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“Novas Perspectivas de Pesquisa na Área de Odontologia”

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Apresentação em tema: "“Novas Perspectivas de Pesquisa na Área de Odontologia”"— Transcrição da apresentação:

1 “Novas Perspectivas de Pesquisa na Área de Odontologia”
II Encontro Nacional de Pós-graduação na Área de Ciências da Saúde Altair A. Del Bel Cury Faculdade de Odontologia de Piracicaba UNICAMP

2 Objetivos Da Pós Graduação
Formação, treinamento e captação de recursos humanos para Ciência e Tecnologia Fortalecimento, institucionalização e sistematização das atividades de: Formação, Investigação científica Desenvolvimento científico tecnológico

3 O porquê de se criar um forte sistema de pesquisa?
A Ciência e a educação qualificada são essenciais para o desenvolvimento em C&T e qualidade de vida. Há uma relação direta entre o PIB de um país e a quantidade de produção intelectual qualificada. Geração de conhecimento é política de Estado. Nos países desenvolvidos observa-se que: 73% das patentes decorrem de citações de pesquisa acadêmica básica. 23% da pesquisa é desenvolvida na industria. As observações mais pertinentes a ciência moderna, estão publicadas em revistas de alto impacto. (Science Indicators, 2006)

4 Momento da política de Pós-Graduação Brasileira
Capacitação de docentes para o ensino superior Desempenho e a qualidade do sistema nacional de PG Desenvolvimento da pesquisa nas universidades procurando, por meio de sua institucionalização, o atendimento das prioridades nacionais PNPG 2005 / 2010

5 PNPG 2005/2010 – Metas gerais em 2010 mais de doutores e mestres acréscimo do orçamento de bolsas/fomento: R$1,66 bilhões (agências federais e estaduais) recursos adicionais para o crescimento do corpo docente da PG número de doutores por 100 mil habitantes no Brasil equivalente ao nível da Coréia em 1985.

6 Brasil: forte potencial de geração de conhecimento
Mestres e doutores titulados anualmente 9,6 mil doutores formados em 2006 fonte: Capes/MEC

7 DOCENTES DOUTORES/100 mil habitantes - 2006

8 Como está a grande área de
Ciências da Saúde e em especial a ODONTOLOGIA dentro das metas do PNPG ?

9 Número de Programas de PG por área na Grande Área Ciências da Saúde
Fonte: DataCapes, 2007

10 PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Região M D M/D F NORTE 03 - NORDESTE 07 01 02 CENTRO-OESTE SUDESTE 10 38 12 SUL 04 06 Total 24 46 16 Total Geral: CAPES, Julho de 2008

11 PG em Odontologia: Alunos matriculados ao final do ano
Fonte: DataCapes, 2007

12 PG em Odontologia: Alunos titulados
Fonte: DataCapes, 2007

13 Brasil: forte potencial de geração de conhecimento
Número de artigos publicados em revistas internacionais percentual nº de artigos 0,00 0,20 0,40 0,60 0,80 1,00 1,20 1,40 1,60 1,80 2,00 18.000 1,92 % em relação ao mundo 1,79 nº de artigos 1,73 16.872 16.000 1,59 1,55 15.796 14.000 1,44 1,33 13.316 1,25 12.000 12.672 1,13 11.347 10.000 0,97 10.606 0,88 9.563 0,81 9.015 8.000 0,75 0,75 0,73 7.974 0,63 6.000 0,57 0,68 6.640 0,53 0,49 0,49 0,47 0,5 5.957 5.410 0,5 0,49 4.791 4.000 0,44 4.555 4.403 3.874 3.539 3.083 2.000 2.528 2.759 2.179 2.196 2.274 2.300 2.489 1.884 - 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 00 01 02 03 04 05 06 a produção científica do Brasil representa 1,9% do total mundial fonte: ISI/NSI

14 Subject Area: Dentistry. Period: 1996-2007
Scopus, 2008 Country Documents Citable Documents Cites Self-Cites Cites per Doc. H index 1 United States 20.345 18.861 72.881 9,44 99 2 United Kingdon 7.623 7.089 56.441 14.451 7,67 63 3 Japan 7.177 7.121 49.670 16.401 7,59 55 4 Brazil 3.973 3.915 18.752 6.148 9,02 41 5 Germany 3.965 3.877 31.686 8.300 10,70 56 6 Sweden 2.742 2.708 34.351 7.261 12,34 61 7 Italy 2.414 2.365 19.314 4.440 10,69 49 8 Turkey 2.389 2.359 9.659 2.161 6,28 26 9 Norway 2.305 2.289 23.163 3.326 9,49 39 10 Canada 1.975 1.809 17.310 2.564 10,18 46 11 Netherlands 1.936 1.886 17.871 3.421 10,33 44 12 Australia 1.639 1.606 13.371 2.294 9,06 43 13 Spain 1.444 1.408 7.426 988 6,59 32 14 Switzerland 1.397 1.373 15.904 2.482 14,24

15 Publicações Internacional A,B 2001-2003

16 Produção de artigos completos 2001-03/2004-06
Total Média Desvio padrão Amplitude Internacional A 953 1744 11,2 25,6 12,8 23,3 0 - 81 0, Internacional B 316 363 3,7 5,3 4,7 4,8 0 - 27 0,0 – 23 Internacional C 663 962 7,8 14,1 7,7 11,7 0 - 36 0,0 – 75 Nacional A 181 591 2,1 8,7 3,6 7,1 0 - 23 0,0 – 41 Nacional B 2.586 2270 30,5 33,4 25,3 24,5 0,0 – 116 Nacional C 906 1040 10,7 15,3 9,4 14,6 0 - 47 0, Nº Docentes permanentes = 810 ( ) ; 863 ( )

17 Considerando que a Pós-graduação em ODONTOLOGIA tem gerado conhecimento pela publicado qualificada, quais são os desáfios ainda a vencer no tangente a pesquisa?

18 Desafios para a Pesquisa em Odontologia
Todas as necessidades de conhecimento na área de Odontologia tem sido contempladas? 2. O número de publicações tem sido acompanhado pelo número de citações na mesma proporção? 3. O número de prêmios internacionais tem acompanhado o número de publicações? De 4. As pesquisas tem gerado patentes? 5. Qual tem sido o impacto da geração de conhecimento na Saúde Bucal de toda a população?

19 Odontologia: Produção Intelectual
Qualis Nacional Produção nacional por docente total durante o triênio 98/00 e anos 2001 a (Del Bel Cury & Pordeus, 2007)

20 Odontologia: Produção Intelectual no Qualis Internacional
Produção internacional por docente total durante o triênio 98/00 e anos 2001 a (Del Bel Cury & Pordeus, 2007)

21 A pesquisa e tem se concentrado nas áreas clássicas da especialidade e não tem sido observado pesquisas voltadas para: 1.Educação odontológica/formação de dentistas. 2.Desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, como ferramentas de ensino. 3. Disseminação de conhecimentos pela utilização de meios eletrônicos para a formação e educação dos povos(educação a distancia,e-learning, mídia,TV). 4.Avaliação da eficiência do uso dessas tecnologias no ensino dos conteúdos ministrados e absorvidos pelos estudantes.

22 Pesquisa em Educação Odontológica ou Ciências da Saúde
Planejamento Educacional Processo ensino/aprendizagem Avaliação do processo educacional Formação de docentes em Odontologia Metodologias educacionais

23 A pesquisa tem se concentrado nas áreas clássicas da especialidade e não tem sido observado pesquisas multidisciplinares: 1. Importância do entendimento de como fatores genéticos, sociais, comportamentais e meio ambiente contribuem para a susceptibildade a doenças como: cancer da cabeça e pescoço, cárie, doença periodontal, sindromes/defeitos crânio-faciais. 2. Estudos sobre odontogeriatria e xerostomia (Sindrome de Sjogren,fibrose cistica,radiação). Áreas envolvidas:Odontologia, Medicina, Ciências humanas, Ciências ambientais, Psicologia, etc.

24 2. Pesquisa em Epidemiologia Clássica:
onde se explora a magnitude da ocorrência de doenças, identificadas suas causas e estudadas as intervenções 3. Pesquisa em Epidemiologia Clínica: Tendência histórica da saúde em população Diagnóstico de saúde de uma comunidade Pesquisa operacional,

25 Estudos em: Bioética e Ética em Pesquisa
Biomateriais: materiais biodegradáveis e compatíveis. Bioengenharia Terapia gênica Comunicação e informação em saúde bucal Fitoterápicos com aplicação em prevenção ou terapêutica de doenças bucais Gestão, administração e financiamento em Saúde Bucal Legislação em Saúde Demografia e saúde bucal

26 Número de publicações e citações 2007
Country Documents Citable Documents Cites Self-Cites Cites per Doc. H index 1 United States 1.785 1.630 526 301 0,29 99 2 United Kingdom 706 617 184 72 0,26 63 3 Sweden 225 220 54 17 0,24 61 4 Germany 581 560 146 0,25 56 5 Japan 699 695 124 55 0,18 6 Switzerland 213 209 95 52 0,45 49 7 Italy 481 470 115 8 Canada 249 201 47 15 0,19 46 9 Belgium 102 101 34 0,33 45 10 Netherlands 238 228 74 27 0,31 44 11 Australia 176 168 67 0,38 43 12 Brazil 859 844 125 0,15 41 13 Finland 116 113 32 0,28 39 Scopus, 2008

27 Os 20 países mais produtivos (2005)
Produção Científica Mundial (%) 1. EUA 32.7 2. Japão 8.5 3. Alemanha 8.4 4. Inglaterra 7.4 5. China 6.7 6. França 5.9 7. Canadá 4.8 8. Italia 4.4 9. Espanha 3.3 10. Austrália 3.0 17. Brasil (15. Brasil ) 1.8 (2.0) (Revista Fapesp, 2006; 16 Feb 2008)

28 Os 20 países mais produtivos (2007)
Web of Science País Artigos Citaçoes 1. USA ,864,275 39,027,838 2. Inglaterra ,177 7,955,521 3. Alemanha ,067 7,935,567 4. Japão ,992 6,612,826 5. França ,636 5,414,557 6. Canadá ,143 4,377,986 20. Finlandia ,001 948,501 Brasil ,159 720,131 (Feb 15, 2008)

29 Os 20 países mais produtivos (2005)
Produção Científica Mundial (%) 1. EUA 32.7 2. Japão 8.5 3. Alemanha 8.4 4. Inglaterra 7.4 5. China 6.7 6. França 5.9 7. Canadá 4.8 8. Italia 4.4 9. Espanha 3.3 10. Austrália 3.0 17. Brasil (15. Brasil ) 1.8 (2.0) (Revista Fapesp, 2006; 16 Feb 2008)

30 Prêmios Internacionais
Prêmio HATTON SBPqO: 02 premiações ano: normalmente trabalhos realizados durante PDEE ou em colaboração internacional Prêmio HATTON IADR Nenhuma premiação de trabalhos vencedores na SBPqO

31 Principais ações 3.2- Fomento ao desenvolvimento científico,
Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Principais ações 3.2- Fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação Instrumentos CNPq Edital Universal, Institutos do Milênio, PRONEX, Programa Primeiros Projetos, Editais dos Fundos Setoriais 2007 – 2010: R$ 1,9 bilhão Instrumentos FINEP Editais para projetos institucionais de infra-estrutura e de pesquisa de caráter transversal e setoriais e encomendas de projetos em áreas prioritárias 2007 – 2010: R$ 5,0 bilhões

32 Desafios da Pesquisa em Odontologia
Impacto Inovação Interdisciplinaridade Internacionalização com citações

33 OBRIGADA pela ATENÇÃO


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