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Workshop Brasília 20 e 21 de setembro 2007 Manuel Thedim.

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1 Workshop Brasília 20 e 21 de setembro 2007 Manuel Thedim

2 Crédito voltado a empreendedores, com acesso restrito a empréstimos adequados ao seu perfil de renda e ao ciclo produtivo do seu negócio; Metodologia de concessão de crédito baseada em coleta direta de dados com o empreendedor, no seu local de trabalho; Instrumento de entrevista que traduz o negócio informal em dados analisáveis construção de balanço patrimonial e fluxo de caixa, inclusive com a estrutura financeira da família; Acompanhamento sistemático do crédito; Constituição de colaterais intangíveis grupos solidários, banco comunitário e aval de terceiros. Micro Crédito Produtivo Orientado

3 Evolução robusta do crédito pessoal e de consumo; Condições estruturais da economia aponta para um ambiente propício ao aumento de crédito dirigidos a produtores de mais baixa renda: Queda das taxas de juros Saturação do mercado próximo aos estratos mais ricos Melhora do perfil do risco Brasil Atração de investidores externos Acesso das empresas de porte ao mercado financeiro internacional a taxas competitivas Tendência de diminuição de operações bancárias de intermediação financeira Conclusão: diminui o custo oportunidade do setor financeiro internacional de entrar no setor de microfinanças Conjuntura

4 Metodologia da pesquisa do Prêmio Itaú Triagem Não tem representatividade para Brasil, só para o universo pesquisado Escopo limitado a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público; Atuassem com Microcrédito Produtivo Orientado, consoante com a definição da Resolução CMN 3.229/04; Operassem com microcrédito há pelo menos 1 (um) ano; Adimplentes com instituições financiadoras e obrigações fiscais.

5 Metodologia Seleção a)Foco: –Taxa de inadimplência abaixo de 10% –Valor médio dos empréstimos abaixo de 4.000 –Percentual de informais acima de 50% –Ter computador e sistema de informação –Percentual de Clientes de Crédito Produtivo maior que 50% –Fornecimento dos dados solicitados

6 Metodologia Seleção Análise dos dados quantitativos –Transparência –Eficiência –Sustentabilidade –Foco e penetração

7 Metodologia Vencedoras a)análise do plano de negócios b)avaliações in loco das seis instituições finalistas –Governança e transparência; –Metodologia de concessão de crédito; –Potencial de crescimento; –Público-alvo e área geográfica atendida; –Rentabilidade; –Qualidade de carteira; –Sustentabilidade; –Sistema de informação.

8 Distribuição por região Ministério da Justiça Prêmio Itaú Norte10%8% Nordeste21%36% Sul27%28% Sudeste36%23% Centro-Oeste6%5% Fonte: Ministério da Justiça e Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor Distribuição por tempo de funcionamento Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

9 Distribuição segundo o valor da carteira ativa Distribuição segundo o número de créditos ativos Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

10 Taxa de juros média por região de localização Taxa de juros média por tempo de funcionamento e tamanho Faixa de tempo de funcionamento até 4 anos5,5 de 5 a 9 anos5,4 10 anos ou mais5,6 Faixa de créditos ativos até 4996,4 de 500 a 1.4994,8 1.500 ou mais5,4 Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

11 Percentual de clientes informais por região de localização RegiãoTotal Centro-Oeste76% Nordeste84% Norte99% Sudeste90% Sul74% Total Global83% Percentual de clientes informais por tempo de funcionamento Faixa de tempoTotal até 4 anos77% 5 a 9 anos88% 10 anos ou mais84% Total Global83% Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

12 Distribuição crédito por gênero Valor médio dos empréstimos ativos Em R$ Faixa de créditos ativos 1.500 ou mais1.340 de 500 a 1.4991.688 até 4991.856 Faixa de tempo de funcionamento 10 anos ou mais1.096 5 a 9 anos1.728 até 4 anos2.081 Total geral1.640 Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor. Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

13 Participação média de diferentes produtos Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

14 Participação Média dos Empréstimos para Capital de Giro e Investimentos por Tempo de Funcionamento, Porte da Instituição e Região de Atuação Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

15 Taxa de inadimplência segundo a região de localização RegiãoTotal Centro-Oeste 2,9 Nordeste 4,5 Norte 3,2 Sudeste 3,7 Sul 5,8 Total Global 4,5 Fonte de dados: Prêmio Itaú Social. Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

16 Produtividade dos agentes de crédito por região de localização RegiãoTotal Centro-Oeste134 Nordeste170 Norte90 Sudeste126 Sul252 Total Global174 Fonte de dados: Prêmio Itaú Social. Produtividade dos agentes de crédito por faixa de valor da carteira ativa Fonte de dados: Prêmio Itaú Social. Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

17 Sustentabilidade Financeira Alavancagem Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

18 Indicadores de Desempenho, Sustentabilidade e Análise Regional Indicadores Fonte: Prêmio Itaú Apoio ao Empreendedor.

19 Setor frágil e disperso Baixa penetração e abrangência Políticas Públicas não incentivam o crescimento do setor Faltam informações consolidadas e independentes Ausência de pesquisas (impacto, produto, público-alvo, evolução...) Estado do Setor

20 Mercado sobre regulamentado Há recursos para financiar fundo de crédito das instituições, mas com condições e restrições desfavoráveis à expansão Recursos escassos para financiar o desenvolvimento institucional Mercado concentrado: O Banco do Nordeste detém aproximadamente ¾ do mercado Predominam pequenas operadoras, com grande dispersão no território Estado do Setor

21 Manuel Thedim mthedim@iets.org.br www.iets.org.br Telefone: +21 3235-6315


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