Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Formação Técnica em Administração de Empresas
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Maria do Carmo Calado
2
Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade
Os sistemas de produção do início da Era Industrial é muito diferente dos que vivemos hoje. Fatos históricos: Livro A Riqueza das Nações (Adan Smith) Revolução Industrial
3
Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade
Os artesãos funcionaram como verdadeiros laboratórios para o surgimento dos conceitos de gestão e de qualidade que se disseminaram no século XX.
4
Evolução do Conceito de Gestão da Qualidade
Era da Inspeção – encontrar defeitos/reativa; Era do Controle Estatístico do Processo –CEP - Engenharia da Qualidade; Era da Qualidade Total – Sistemas de Gestão da Qualidade, para gerir, garantir e promover a melhoria contínua.
5
A Era da Qualidade Total
Conceitos da Qualidade (Deming, Ishikawa, Feingenbaum, Juran, Crosby, Falconi e ISO). Dimensões da Qualidade – aspectos objetivos (processo), aspectos subjetivos.
6
A Era da Qualidade Total
Total Quality Control – TQC: Superar as expectativas do cliente; Qualidade em serviços – intangível, heterogêneo, inseparável; Importância da Qualidade – Organizações, Profissionais , Sociedade
7
A Era da Qualidade Total
As 7 ferramentas da Qualidade: Gráfico de Pareto Histograma Diagrama de Causa e Efeito Folha de Verificação Diagrama de Dispersão Fluxograma Gráfico ou Carta de Controle
8
Surgimento e importância das Normas ISO
A International Organization for Standar dization – ISO nasceu da união: da ISA - Federação Internacional das Associações Nacionais de Normatização. e do UNSCC - Comitê Coordenador de Normas das Nações Unidas. A ISO é a maior Organização do Mundo em desenvolvimento de normas
9
Surgimento e importância das Normas ISO
Em 1987 foram aprovadas as 5 normas ISO 9000, como resultado dos trabalhos do TC-176 que trata da Gestão e Garantia da Qualidade.
10
Surgimento e importância das Normas ISO
As normas ISO 9000 visam disciplinar os sistemas operacionais e gerenciais a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados.
11
Sistema Brasileiro de Certificação SBC
O SBC, para o Brasil, significa um poderoso instrumento para: Desenvolvimento industrial; Incremento das exportações; Defesa do consumidor.
12
Sistema Brasileiro de Certificação SBC
SINMETRO – Sistema Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial; CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial;
13
Sistema Brasileiro de Certificação SBC
INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualaidade Industrial; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; FNQ – Fundação Nacional da Qualidade (PNQ)
14
Processo de Certificação no Brasil
Tem como referência normativa a ISO 9000. As certificações são concedidas pelos organismos certificadores, acreditados pelo INMETRO.
15
Processo de Certificação no Brasil
A ABNT NBR 9001:2008 prevê: Política da Qualidade Garantia da Qualidade Melhoria da Qualidade Objetivos da Qualidade Controle de Processos Controle Total da Qualidade - TQC
16
Processo de Certificação no Brasil
TQC –Total Quality Control - ênfase na visão sistêmica dos processos. TQM – Total Quality Manangement – ênfase na filosofia ou cultura da Qualidade. Ferramentas: Ciclo PDCA 5S
17
Gestão Estratégica da Qualidade
A Qualidade envolve todos os processos operacionais e gerenciais e passa a ser responsabilidade de todos os que fazem parte das Organizações. As estratégias são fundamentais para um posicionamento competitivo das Organizações e sua sobrevivência no mercado.
18
Gestão Estratégica da Qualidade
A definição das estratégias requer a definição: Da Missão Da Visão Dos Valores Dos Objetivos Das Metas
19
Gestão Estratégica da Qualidade
Ferramentas para definição de Estratégias: Matriz Estratégica FOFA Brainstorming 4Q1POC Matriz de Preferência
20
O Profissional de Qualidade
Formação – Conhecimento de conceitos e ferramentas; Comprometimento – com a missão, visão e valores da Organização; Participação – busca de soluções e geração de ideias; Responsabilidade – pelo próprio trabalho (autogestão).
21
Obrigada! Tenham muito sucesso Ajam com Qualidade Mantenham seus sonhos Sejam felizes.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.