Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA, COM SUPORTE NA TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER Ruy J. Krebs, PhD. UDESC
2
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
3
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, DE HOWARD
GARDNER (1983), E O MODELO DE BOB SAMPLES (1987) TEORIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, DE DANIEL GOLLEMAN (1993) MODELO TRIÁRQUICO DA INTELIGÊNCIA, DE ROBERT STERNBERG (1992) TEORIA DIALÉTICA, DE KLAUS RIEGEL (1979) TEORIA SÓCIO-ECOLÓGICA, DE JAAN VALSINER (1987) TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS (1979,1992), E O MODELO BIOECOLÓGICO (1995) DE URIE BRONFENBRENNER
4
TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS (1979,1992)
E O MODELO BIOECOLÓGICO (1995) DE URIE BRONFENBRENNER
5
A PSICOLOGIA INFANTIL TORNOU-SE A CIÊNCIA
DO COMPORTAMENTO ESTRANHO DA CRIANÇA, EM UM LUGAR ESTRANHO, COM PESSOAS ESTRANHAS, PELO MENOR PERÍODO DE TEMPO POSSÍVEL (BRONFENBRENNER,1974)
6
PROCESSO PESSOA CONTEXTO TEMPO
ENTENDEMOS POR DESENVOLVIMENTO, O PROCESSO QUE EN- VOLVE ESTABILIZAÇÕES E MUDANÇAS DAS CARACTERÍSTICAS BIOPSICOLÓGICAS DE UM SER HUMANO, NÃO APENAS AO LONGO DO CICLO DE VIDA MAS, TAMBÉM, ATRAVÉS DE GERAÇÕES. (BRONFENBRENNER & MORRIS,1995) PROCESSO PESSOA CONTEXTO DISPOSIÇÕES (GERA- TIVAS/DISRUPTIVAS) RECURSOS (COMPE- TÊNCIA/DISFUNÇÃO) DEMANDAS (POSITI- VAS/NEGATIVAS) MICROSSISTEMA MESOSSISTEMA EXOSISTEMA MACROSSISTEMA TEMPO MICROTEMPO MESOTEMPO MACROTEMPO
7
PARÂMETROS DO CONTEXTO
I M E N S Õ DO T P O ATRIBUTOS DA PESSOA PROCESSOS PROXIMAIS PARÂMETROS DO CONTEXTO
8
O CONTEXTO PRIMORDIAL DE DESENVOLVIMENTO É AQUELE EM QUE A PESSOA PODE OBSERVAR E ENGAJAR-SE EM ATIVIDADES CONJUNTAS GRADATIVAMENTE MAIS COMPLEXAS, COM A ORIENTAÇÃO DIRETA DE PESSOA, OU PESSOAS, QUE JÁ POSSUEM HABILIDADES E CONHECIMENTOS QUE ELA AINDA NÃO POSSUI, ECOM QUEM ELA TENHA UMA RELAÇÃO AFETIVA POSITIVA.
9
O CONTEXTO SECUNDÁRIO DE DESENVOLVIMENTO É AQUELE EM QUE SÃO DADOS O
ENCORAJAMENTO, AS CONDIÇÕES E A OPORTUNIDADE, PARA A PESSOA FAZER, SEM A ORIENTAÇÃO DIRETA DE OUTRAS PESSOAS, AQUILO QUE ELA DESENVOLVEU NO CONTEXTO PRIMORDIAL
10
UM NOVO PARADIGMA PARA A DE URIE BRONFENBRENNER
PESQUISA EM CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO O MODELO BIOECOLÓGICO DE URIE BRONFENBRENNER
11
A ATRIBUTOS DA PESSOA T E M P O PROCESSO PARÂMETROS DO CONTEXTO
12
CONTEXTO MICROSSISTEMA MESOSSISTEMA EXOSSISTEMA MACROSSISTEMA
13
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC PESSOA RECURSOS DISPOSIÇÕES DEMANDAS
14
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC TEMPO MICROTEMPO MESOTEMPO MACROTEMPO
15
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC ATRIBUTOS DA PESSOA T E M P O PROCESSO PARÂMETROS DO CONTEXTO
16
INTELIGÊNCIA MOTORA CONSCIÊNCIA CORPORAL, ESPACIAL E TEMPORAL
COMPETÊNCIA FÍSICA- CINESTÉSICA COMPETÊNCIA PERCEPTO- COGNITIVA COMPETÊNCIA SÓCIO- EMOCIONAL
17
Disposições Geradoras Disposições Disruptivas
TENSÃO + TEMPO Físico-Cinestésico Sócio-Emocional Percepto-Cognitivo INTER-DEPENDÊNCIA CONHECIMENTOS EXPERIÊNCIAS Recursos DEMANDAS Forças dos Contextos
18
OBRIGADO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.