A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Técnica em Administração de Empresas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração de Empresas
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Maria do Carmo Calado

2 Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade
Os sistemas de produção do início da Era Industrial é muito diferente dos que vivemos hoje. Fatos históricos: Livro A Riqueza das Nações (Adan Smith) Revolução Industrial

3 Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade
Os artesãos funcionaram como verdadeiros laboratórios para o surgimento dos conceitos de gestão e de qualidade que se disseminaram no século XX.

4 Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade
Era da Inspeção – encontrar defeitos/reativa; Era do Controle Estatístico do Processo –CEP - Engenharia da Qualidade; Era da Qualidade Total – Sistemas de Gestão da Qualidade, para gerir, garantir e promover a melhoria contínua.

5 A Era da Qualidade Total
Conceitos da Qualidade (Deming, Ishikawa, Feingenbaum, Juran, Crosby, Falconi e ISO). Dimensões da Qualidade – aspectos objetivos (processo), aspectos subjetivos.

6 A Era da Qualidade Total
Total Quality Control – TQC: Superar as expectativas do cliente; Qualidade em serviços – intangível, heterogêneo, inseparável; Importância da Qualidade – Organizações, Profissionais , Sociedade

7 A Era da Qualidade Total
As 7 ferramentas da Qualidade: Gráfico de Pareto Histograma Diagrama de Causa e Efeito Folha de Verificação Diagrama de Dispersão Fluxograma Gráfico ou Carta de Controle

8 Surgimento e importância das Normas ISO
A International Organization for Standar dization – ISO nasceu da união: da ISA - Federação Internacional das Associações Nacionais de Normatização. e do UNSCC - Comitê Coordenador de Normas das Nações Unidas. A ISO é a maior Organização do Mundo em desenvolvimento de normas

9 Surgimento e importância das Normas ISO
Em 1987 foram aprovadas as 5 normas ISO 9000, como resultado dos trabalhos do TC-176 que trata da Gestão e Garantia da Qualidade.

10 Surgimento e importância das Normas ISO
As normas ISO 9000 visam disciplinar os sistemas operacionais e gerenciais a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados.

11 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
O SBC, para o Brasil, significa um poderoso instrumento para: Desenvolvimento industrial; Incremento das exportações; Defesa do consumidor.

12 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
SINMETRO – Sistema Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial; CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial;

13 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualaidade Industrial; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; FNQ – Fundação Nacional da Qualidade (PNQ)

14 Processo de Certificação no Brasil
Tem como referência normativa a ISO 9000. As certificações são concedidas pelos organismos certificadores, acreditados pelo INMETRO.

15 Processo de Certificação no Brasil
A ABNT NBR 9001:2008 prevê: Política da Qualidade Garantia da Qualidade Melhoria da Qualidade Objetivos da Qualidade Controle de Processos Controle Total da Qualidade - TQC

16 Processo de Certificação no Brasil
TQC –Total Quality Control - ênfase na visão sistêmica dos processos. TQM – Total Quality Manangement – ênfase na filosofia ou cultura da Qualidade. Ferramentas: Ciclo PDCA 5S

17 Gestão Estratégica da Qualidade
A Qualidade envolve todos os processos operacionais e gerenciais e passa a ser responsabilidade de todos os que fazem parte das Organizações. As estratégias são fundamentais para um posicionamento competitivo das Organizações e sua sobrevivência no mercado.

18 Gestão Estratégica da Qualidade
A definição das estratégias requer a definição: Da Missão Da Visão Dos Valores Dos Objetivos Das Metas

19 Gestão Estratégica da Qualidade
Ferramentas para definição de Estratégias: Matriz Estratégica FOFA Brainstorming 4Q1POC Matriz de Preferência

20 O Profissional de Qualidade
Formação – Conhecimento de conceitos e ferramentas; Comprometimento – com a missão, visão e valores da Organização; Participação – busca de soluções e geração de ideias; Responsabilidade – pelo próprio trabalho (autogestão).

21 Obrigada! Tenham muito sucesso Ajam com Qualidade Mantenham seus sonhos Sejam felizes.

22


Carregar ppt "Formação Técnica em Administração de Empresas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google