo – rivalidade Fonte: Cardmonitor Obs: Faturamento Itaú+Credicard

10 Estrutura de mercado – Credenciamento
Crescimento de novos entrantes – aumento da competição Busca por diferenciação e valor agregado via lançamento de novos produtos/serviços ao consumidor Crédito pessoal direto no POS, serviços de gestão, novas tecnologias/aplicativos de captura etc. Novos entrantes: Santander/GetNet Elavon FirstData Global Payments Stone Banrisul Banpará Banestes Fonte: BACEN

11 Estrutura de mercado – Credenciamento
Fonte – ABECS

12 Estrutura de mercado – Facilitação / Mobile
Mercado de facilitação online está evoluindo – potencial integração com credenciamento Evolução de TI e modelo de negócio das facilitadoras ajuda Agregam outros serviços Mobile payments está estruturado em parcerias, mas com desenvolvimento ainda incerto BB/Oi | Mastercard/Telefônica (Zuum) | Bradesco/Claro, etc. Crescimento relevante em outros países (M-Pesa)

13 Algumas Tendências Alto nível de inovação no mercado – tecnologia, soluções e serviços Interoperabilidade (art. 7º, I da Lei /2013 e art. 2º, III e IV da Circular 3.682/2013 – previsão regras claras e não discriminatórias / flexibilidade) Diversas estratégias possíveis: modelos de 3 pontas, 4 pontas e variações multiadquirência / multicaptura (VAN) diferentes graus de integração adquirente-banco Incremento de eCommerce Integração com serviços de valor agregado Mobile e wallet – novas fronteiras

14 Conclusões Diversos segmentos do mercado de meios de pagamento eletrônico enfrentam momento de transição Lançamento e desenvolvimento de novos produtos Diminuição de taxas e aumento de opções aos consumidores Interoperabilidade Num momento de transição, flexibilidade de modelos é importante para que a competição se intensifique Diversidade é saudável Mercado muito dinâmico – incerteza Nesse contexto, atuação regulatória/antitruste de Bacen e CADE deve ser cuidadosa para evitar efeitos adversos

15

16 Obrigado


Carregar ppt "Concorrência nos meios de pagamento eletrônicos – Status e Tendências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google