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PublicouCecília Andrade Alterado mais de 10 anos atrás
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Visões do uso do espaço Visão tradicional (psicológica) Homem - via - veículo Acidente = fatalidade ou irresponsabilidade Visão alternativa (sociológica) Cidade = ambiente construído Acidente ambiente
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Causas Estruturais Ambiente construído adaptação irresponsável não educação/contradição impunidade Perigoso em qualquer lugar
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Ambiente político decisão pró-auto democracia/cidadania frágeis Causas Estruturais Ambiente técnico visão fatalista x “questão” falta de tradição técnica falta de obrigação legal
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Custos Sociais dos Acidentes (São Paulo) Vítimas Mortos Feridos 2.300 57.700 Ficaram no Hospital 11.000 (129.000 dias) leves/moderados 48.800 Pós-Hospitalar (1.100.000 dias) sérios/críticos recuperados - 3.050 irreversíveis - 5.850 8.900 60.000
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Direito à segurança Trânsito como problema municipal Responsabilidade legal das autoridades Segurança é questão ambiental grave Pressupostos cidadania
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Perguntas centrais 1. 1. Quais são os custos? Geração Natureza 2. 2. Quem os paga? Responsabilidade Equidade 3. 3. Como dividi-los? Política Distribuição 4. 4. Como organizar espaço eqüitativo e sustentável?
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Dados e análises de 2003 (municípios com mais de 60 mil habitantes) Apoio
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Patrimônio investido na mobilidade R$ 1 Trilhão (Valores de equipamentos novos)
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Divisão Modal 144 milhões viagens/dia 19,1 milhões de veículos (autos 70%)
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Proporção de Uso da Via por Modo
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Trânsito – Infra-Estrutura/Vias Tratamento Especial Extensão (km) Parcela do Sistema Viário (%) Ônibus4100,14 Pedestre710,02 Ciclistas4260,15 Extensão total de vias: 282.000 km
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Custo total anual: R$ 4,2 bilhões
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Custo total anual: R$ 4,8 bilhões
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Características da motocicleta Grande flexibilidade/praticidade Custo reduzido Mas... Alta periculosidade Elevada emissão de poluentes
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Características sociais e econômicas Atraente para jovens Representa oportunidade de trabalho Conseguiu liberdade de circulação É relativamente muito barata Entrou nas vias após o automóvel Ásia
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Questão central Como ela deve se encaixar na política de mobilidade?
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Vendas 2005: autos - 1,5 milhão motos – 1 milhão
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Comparação de atratividade de modos (viagem porta-a-porta de 9 km - 2003) Tempo de viagemÔnibusAuto Moto acesso a pé 12 2 2 espera 6 0 0 no veículo 25 18 14 total 43 20 16 Custo (R$) 1,4 1,8 0,45 0,7 (VT) fator 1 1,3 0,3
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Modo Índices por pass-km EnergiaPoluição Custo total Área de via ônibus1111 moto1,914,03,94,2 auto4,56,48,06,4
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Impactos da mudança no uso dos modos
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Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Pressupostos da mudança Pressupostos da mudança Re-publicizar o espaço Segurança e ambiente como prioridades Dividir espaço de forma eqüitativa Limitar uso inadequado ou indesejado
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