A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 04 Prof. Fábio Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 04 Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 04
Prof. Fábio Diniz

2 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
GESTÃO DE PROJETOS

3 Na aula anterior Project Charter. EAP / WBS. MS Project.
Diagrama de Precedência. Antecipações a Atrasos.

4 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Continuação da aula anterior. Aplicando técnicas de gerenciamento de projetos apoiado por ferramenta computacional. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

5 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Documento que autoriza formalmente o projeto. Concede ao gerente a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.

6 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Utilizar sempre que usar um novo projeto. Permite definir os objetivos e quais as fronteiras do projeto, bem como o produto final.

7 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Empresa de Gestão de Projetos Teleport LTDA Elaborado Por: Dados Aprovado Por : Versão 0.1 Justificativa Nome do Projeto Termo de Abertura do Projeto ( Project Charter) Objetivos do Projeto Justificativa

8 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Gerente do Projeto Nome Atribuições Descrição Preliminar do projeto Cronograma do projeto (Resumo)

9 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Orçamento Básico Quant. Produtos/ Serviços Premissas Suposições que são consideradas verdadeiras Restrições Destaque fatores que limitarão as opções da equipe, em que o gerente de projeto não tenha autonomia, onde possivelmente solicitará apoio do patrocinador. Ex: Cláusulas contratuais, orçamento predefinido, datas, impostos, etc.

10 Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Deve conter ainda: Requisitos que satisfaçam as necessidades do cliente; Stakeholders do projeto e seus papeis com respectivas responsabilidades; Cronograma macro dos marcos do projeto.

11 Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
Ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis. Ou seja, entende o projeto como um todo através de suas partes. Do inglês WBS (Work Breakdown Structure).

12 Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
O objetivo da EAP é fornecer ilustrações detalhadas do escopo do projeto. Criando estimativas de custos e cronograma, e monitorando seu progresso. Deve ser completa, organizada e pequena o suficiente para tornar possível a medição do progresso, mas não detalhada o suficiente para se tornar, ela mesma, um obstáculo a realização do projeto.

13 MS Project Poderoso aplicativo (software) de gerenciamento de projetos produzido pela Microsoft. Versão mais atual: MS Project Professional 2013. A ferramenta disponibiliza recursos para o planejamento, execução e controle adequado do projeto.

14 MS Project Possibilita a identificação de tarefas críticas, a análise de variação do prazo/custo e superalocação de mão de obra. Cria e modifica tarefas para atingir seus objetivos. Permite também que o time do projeto visualize relatórios, gráficos de andamento ou até filtros com informações específicas.

15 MS Project Recalcula rapidamente os cronogramas e permite-lhe ver como as mudanças em uma parte do projeto podem afetar o seu Job. Montem sob controle as novas tarefas, tarefas obsoletas, datas intermediárias que afetam outras tarefas ou disponibilidade irregular de um recurso, por exemplo.

16 MS Project Para o MS Project um projeto típico possui três componentes básicos que definirão as suas fases: Tarefas Marcos Recursos

17 MS Project Tarefas: Define quem realizará a tarefa e em qual duração.
Exemplos: - Entregar os materiais; - Instalar o sistema; - Colocar o piso.

18 MS Project Marcos: Representa um evento ou condição que marca a execução de um grupo de tarefas relacionadas ou o término de uma fase do projeto. Exemplos: - Canteiro de obras pronto; - Sistema de segurança ligado; - Piso rejuntado.

19 MS Project Recursos: Todos recursos envolvidos na montagem e execução de um projeto. Exemplo: - Pessoas: professores, fornecedores, programadores. - Equipamentos: copiadora, impressora. - Instalações: sala de reunião, Laboratório.

20 VÍDEO: MS Project 2013 – Visão Geral

21 Método do Diagrama de Precedência
Representa graficamente todas as atividades do projeto, com suas respectivas dependências. Dependência é um relacionamento entre o termino de uma atividade e ou começo de uma outra (e vice-versa) e reflete o relacionamento de uma causa - efeito - entre duas atividades.

22 Método do Diagrama de Precedência
Como Predecessor, temos a atividade independente que direciona (direcionador) e no sucessor como a atividade dirigida dependente (seguidor). Assim para encontrar o predecessor, a perguntar para fazer é "qual atividade dirige a outra atividade?".

23 Método do Diagrama de Precedência
Fim – Início: Fim – Fim: Início – Início: Início – Fim: B só inicia quando A termina A B A B só termina quando A termina B B inicia junto com A A B B só termina quando A inicia A B

24 Antecipações e Atrasos
Lead Time (Tempo de Antecipação) é a antecipação do início de uma atividade sucessora. Ex: Para agilizar a reforma da casa, 1 dia antes de finalizar a preparação das paredes, iremos realizar a 1ª ademão, pois, mais de 50% das paredes já estarão prontas para isso. A atividade 1ª ademão tem um Lead Time de 1 dia em relação a atividade predecessora Finalizar a Preparação das Paredes.

25 Antecipações e Atrasos
Lag Time (Tempo de Espera) é a postergação do início da atividade sucessora. Ex: Para iniciar a 2ª demão é necessário esperar 4 horas depois da 1ª demão. A atividade 2ª ademão tem uma lag time de 4 horas em relação a atividade predecessora 1ª ademão.

26 Antecipações e Atrasos
Sequência Normal: Sequência Antecipada: Sequência com retardo: A B A B A B

27 VÍDEO: Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

28 Momento DPF!! - E, saiba informática!!!! Saiba inglês!
Trabalhe Network! Faça cursos (a cada dois anos)... - E, saiba informática!!!!

29 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
ATIVIDADE

30 * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA
ATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

31 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!!
FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 04 Prof. Fábio Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google