A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém)."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).
Comunicação Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).

3 Comunicação Participar Fazer Saber Tornar comum Communicare

4 Comunicação Dia-a-dia Jornal Televisão Teatro

5 O processo de comunicação
O transmissor codifica a mensagem A mensagem é transmitida via meio de comunicação O receptor decodifica a mensagem O receptor fornece feedback para o transmissor

6 O processo de comunicação
EMISSOR Meio Mensagem RECEPTOR Codifica- ção Decodifi- cação Ruído Resposta Feedback

7 Ruídos Quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada

8 Esses ruídos podem ser Decorrentes do emissor:
Falta de clareza nas idéias Comunicação múltipla Problemas de codificação Bloqueio emocional Hábitos de locução Decorrentes do receptor: Audição seletiva Desinteresse Avaliação prematura Preocupação com a resposta Crenças e atitudes Preconceitos Experiências anteriores Atribuição de intenções Comportamento defensivo

9 Comunicação Situação de comunicação Situação de interpretação

10 Comunicação Esta pessoa se vestes desta forma para comunicar algo?

11 E esta?

12 Tipos de Comunicação Comunicação espontânea

13 Tipos de Comunicação Comunicação Profissional

14 Comunicação Profissional
Persuasiva

15 Comunicação Profissional
Artística Cultural

16 Comunicação Profissional
Jornalística

17 Comunicação Profissional
Educativa

18 Tipos de Comunicação Órgão Sensorial Visão

19 Tipos de Comunicação Órgão Sensorial Sonoro

20 Tipos de Comunicação Órgão Sensorial Tátil

21 Odores Tipos de Comunicação Órgão Sensorial
Após perder o marido, ela guardou um luto muito prolongado e sofrido. Depois acalmou-se e, três anos mais tarde, decidiu enfim colocar em ordem os negócios do falecido. Os primeiros dias de organização transcorreram sem problemas, até que ela abre um certo armário: de repente, a imagem do marido volta-lhe à mente com uma sensação intensa de presença. Ela prorrompeu em lágri­mas e esse retorno brutal do sofrimento a espantou. Descobriu então, no fundo do armário, uma sacola para esportes que, bem fechada, conservara o cheiro do marido.

22 Tipos de Comunicação Órgão Sensorial Gustativo

23 O processo de comunicação
O transmissor codifica a mensagem A mensagem é transmitida via meio de comunicação O receptor decodifica a mensagem O receptor fornece feedback para o transmissor

24 Elementos da Comunicação
Emissor O transmissor codifica a mensagem

25 Elementos da Comunicação
Receptor O receptor decodifica a mensagem

26 Elementos da Comunicação
Mensagem Não é necessariamente o que o emissor quis dizer

27 O processo de comunicação
EMISSOR Meio Mensagem RECEPTOR Codifica- ção Decodifi- cação Ruído Resposta Feedback

28 Elementos da Comunicação
SINTONIA Quando do predomínio da psicologia pavloviana, Birioukov queixava-se de um castor, sensível à menor variação de luz ou ao mais discreto estalido de galho, que não reagia ao "poderoso estímulo da acetona". Este episódio revela a armadilha de todo pensamento antro­pocêntrico: como a acetona me estimula vigorosamente, a mim, que possuo um nariz e um cérebro, deveria fazer o mesmo com o castor, que também possui um nariz e um cérebro. Este pensamento analógico constitui um modo fundamental de todo pensamento, mas comporta um risco totalitário, pois atribui aos outros um mundo mental da mesma natureza que o seu, implicando a existência de apenas um mundo mental, precisamente o seu!

29 Elementos da Comunicação
Semiótica É o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente. A semiótica ajuda a entender como as pessoas interpretam mensagens, interagem como objetos, pensam e se emocionam.

30 Elementos da Comunicação
Signos Tijolos que formam a comunicação

31 Elementos da Comunicação
Código É a linguagem que é usada

32 Tudo, então, pode criar signos

33 O discurso com certeza é mais importante do que sua função, já que a intenção é bem mais impressionar do que combater.

34

35

36


Carregar ppt "Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google