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ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga 25-01-2011.

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1 ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS
Braga

2 Instituição Particular de Solidariedade Social, sita em Coles de Samuel, freguesia de Samuel, concelho de Soure, distrito de Coimbra.

3 Missão e Visão Missão Visão
A ACRSS tem como principal missão, contribuir para o desenvolvimento local e endógeno da sua região de influência, através do apoio à infância, à integração social e comunitária, protecção dos cidadãos, na velhice e invalidez e qualificação dos activos. Visão A ACRSS visa ser uma instituição de referência pela qualidade da capacidade de resposta às necessidades dos clientes.

4 Organização Temos neste momento 77 colaboradores internos permanentes, distribuídos pelas seguintes áreas de negócio:

5 O Sistema de Gestão da Qualidade

6 O Sistema de Gestão da Qualidade
Contratação de um técnico para implementação do SGQ, em regime de part-time. Diagnóstico de conformidade segundo a ISO 9001; Definição da resposta social a certificar; Início do projecto; Decisão de avançar para a certificação pela ISO 9001, implementando os Modelos de Avaliação da Qualidade, do ISS; Contratação de um Gestor da Qualidade a tempo inteiro. Implementação da ISO 9001:2008, em todas as respostas sociais da Instituição; Certificação pela NP EN ISO 9001:2008. Extensão da certificação ISO 9001:2008: Formação e Emprego, Centro Novas Oportunidades, Empresa de Inserção Decisão de avançar para a certificação pelo MAQRS de Creche , nível C 2006 2007 2008 2009 2010

7 Implementação da ISO9001:2008 Envolvimento da direcção
Facilidades Envolvimento da direcção Motivação dos colaboradores Abertura à mudança Dificuldades Inexistência de recursos humanos especializados na área Existência de formação especializada Capacidade financeira Inexistência de cultura de avaliação e sistematização de dados Tratamento de não conformidades e reclamações Entendimento do conceito de “produto”

8 Implementação dos MAQRS
Facilidades Processos chave já implementados com a NP EN ISO 9001:2008 Abertura à mudança Envolvimento da gestão Cultura de qualidade já incutida nos colaboradores Dificuldades Capacidade financeira Requisitos de SHST Requisitos de gestão de recursos humanos ( Aval. Psicológica) Entendimento sobre alguns critérios do Manual

9 Em suma Cultura Organizacional (ISO) Planeamento Estratégico (ISO)
Vantagens Cultura Organizacional (ISO) Planeamento Estratégico (ISO) Actualização Permanente (ISO e MAQRS) Aprendizagem Permanente/Colaboradores Participação dos clientes/Avaliação da satisfação Melhoria contínua Desvantagens Carga Burocrática

10 “Sermos melhores que ontem e piores que amanhã”
Objectivo “Sermos melhores que ontem e piores que amanhã”


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