A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

2 METODOLOGIAS TRADICIONAIS
Compartimentalização do conhecimento em campos altamente especializados, para obter eficiência técnica. Docente: transmissor de conteúdos. Discente: retenção e repetição. Avaliação: somativa.

3 METODOLOGIAS ATIVAS Processos de ensino-aprendizagem que priorizam a participação ativa de educandos e educadores na construção do conhecimento. Docente (tutor): problematização como estratégia Discente: liberdade e autonomia. Avaliação: processual e formativa.

4 Metodologia Tradicional
Metodologia Ativa Centrada no professor Centrada no aluno Professores capacitados em conteúdos Professores capacitados em educação integral Trabalho isolado Trabalho em equipe Orientada por conteúdos Orientada por competências Transmissão de informações e memorização. Construção do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e atitudes. Ensinar-aprender com observação passiva dos estudantes. Aprender a aprender com participação ativa dos estudantes. Avaliação somativa ao final das unidades. Avaliação formativa, com retornos constantes ao longo das unidades.

5 JOHN DEWEY “A mais importante atitude a ser formada é a do desejo de continuar a aprender” Princípios: Atividade, Utilidade, União dos Meios e Fins, Democracia, Científico. Problemas ou situações que geram dúvidas, desequilíbrios ou perturbações intelectuais. Valorizar experiências concretas para soluções criativas.

6 PBL ou ABP Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino integrado e integrador de conteúdos referentes aos problemas relativos a uma futura profissão dos alunos.

7 PBL – SETE PASSOS . 7 Rediscussão dos avanços de conhecimento
Estudo individual Definição dos objetivos de aprendizagem Selecionar explicações plausíveis para o caso Explicações com base no conhecimento prévio Identificar as questões propostas pelo enunciado Discutir o problema elaborado pelo professor

8 APLICAÇÃO - PBL Problema especificamente elaborado
Descrição neutra do fenômeno em estudo Objetivo cognitivo definido Controle dos resultados - alteração do problema Hipóteses partindo de conhecimentos prévios Grupo discute ao início e ao fim - conhecimento

9 PBL - Observações A elaboração de problemas adequados ao conhecimento prévio dos alunos exige alto grau de especialização. O método representa uma mudança profunda para o hábito dos discentes. Cada hora de tutoria geralmente requer quase quinze horas de preparo, principalmente nas primeiras turmas – (remuneração?) A tutoria deve ser realizada idealmente para cada grupo de dez alunos – ou menos.

10 PROBLEMATIZAÇÃO A Problematização estuda problemas retirados de um cenário real, em todas as suas contradições e desafios cognitivos. Uma das referências de utilização é o Arco de Maguerez.

11 PROBLEMATIZAÇÃO Observação da realidade: levantamento do maior número possível de dados. Definição de pontos-chave e redação do problema. Teorização: etapa do estudo e da investigação. As informações são tratadas, analisadas e avaliadas. Hipóteses de solução, construídas após estudo e reflexão. Aplicação prática das decisões tomadas. Ação – Reflexão – Ação transformadora Prática – Teoria – Prática

12 PROBLEMATIZAÇÃO Cursos de Enfermagem e formação de professores constituem os maiores usuários da metodologia. Novas experiências em Engenharia e Artes. O grupo discente deve ser pequeno para maior aproveitamento. A experiência docente propicia uma melhor seleção de casos para os conhecimentos prévios do aluno.

13 PROBLEMATIZAÇÃO - Observações
Problema identificado em campo Outros problemas como desdobramento Não há controle dos resultados Hipóteses formuladas após o estudo na Teorização Grupo trabalha junto o tempo todo, sob supervisão docente – grande proximidade.

14 CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS
TRADICIONAL PBL PROBLEMATIZAÇÃO Ensinar Aprender Aprender a aprender Aprender fazendo Disciplinas estanques Problemas planejados para aprendizagem Problemas oriundos da realidade Aulas expositivas Tutorias Realidade como campo de atuação Aluno passivo – Professor central ao processo Aluno central ao processo– Professor facilitador (tutor) Aluno central ao processo- Professor instrutor e comunidade participante Prática em laboratórios específicos Prática em laboratórios multifuncionais Prática em cenários reais Avaliação somativa Avaliação formativa e somativa

15 CONCLUSÕES “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo.” Confúcio (séc. VI a.C.)

16 CONCLUSÕES A Escola deve mudar profundamente ao longo do século XXI. Fundamentos da Educação incluirão práticas de solução de problemas, estímulo à criatividade, inovação e aprendizagem ao longo da vida. O Professor continua essencial.

17 OBRIGADA. Profª Wanda Camargo


Carregar ppt "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google