Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaquel Barreira Alterado mais de 9 anos atrás
1
DESAFIOS DA EMPRESA BRASILEIRA NA COMPETIÇÃO GLOBAL
JOSÉ (JOE) SANTOS “PROFESSOR OF PRACTICE IN GLOBAL MANAGEMENT” – INSEAD, FRANÇA SÃO PAULO, 1 DE DEZEMBRO DE 2010
2
Revelação do Desempenho
TRÊS DESAFIOS: Globalização Revelação do Desempenho Qualidade de Gestão 2
3
Da Globalização A internacionalização num mundo global é diferente 3
4
Da Globalização Abertura + Interdependência
A internacionalização num mundo global é diferente Abertura + Interdependência 4
5
Exportação ≠ Internacionalização
Da Globalização Exportação ≠ Internacionalização 5
6
Integração global domina estratégia de internacionalização
Da Globalização Integração global domina estratégia de internacionalização 6
7
Parcerias internacionais predominantes
Da Globalização Parcerias internacionais predominantes 7
8
estratégia de negócio global
Da Globalização Empresas locais com estratégia de negócio global 8
9
Competição global em casa
Da Globalização Competição global em casa 9
10
Da Globalização A internacionalização num mundo global é diferente
Exportação e internacionalização são profundamente distintas Integração global domina estratégia de internacionalização Parcerias internacionais com papel predominante Empresas locais com estratégia de negócio global Competição global em casa 10
11
Da Revelação do Desempenho
A empresa tem desempenho superior e capacidade de competir? Localmente? Globalmente? 11
12
Da Revelação do Desempenho
Descobrir objetivamente se a empresa tem vantagem competitiva local ou global 12
13
Da Revelação do Desempenho
Avaliar o desempenho relativo da empresa: o valor econômico (para o cliente e para a sociedade) e o valor financeiro (para o acionista) Uma empresa pode ser lucrativa sem ter vantagem competitiva Posição de poder no mercado local Desempenho relativo a referências de excelência mundial 13
14
Da Revelação do Desempenho
Identificar a origem da vantagem competitiva Contexto local, organização e estratégia da empresa ao longo do tempo Vantagem nacional e Brasil com vantagem global no negócio – ou vantagem metanacional 14
15
Da Revelação do Desempenho
A empresa tem desempenho superior e capacidade de competir? Localmente? Globalmente? Descobrir objetivamente se a empresa tem vantagem competitiva local ou global Avaliar o desempenho relativo da empresa: para o cliente e para a sociedade; e para o acionista Identificar a origem da vantagem competitiva: nacional ou metanacional? 15
16
Da Qualidade de Gestão 16
17
Da Qualidade de Gestão Gestores (diretores, gerentes executivos,…) qualificados serão o recurso mais escasso no futuro próximo Dar mais atenção aos atributos e capacidades da organização da empresa A empresas não precisa crescer em quantidade mas sim em qualidade 17
18
A gestão num mundo global requer novas capacidades e aptidões
Da Qualidade de Gestão A gestão num mundo global requer novas capacidades e aptidões Gerir a inovação global: combinar saberes de excelência mundial (onde quer que estejam) Desenvolver novos produtos para e com os clientes e usuários mais avançados do Mundo (onde quer que estejam) Gerir em equipes virtuais globais 18
19
Da Qualidade de Gestão Gestores (diretores, gerentes executivos,…) qualificados serão o recurso mais escasso no futuro próximo A gestão num mundo global requer novas capacidades e aptidões 19
20
Muito Obrigado. 20
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.