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MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.

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1 MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

2 MAP_BSC n o 2 / 29  Identificação de objetivos e as perspectivas;  Mapa estratégico;  Implementação dos objetivos estratégicos;  Considerações finais;  Exercício. BALANCED SCORECARD

3 MAP_BSC n o 3 / 29 Missão Valores essenciais Visão Estratégia Por que existimos ? Em que acreditamos ? O que queremos ser ? (longo/médio prazo) Onde queremos chegar ? (médio/curto prazo) Processos Como vamos fazer? ESTRATÉGIA BSC Avaliação de desempenho

4 MAP_BSC n o 4 / 29 Conceito do BSC – Balanced Scorecard para sistema de Gestão de Performance (KAPLAN and NORTON, 1992) Cliente Pessoas Processos Financeira BSC AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

5 MAP_BSC n o 5 / 29 IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva interna (processos) Perspectiva de aprendizagem Definição dos Objetivos 1 – Baseado na relação Causa e Efeito 2 – Integração e balanceamento entre perspectivas “Satisfazer os acionistas” “Valores para os clientes” “Processos excelentes” “Aprender e inovar”

6 MAP_BSC n o 6 / 29 Estratégia IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Perspectiva Financeira Quais objetivos devemos atingir para satisfazer os nossos acionistas? Perspectiva dos Clientes Que valores devemos oferecer para atingir nossos objetivos financeiros? Perspectiva Interna Para gerar os valores, em quais processos devemos ser excelentes? Perspectiva do Aprendizado Como devemos aprender e inovar para atingir sempre nossas metas

7 MAP_BSC n o 7 / 29 Aumentar o negócio Aumentar o valor para clientes Estratégia de Crescimento Melhorar a estrutura de custo Melhorar a utilização dos ativos Estratégia de Produtividade PERSPECTIVA FINANCEIRA Aumentar o Valor para os Acionistas

8 MAP_BSC n o 8 / 29 Tempo Funcionalidade PreçoQualidade Atributos de Produtos/serviços PERSPECTIVA DO CLIENTE ServiçoRelação Marca Relacionamento Imagem PROPOSIÇÃO DE VALORES PARA OS CLIENTES

9 MAP_BSC n o 9 / 29 Desenvolvimento do Negócio Aumento do valor para o cliente Excelência Operacional PERSPECTIVA INTERNA PROCESSOS

10 MAP_BSC n o 10 / 29 PERSPECTIVA DE APRENDIZADO AprendizagemCompetênciasInovação Motivação e Treinamento para a Força de Trabalho

11 MAP_BSC n o 11 / 29 Aumentar o negócio Aumentar o valor dos clientes Estratégia de Crescimento Melhorar a estrutura de custo Melhorar a utilização dos ativos Estratégia de Produtividade Aumentar o Valor para os Acionistas Perspectiva Financeira TempoFuncionalidadePreçoQualidade Atributos de Produtos/serviços ServiçoRelação Marca Relacionamento Imagem Proposição de Valores para os clientes Perspectiva do Cliente “Desenvolvimento do Negócio” “Aumentar o valor do cliente” “Excelência Operacional” Perspectiva interna (processos) Aprendizagem Competências Inovação Motivação e Treinamento para a Força de Trabalho Perspectiva de aprendizagem MAPA DA ESTRATÉGIA

12 MAP_BSC n o 12 / 29 IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO Perspectivas Objetivos estratégicos Indicadores de Performance MetasPlano de Ação Financeira Clientes Processos Aprendizagem. É preciso descrever a estratégia utilizando um conjunto de objetivos relacionados entre si. Os objetivos estratégicos devem ser mensuráveis. São os valores que os objetivos devem alcançar. Para garantir que as metas sejam atingidas é preciso ter um PA ligado a elas Metas e PAs precisam ser avaliados periodicamente para verificar se os objetivos serão alcançados

13 MAP_BSC n o 13 / 29 Obj3Obj1Obj2Obj4Obj5Obj7Obj6Obj9Obj8 MAPA DE OBJETIVOS ESTRUTURADOS

14 MAP_BSC n o 14 / 29 CONSIDERAÇÕES FINAIS   Os ajustes dos objetivos estratégicos devem ser realizados em ciclos periódicos durante o ano;   Visão integradora da Organização (Financeira, Clientes, Processos, Pessoas);   Vínculo direto dos objetivos estratégicos com os processos (Cadeias de Valor);   O BSC serve como ferramenta para priorizar o redesenho de processos;   Todo objetivo estratégico precisa ter uma meta, os indicadores e um plano de ação.

15 MAP_BSC n o 15 / 29 O BSC requer o envolvimento intenso dos executivos da empresa na estruturação e revisão dos objetivos; Necessita de estabelecimento de indicadores universais. Existe uma dificuldade de relacionar, quantitativamente, os objetivos entre si. Não é trivial realizar as medições nos indicadores relacionados com a perspectiva de Clientes e de Aprendizado. PRINCIPAIS DIFICULDADES

16 MAP_BSC n o 16 / 29 Estabelecer os objetivos estratégicos para o Grupo Fácil, identificando as metas para cada um e indicadores de desempenho. Apresentar o diagrama relacional entre os objetivos Perspectivas Objetivos estratégicos Indicadores de Performance MetasPlano de Ação Financeira Clientes Processos Aprendizagem EEXXOOEERR CC ÍÍ IICC


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