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FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE
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IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS
CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO
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IDENTIDADE SIGNIFICA:
• Ser como todos, mas diferente de todos; • Ser a seu modo, ser singular e original;
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• Uma série ininterrupta de identificações;
• Eleição de bons modelos e a modalidadde de trabalhá-los.
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PESSOA DE BEM OU ANTI-SOCIAL?
DEPENDE:
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• Da eleição de modelos bons e ricos;
• Da ajuda adequada dos adultos; • De possíveis desvios ao longo do caminho.
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Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração;
CRISE DA IDENTIDADE está presente antes: Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração;
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CRISE DE IDENTIDADE COMPROMETE: • O modo de ser; • O modo de agir;
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• Os aspectos profissional e vocacional;
• A permanência e rendimento na ação e no estado de vida.
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Passado, Presente e Futuro Quem fui Quem sou Quem serei
SÍNTESE: Passado, Presente e Futuro Identidade Quem fui Quem sou Quem serei
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A Identidade constrói-se por meio de sínteses sucessivas e provisórias.
No final da adolescência a pessoa precisa ser capaz de dizer: Quem sou EU?
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• Não aceita viver de fantasias;
• Superou a fase da pura ilusão; • Aprendeu a pôr os pés no chão.
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SUPEROU A CRISE DE IDENTIDADE
* Não joga tanto com aspectos externos: roupas, aparências, falsa auto-imagem;
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* Assume o processo autoformativo;
* Projeta menos a culpa e assume mais.
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INSTITUIÇÃO DESCOBERTA:
VIRTUDE GESTADA: FIDELIDADE INSTITUIÇÃO DESCOBERTA: O CLÃ, O GRUPO
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E quando os pais não percebem a Crise?
QUESTÕES VITAIS E quando os pais não percebem a Crise?
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E quando os pais não são modelos de identificação?
E quando pais e educadores não percebem e não sabem ajudar?
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INTIMIDADE ISOLAMENTO Dos aos anos
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Superada a Crise de Identidade o jovem necessita de alguém com quem ter um relacionamento íntimo e poder partilhar projetos e ideais.
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Vida, Projetos, Aspirações, Confidências e Ideais somente são partilhados por quem é capaz de intimidade.
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“Trata-se de intimidade de vida e de projetos; não pensar logo em intimidade sexual”
(Erikson)
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A Identidade é um requisito para a Intimidade e não uma conseqüência.
Através da vivência da Intimidade a pessoa fortalece a própria Identidade.
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Erikson diz: • sentir-se seguro de si;
O jovem adulto precisa • sentir-se seguro de si; • ser capaz de expressar seu afeto; • sentir a coragem de ser como é e de apresentar-se como é.
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o MATRIMÔNIO o AMOR Virtude gestada: Instituição:
“AMAR e TRABALHAR é o que um adulto tem que ser capaz de fazer” (Freud).
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A Confusão de Papéis torna a pessoa incapaz de viver a intimidade e partilhar a vida. Isto significa ISOLAMENTO.
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Aquele que pende para o Isolamento, pode usar o trabalho como esconderijo e autoproteção.
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Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.
ESTAGNAÇÃO (Dos aos anos) Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.
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“O sinal mais visível da generatividade é produzir a geração seguinte e criar uma família” (Gallatin).
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Sem o cuidado dos adultos, não é possível a criança criar o verdadeiro sentimento de confiança, autonomia, iniciativa, aplicação e Identidade.
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Os adultos são necessários para assegurar o desenvolvimento dos que estão passando por estágios de maior dependência.
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O cuidado dos filhos é uma forma, um instrumento de viver a generatividade.
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“Os seres humanos necessitam formar uma família e educar seus filhos, mas esta só pode educar uma criança na medida em que se deixa educar por ela”. (Erikson)
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“O simples fato de gerar um filho não é suficiente para assegurar o sentimento de generatividade”.
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“Os que têm filhos porque isso deveria ser feito, podem sentir-se oprimidos por um sentimento de estagnação”. (Erikson)
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A estagnação é a contrapartida negativa da generatividade.
O medo da estagnação continua mantendo as pessoas produtivas.
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A virtude gestada neste estágio é o cuidado, a generosidade, o zelo, arma natural para ajudar os imaturos a chegar à maturidade.
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É o complemento da Identidade. A Identidade vai do berço ao túmulo.
INTEGRIDADE DESESPERANÇA É o complemento da Identidade A Identidade vai do berço ao túmulo.
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A grande necessidade deste estágio é dar significado e continuidade à própria experiência.
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Para as pessoas bem integradas, é o estágio mais produtivo da vida.
Vivenciam um sentimento de fertilidade e plenitude.
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A pessoa idosa passou por dificuldades e crises, as enfrentou e aprendeu a dar significado e sentido tanto ao sucesso quanto ao fracasso.
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Aprendeu a assumir lideranças e renunciar a elas, quando necessário.
O sentimento de integridade leva a pessoa a viver a fase do declínio com certa serenidade, sem sobressaltos, angústias e culpas.
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Na ausência da integridade, surge a desesperança: vivencia medo, abandono, pavor da doença e da morte.
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Descobre a instituição da involução.
A virtude gestada: sabedoria Descobre a instituição da involução. Neste estágio, percebe-se o grau de integração ou desintegração de cada pessoa.
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INTIMIDADE INTEGRIDADE CONFIANÇA AUTONOMIA INICIATIVA APLICAÇÃO
GENERATIVIDADE INTEGRIDADE
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C O N F U S Ã D E P A É I S ISOLAMENTO DESESPERA. ESTAGNAÇÃO
DESCONFIANÇA VERG. DÚVIDA CULPA INFERIORIDADE ISOLAMENTO ESTAGNAÇÃO DESESPERA.
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SÍNTESE da COMPLEXIDADE da FORMAÇÃO HUMANA:
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INTEGRID. SABEDORIA INVOLUÇÃO GENERATI. GENEROSIDD. FAMÍLIA INTIMIDD. AMOR CASAMENTO IDENTIDD. FIDELIDADE GRUPO APLICAÇ. COMPETEN. TRABALHO INICIATIV RETIDÃO R. de OURO AUTONOM VONTADE AUTORIDD CONFIANÇ. FÉ e ESPER. RELIGIÃO ESTÁGIOS VIRTUDES INSTIT.
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Como educador(a), consigo ajudar crianças e adolescentes a se articularem diante de todos esses desafios? • Como articulo os aspectos débeis de minha Identidade?
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Se os adultos de hoje marcassem mais as crianças e os jovens por sua estrutura harmônica:
• A juventude teria menos problemas; • Necessitaria de menos sucedâneos compensatórios para abafar o vazio;
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Esta é a verdadeira formação à cidadania.
Este é o verdadeiro patrimônio que a geração jovem de hoje, exige que lhe deixemos!
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“Se você não souber seu lugar no mundo e o significado de sua vida, deve saber que algo é responsável por isso; e não é o sistema social, nem o seu intelecto, mas o modo pelo qual você vem orientando seu intelecto”. (Tolstoi)
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Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais.
Convençamo-nos de que apenas os valores naturais e imanentes não bastam e não realizam a vida humana; Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais.
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“Só os grandes homens abrem caminho para os que vêm depois”
(Alberto Garcia). “Se compreenderdes isso e o pratircardes, felizes sereis”. (Jo. 13, 17)
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TAREFA 01: Montar um projeto formativo para ser aplicado na comunidade educativa (para toda ou para parte dela), visando ajudar as pessoas dentro dos conteúdos apresentados (formação da auto-identidade), aplicando os conteúdos, socializando-os e, assim, enriquecer sua comunidade educativa.
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TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver”
TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver”. Fazer uma discussão grupal, aplicando o conteúdo do mesmo à temática estudada.
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