A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil."— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
Profa. Ma. Flávia Santos

2 QUESTIONÁRIO Funções: Descrever características
Medir variáveis de um grupo social.

3 Tipos de Questionários
Pode ter 2 ou 3 perguntas, ou mais de 100 p.; Responsabilidade do pesquisador determinar tamanho, natureza e conteúdo do questionário; Não ultrapassar 1 hora de aplicação; Classificados: pelo tipo de pergunta feita pelo modo de aplicação

4 Tipo de Pergunta Perguntas fechadas Perguntas abertas Misto

5 Questionário de perguntas fechadas
Apresentam categorias ou alternativas de respostas fixas e preestabelecidas. Perguntas com alternativas dicotômicas: Sim ou não Verdadeira ou falsa Certo ou errado

6 Perguntas com respostas múltiplas
Perguntas com respostas múltiplas. (permitem marcar 1 ou mais alternativas) Aula na faculdade: Assiste que canais: Manhã ( ) Globo ( ) Tarde ( ) Band ( ) Noite ( ) SBT ( ) RIC ( ) TV á Cabo ( )

7 Aspectos importantes em perguntas fechadas:
As alternativas de resposta devem ser exaustivas - incluir todas as possibilidades que se podem esperar. Alternativas devem ser excludentes – entrevistado não pode duvidar entre 2 ou mais alternativas que podem ter o mesmo significado.

8 EX: Você se considera da classe:
Acomodada ( ) Alta ( ) Média ( ) Baixa ( ) Alta e acomodada pode ter o mesmo significado.

9 Quem elabora o instrumento deve lembrar que existem perguntas naturais ou universalmente aceitas como sexo, idade... (perguntas fechadas) Perguntas que medem opiniões, motivos, fatores não devem fechar-se totalmente.

10 Questionário de perguntas abertas
Resposta com frases ou orações; -Qual é a sua ocupação principal? ______________________________________________________________________________ Na sua opinião, como deveria ser o relacionamento entre professor e aluno, no ensino médio?

11 Questionário misto Perguntas abertas e fechadas;
As abertas são destinadas a aprofundar as opiniões do entrevistador. Que programa de TV prefere? ( ) Noticiários ( ) Esportivos ( ) Novelas ( ) Humorísticos ( ) Outros:_______________________________

12 Quando usar perguntas abertas?
Quando o pesquisador não está familiarizado com o assunto e não pode antecipar as respostas; Ou quando as respostas são imprevisíveis.

13 Vantagens das perguntas fechadas
Fáceis de codificar O entrevistado não precisa escrever Mais rápido para responder No caso de questionários por correio ou correio eletrônico, é mais provável que seja respondido.

14 Desvantagens das perguntas fechadas
Incapacidade potencial do pesquisador de proporcionar ao entrevistado todas as alternativas possíveis de resposta. Em questionários com escalas, o entrevistado pode responder a primeira alternativa de cada pergunta para preencher rápido.

15 Vantagens e Desvantagens das perguntas abertas
Vantagem de perguntas abertas: possibilidade do entrevistado responder com mais liberdade Desvantagens de perguntas abertas dificuldade de codificação Vocabulário do entrevistado pode ser diferente do pesquisador Demanda mais tempo para responder

16 Aplicação dos Questionários
Contato direto Por correio Por meio eletrônico

17 Construção do Questionário
Goode e Hatt: 30 min para responder ao questionário; Fazer uma relação dos aspectos que se quer abordar e pedir que especialistas revisem; Pode-se utilizar pessoas chaves da população para auxiliar na elaboração do instrumento

18 Evitar ambigüidades e questionário muito extenso;
Cada item do questionário deve ter um sentido preciso e responder a uma necessidade relacionada com os objetivos da pesquisa; No inicio, solicitar e agradecer a colaboração dos respondentes, bem como colocar as instruções;

19 Recomendações Utilizar vocabulário preciso para perguntar o que realmente quer saber; Evitar palavras confusas e termos técnicos; Evitar duas perguntas em uma: “alunos superdotados deveriam ser colocados em grupos separados dos outros alunos e em escolas especiais?”

20 Não devem ser feitas perguntas difíceis de serem respondidas de forma precisa:
Em que idade teve sarampo? Perguntas devem ser curtas e deve-se evitar a possibilidade de serem mal interpretadas. Exemplo:

21 “ a vida na cidade é ruim?”
Sim ( ) Não ( ) A que cidade se refere? Cidade grande? Cidade pequena? Minha cidade? Outra cidade? Evitar perguntas negativas; Não deve induzir á respostas;

22 Ordem das Perguntas 1º perguntas que não formulam problema : idade, sexo, estado civil... 2º incluir perguntas que se refiram ao problema mas em termos gerais. EX: se questionário for de aproveitamento escolar, falar da opinião sobre a escola, os professores, os estudos...

23 3º incluir perguntas que formam o núcleo do questionário (as mais complexas)
4º Perguntas mais fáceis; * Aproximação gradual ao tema

24 Pré-teste

25 Entrevista Possibilita obtenção de dados dos mais diversos aspectos da vida social; Eficiente para obtenção de dados em profundidade sobre o comportamento humano; Não exige que o entrevistado saiba ler e escrever; Tem mais chances de ser respondida que um questionário; Permite o esclarecimento de duvidas do entrevistado;

26 Possibilita captar a expressão corporal do entrevistado;
O entrevistado pode fornecer respostas falsas; Pode sofrer influencia das opiniões pessoais do entrevistador; Custo com treinamento e aplicação das entrevistas

27 Tipos de entrevista Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

28 Entrevistas por telefone
Vantagens: -custo mais baixo; -rapidez -maior aceitação pois algumas pessoas temem abrir a porta para estranhos; -facilidade de supervisão do trabalho dos pesquisadores

29 Desvantagens: -interrupção da entrevista pelo entrevistado; -menor quantidade de informações; -impossibilidade de visualizar o comportamento não-verbal; -Parcela da população que não tem telefone ou não tem seu nome na lista.

30 Entrevistas em Grupo Focus group ou grupo focal;
Muito utilizadas em estudos exploratórios, quer compreender melhor o problema; 6 á 12 participantes 2 á 3 horas;

31 Condução da entrevista
Preparação do roteiro; Estabelecimento do contato inicial; Formulação das perguntas: -em primeiro lugar devem ser feitas perguntas que não conduzam á recusa em responder -uma pergunta de cada vez -as perguntas não devem deixar implícita as respostas; -não interromper o entrevistado;

32 Estimulo a respostas completas;
Manutenção do foco; Atitude perante questões delicadas; Registro das respostas; Conclusão da entrevista.

33 DÚVIDAS?


Carregar ppt "INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google