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Mapas conceituais e “Cmaptools”

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Apresentação em tema: "Mapas conceituais e “Cmaptools”"— Transcrição da apresentação:

1 Mapas conceituais e “Cmaptools”
origem, conceitos básicos e possibilidades. Professores: Paulo Henrique Trentin Wagner Alves Moreira

2 Origem Discordância acerca da interpretação dada às idéias de Piaget sobre os estágios do desenvolvimento intelectual das crianças. Sensório motor (± 0 -2 anos); Pré-operatório(±2-7 anos); Operatório-concreto (±7-11 anos); IV) Operatório-formal(±12-?)

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4

5 Origem Instrução com áudio-tutorial, envolvendo conceito de crescimento de plantas. (Criança com 6 anos).

6 Origem

7 Origem Mapa conceitual produzido a partir da entrevista realizada com um aprendiz do grau 2

8 Origem

9 Conceitos básicos 3. Teoria da aprendizagem significativa. “Se eu pudesse reduzir toda a psicologia educacional a uma só frase, eu diria isto: O fator mais importante que influencia a aprendizagem é o que o estudante já sabe. Verifique isso e ensine de acordo.” David Paul Ausubel

10 Novos conceitos Conhecimento novo Conhecimento pré-existente
Conceitos básicos Conhecimento pré-existente é âncora para que são modificados e modificam o Novos conceitos o que gera a produção de Conhecimento novo

11 Mapas conceituais: hierarquia de significados
Conceitos básicos Mapas conceituais: hierarquia de significados Emprego obrigatório de termo de ligação: expressão clara da relação entre dois conceitos → busca pelo significado Exemplos termo de ligação + conceito inicial conceito final = PROPOSIÇÃO ÁTOMOS ÁTOMOS ÁTOMOS x formam são formados por MOLÉCULAS MOLÉCULAS MOLÉCULAS

12 Mapa conceitual exemplo: A “Química” do amor.
Conceitos básicos Mapa conceitual exemplo: A “Química” do amor.

13 Mapa conceitual exemplo: Panorama do ensino
Conceitos básicos Mapa conceitual exemplo: Panorama do ensino

14 Conceitos básicos

15 Mapas do tipo Quien soy yo!
Conceitos básicos

16 Conceitos básicos

17 UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
Conceitos básicos UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS 1. Levantamento de concepções prévias

18 1. Levantamento de concepções prévias
Conceitos básicos 1. Levantamento de concepções prévias

19 UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
Conceitos básicos UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS 1. Levantamento de concepções prévias 2. Avaliação dos estudantes. 3. Avaliação de atividade interdisciplinar. 4. Elaboração de plano de aula. 5. Instrução e aprofundamento de conceitos. 6. “Extrair” e “armazenar” expertise. 7. Acessar e reutilizar expertise. 8. Identificar a apresentação de tópicos em livros-texto. 9. Melhorar a compreensão de conceitos em aulas de laboratório. 10. Elaborar projetos. 11. Avaliar interpretação de textos. 12. Planejar casamento.

20 Construção de um mapa conceitual.
Conceitos básicos Construção de um mapa conceitual. QUESTÃO “foco”: QUEM SOU EU?

21 Conceitos básicos

22 Conceitos básicos

23 Conceitos básicos

24 Conceitos básicos

25 Conceitos básicos

26 PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUIR CMAPS
Conceitos básicos

27 Conceitos básicos “Everything that is spoken or written may be transformed to concept maps, and all good concept maps may be easily transformed back to ordinary speaking or writting.” MauriÅhlberg (University of Helsinki, Finland) “Tudo que é dito ou escrito pode ser transformado em mapa conceitual e todo o bom mapa conceitual pode ser facilmente transformado, de volta, na fala ou no texto original.”

28 Algumas questões para pensar.
Fonte : Artigo publicado por: Professor Doutor Romero Tavares – Departamento de Física/ UFPB No fundo, estamos discutindo sobre a questão da escolha entre TER e SER. Para se ter algo pouco se exige de energia interna ou emocional, basta se pagar o preço estipulado. Para ser de determinada maneira é necessária uma estruturação interna, uma disposição de mudança. A grande diferença entre esses dois estados é que se pode perder o que se tem, MAS NINGUÉM TIRA O QUE VOCÊ É.

29 Não existe a necessidade de mudanças internas na aprendizagem memorística.
O conhecimento é “absorvido” literalmente, é usado nos exames e, depois, é esquecido. Ele não passa a fazer parte de si, da estrutura cognitiva e da maneira de ser do estudante. Não enriquece a sua maneira de olhar o ambiente que o rodeia e os seus semelhantes.


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