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PublicouManuela Neto Alterado mais de 9 anos atrás
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CONTROLE DE QUALIDADE INTRODUÇÃO
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A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço. Como podemos definir a qualidade?
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Se a expectativa for maior que a sua percepção do produto, a qualidade percebida é POBRE; Se a percepção do produto for maior que a sua expectativa, a qualidade percebida é ALTA; Se a percepção do produto atende às expectativas, a qualidade percebida é ADEQUADA. Como podemos definir a qualidade?
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O conceito atual de qualidade, reflete a melhor forma de atender as necessidades de consumo do mercado, em função da finalidade de uso e do preço de venda do bem de consumo ou serviço a ofertar ao referido mercado. CONCEITO DE QUALIDADE
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A QUALIDADE é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento. Na produção de alimentos: higiene e segurança alimentar; ecologia; aspectos sociais; características nutricionais; presença de defensivos agrícolas; utilização de hormônios... CONCEITO DE QUALIDADE
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VANTAGENS Redução de custos; Direcionamento correto; Novas oportunidades; Clima de participação; Novos mercados; Retorno compensador.
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físicas: temperatura, cor, densidades absoluta e aparente, peso unitário, dimensões unitárias (comprimento, largura, espessura, diâmetro), consistência, pressão, entre outros. químicas: acidez, lipídio, glicídio, protídio, umidade, RMF,RS, açúcares redutores e totais, dióxido de enxofre, atividade enzimática, poder gelificante de pectina, entre outras. físico-químicas: pH, Brix, viscosidade, índice de refração, ponto de ebulição, ponto de fusão, entre outras. microbiológicas : teste de incubação, contagem de bolores/leveduras, contagem de coliformes totais e fecais, pesquisa de salmonella, entre outras. Características de Qualidade em Alimentos
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Controle, por sua vez, consiste em um sistema preventivo para manter o produto ou serviço dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido. CONTROLE DE QUALIDADE
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O Controle de Qualidade pode ser considerado sob 3 aspectos: 1.Matéria-prima, insumos e ingredientes; 2. Processo e pessoal; 3. Produto acabado. CONTROLE DE QUALIDADE
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Era da Inspeção Produtos são verificados um a um Cliente participa da inspeção Inspeção encon-tra defeitos, mas não produz qualidade Era do Controle Estatístico Produtos são verificados por amostragem Departamento especializado faz inspeção da qualidade Ênfase na locali- zação de defeitos Era da Qualidade Total Processo produ- tivo é controlado Toda empresa é responsável Ênfase na prevenção de defeitos Qualidade assegurada EVOLUÇÃO
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QCAMSQCAMS QCAMSQCAMS QUALIDADE como um conjunto amplo de requisitos e não apenas restrito às características intrínsecas de um produto; a um CUSTO acordado e que agregue valor ao cliente; com condições de ATENDIMENTO perseguidas e cumpridas o tempo todo (prazo e quantidade); num relacionamento que preserve a MORAL entre todas as partes envolvidas; garantindo SEGURANÇA a todas as partes envolvidas.
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OBJETIVO DO CQ Atingir um padrão de qualidade do produto ou serviço tão bom e consistente ao longo do tempo, quanto compatível com o mercado para o qual é designado, ao preço que este mercado está disposto a pagar.
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ATRIBUIÇÕES DO As atribuições de um sistema efetivo de controle são: otimizar o desejo de compra do produto ou serviço; reduzir as perdas pela prevenção de erros; aumentar a eficiência do processo pelo uso da informação produzida pelos testes de qualidade;
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ATRIBUIÇÕES DO CQ reduzir reclamações de compradores e salvaguardar a imagem e credibilidade da marca; ajudar na redução de custos desde da matéria- prima, insumos e operações de processamento; garantir a segurança do produto p/ o usuário quanto a riscos à saúde;
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