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Gerenciamento de Risco
Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos
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Roteiro Conceitos Gerais de Risco Planejamento dos Riscos
Identificação dos Riscos Análise Qualitativa Análise Quantitativa Respostas aos Riscos Monitoramento e Controle dos Riscos
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Metodologia \ Avaliação
Apresentação de Conceitos Atividades de Estudo de Caso em Grupos Discussão dos Estudos de Caso Avaliação: Apresentação final dos estudos de caso
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Conceitos Gerais de Riscos
Riscos são eventos incertos!!! Preciso gerenciar as incertezas? Quanto as incertezas podem afetar o projeto? Quais incertezas precisam ser tratadas?
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Conceitos Gerais de Riscos
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Conceitos Gerais de Riscos
Componentes do Risco: Causa e Efeito Causa possui uma Probabilidade: Chance do evento ocorrer Efeito possui um Impacto: Prejuízo caso o evento ocorra Risco = Probabilidade X Impacto
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Gerenciamento de Riscos
11.1 Planejar o gerenciamento de riscos 11.2 Identificar os riscos 11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos 11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos 11.5 Planejar as respostas aos riscos 11.6 Monitorar e controlar os riscos
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Gerenciamento de Riscos
Fase Inicial Fases Intermediárias Fase Final Recurso/ Custo Tempo Planejamento Controle Identificação Análise Gerência de Riscos Resposta 8
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11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos
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1. Planejar o gerenciamento dos riscos
Define como conduzir o gerenciamento dos riscos Tem como objetivo definir: Metodologia Responsabilidades Orçamento Prazos Categorias de risco Métricas para probabilidade e impacto
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1. Planejar o gerenciamento dos riscos
Entradas Documentos diversos de planejamento do projeto, como: Escopo Custos Cronograma Comunicação Etc...
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1. Planejar o gerenciamento dos riscos
Ferramentas e técnicas .1 Análise e reuniões de planejamento Com base nas entradas, monta-se o plano de gerenciamento de risco: Metodologia Responsabilidades Orçamento Prazos Categorias de risco Métricas para probabilidade e impacto
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FONTES DE RISCO
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CATEGORIAS DE RISCO
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Estrutura Analítica de Risco – EAR
De onde podem surgir riscos para o projeto Categorias 15
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Exemplo de Tecnologia da Informação
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Escala para Definição de Impacto
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Escala para Definição de Probabilidade
Deve-se determinar uma escala:
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Matriz de Risco (Prob X Impacto)
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1. Planejar o gerenciamento dos riscos
Saída .1 Plano de gerenciamento de riscos Metodologia. Funções e responsabilidades. Orçamentação. Tempos. Categorias de risco. Definições de probabilidade e impacto de riscos. Matriz de probabilidade e impacto.
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11.2 Identificar os Riscos
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2. Identificar os riscos Processo onde são levantados os riscos que podem afetar o projeto e registro de suas características. “Risco pode ser um evento positivo ou negativo para o Projeto.”
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2. Identificar os riscos Entradas (Todas as informações sobre o projeto!!!) .1 Plano de gerenciamento de riscos .2 Estimativas de custos das atividades .3 Estimativas de duração das atividades .4 Linha de base do escopo do projeto .5 Registro de partes interessadas .6 Plano de gerenciamento dos custos .7 Plano de gerenciamento do cronograma .8 Plano de gerenciamento da qualidade .9 Documentos do projeto .10 Fatores ambientais da empresa .11 Ativos de processos organizacionais
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2. Identificar os riscos Ferramentas e técnicas
.1 Revisões da documentação .2 Técnicas de coleta de informações .3 Análise de listas de verificação .4 Análise das premissas .5 Técnicas de diagramas .6 Análise SWOT / FOFA .7 Opinião Especializada
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Exemplo - Identificação
Registro de Risco
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Exemplo - Identificação
Descrição – Os sistemas de informação podem ser paralisados pela manutenção inadequada de Tecnologia da Informação; Causa – Manutenção Inadequada; Efeito – Parada dos sistemas de informação;
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2. Identificar os riscos Saída Lista de riscos identificados.
.1 Registro dos riscos Lista de riscos identificados. Lista de respostas possíveis (opcional).
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Atividade 1 – Identificar os riscos
Enumere os riscos potenciais de seu projeto com base na EAR abaixo, EAP e escopo de seu projeto.
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11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos
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3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
Processo de priorização de riscos através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
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3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
Entradas .1 Registro dos riscos .2 Plano de gerenciamento de riscos .3 Declaração do escopo do projeto .4 Ativos de processos organizacionais
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3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
Ferramentas e técnicas .1 Avaliação probabilidade e impacto dos riscos .2 Matriz de probabilidade e impacto .3 Avaliação da qualidade dos dados sobre riscos .4 Categorização de riscos .5 Avaliação da urgência dos riscos .6 Opinião Especializada
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Matriz de Risco e Escala para Análise Qualitativa
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Exemplo - Qualitativo Registro do grau de probabilidade e impacto dos riscos 34
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Exemplo - Qualitativo Descrição – Os sistemas de informação podem ser paralisados pela manutenção inadequada de Tecnologia da Informação; Causa – Manutenção Inadequada; Efeito – Parada dos sistemas de informação; Probabilidade – “3-Moderado” – 2 pontos Impacto – “2-Alto” – 3 pontos Grau de Risco – 5 pontos – “2-Alto” Avaliado pela classificação da cor na matriz de risco!!!
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3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
Saída .1 Registro de riscos (atualizações) Classificação dos riscos. Causas dos riscos. Lista de riscos que exigem resposta a curto prazo.
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Atividade 2 – Qualificar os riscos
Qualifique os riscos de seu projeto com base na matriz e escala sugeridas.
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11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos
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4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
Processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
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4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
Entradas .1 Registro dos riscos .2 Plano de gerenciamento dos riscos .3 Plano de gerenciamento dos custos .4 Plano de gerenciamento do cronograma .5 Ativos de processos organizacionais
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4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
Ferramentas e técnicas .1 Técnicas de coleta e apresentação de dados .2 Técnicas de modelagem e análise quantitativa de riscos .3 Opinião especializada
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Exemplo - Quantitativo
Registro do grau de probabilidade e impacto dos riscos 42
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Exemplo - Quantitativo
Descrição – Os sistemas de informação podem ser paralisados pela manutenção inadequada de Tecnologia da Informação; Causa – Manutenção Inadequada; Efeito – Parada dos sistemas de informação; Probabilidade – 10% Impacto – 2 Dias de parada = R$ 8 mil Valor Esperado VME – R$ 800,00 VME = (10% * 8 mil) = R$ 800,00
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Exemplo – Total do Projeto
Valor base do projeto = $ ,00 Lista dos Eventos de Risco Quantificados Descrição Probab. Impacto Valor Esperado Fornecedores entram em 50% $ $ (+) greve durante o projeto Protótipo funciona (direto) 20% $ $ (-) Inundações % $ $ (+) Valor Esperado dos Riscos do Projeto $ (+) Valor Esperado do Projeto = $ ,00 44
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Exemplo – Total do Projeto
Valor Base = $ Custos Fixos Custos Variáveis Despesas Custo Total do Projeto Preço Final do Projeto Margem Ameaças = ( + ) Oportunidades = ( - ) 45
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Exemplo – Total do Projeto
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4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
Saída .1 Atualizações do registro dos riscos Análise probabilística do projeto. Lista priorizada de riscos quantificados.
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Atividade 3 – Análise Quantitativa
Realize uma análise de risco quantitativa para os principais riscos qualificados em seu projeto Defina: % probabilidade $ impacto estimado Valor Monetário Esperado – VME
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11.5 Planejar as Respostas aos Riscos
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5. Planejar respostas aos riscos
Processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
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5. Planejar respostas aos riscos
Entradas .2 Registro dos riscos .2 Plano de gerenciamento dos riscos
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5. Planejar respostas aos riscos
Ferramentas e técnicas .1 Estratégias para riscos negativos ou ameaças .2 Estratégias para riscos positivos ou oportunidades .3 Estratégia de respostas de contingências .4 Opinião Especializada
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Respostas para Riscos Controlar (mitigar): modificar através da implantação de controles. Aceitar o risco. Evitar (eliminar)o risco: ex. mudar a empresa de local geográfico Transferir: ex. contratar seguros.
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5. Planejar respostas aos riscos
Saídas .1 Atualizações dos registro dos riscos .2 Decisões contratuais relacionadas a riscos .3 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto .4 Atualizações dos documentos do projeto
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Atividade 4 – Respostas aos riscos
Defina respostas para os riscos, classificando-as em: evitar, aceitar(assumir), controlar (mitigar) ou transferir
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11.6 Monitorar e Controlar os Riscos
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Gerenciamento de Riscos
Fase Inicial Fases Intermediárias Fase Final Recurso/ Custo Tempo Planejamento Controle Identificação Análise Gerência de Riscos Resposta 57
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6. Monitorar e controlar riscos
Processo de implementação dos planos de resposta aos riscos, com acompanhamento dos riscos identificados.
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6. Monitorar e controlar riscos
Entradas .1 Registro dos riscos .2 Plano de gerenciamento do projeto .3 Informações sobre o desempenho do trabalho .4 Relatórios de desempenho
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6. Monitorar e controlar riscos
Ferramentas e técnicas .1 Reavaliação de riscos .2 Auditorias de riscos .3 Análise das variações e tendências .4 Medição do desempenho técnico .5 Análise das reservas .6 Reuniões de andamento
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6. Monitorar e controlar riscos
Quando fazer: Periodicamente; Quando houver mudanças; Quando um risco realmente ocorrer; Em pontos de decisão do projeto; O que fazer: Disparar as ações previamente definidas!!!
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6. Monitorar e controlar riscos
Saídas Atualizações para .1 Registro de riscos .2 Ativos de processos organizacionais .3 Plano de gerenciamento do projeto Solicitações de mudanças .3 Ações corretivas .4 Ações preventivas .5 Atualizações dos documentos do projeto
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Atividade Final paulofernando@furb.br ou paulosilva@trackerti.com
Documentos de Análise de Risco: Identificação dos Riscos (atividade 1) Análise Qualitativa (atividade 2) Análise Quantitativa (atividade 3) Respostas aos Riscos (atividade 4) ou Apresentar ou entregar, conforme disponibilidade!!!
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Roteiro Conceitos Gerais de Risco Planejamento dos Riscos
Identificação dos Riscos Análise Qualitativa Análise Quantitativa Respostas aos Riscos Monitoramento e Controle dos Riscos
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Metodologia \ Avaliação
Apresentação de Conceitos Atividades de Estudo de Caso em Grupos Discussão dos Estudos de Caso Avaliação: Elaboração e entrega dos estudos de caso
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Gerenciamento de Risco
Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos
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