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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Professor: Reinaldo Lopes Administrador de Empresas Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas Mestre em Engenharia de Produção

2 09/04/2017 CONCEITOS: Produção – pode ser entendido como tudo o que você possa estar fazendo durante a sua vida. Produto - é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade Processo - é um conjunto de causas (que provocam um determinado efeito).

3 Produção G E N T E PROCESSO insumos produtos Logística Bens Estratégia
Serviços SIG Projeto Hardware Tecnologia PPCP Software Conhecimento T E M P O

4 O que sua empresa faz para ganhar dinheiro? Função Produção Marketing
Contábil e Finanças P&D Produtos / Serviços Função Produção Qualidade Compras Engenharia / Suporte Técnico R H Comercial

5 A Função Produção & Organização
Fronteiras / Proteção Recursos Humanos Contabilidade e Finanças Colaboradores   Fundos FUNÇÃO PRODUÇÃO Fornecedores   Mercado Compras Marketing Idéias de Bens/Serviços Tecnologia de Processo Desenvolvimento de Produtos Desenvolvimento De Processos

6 Exercício: Atividades Igreja Fast Food Universidade Fab. Móveis
Marketing Contabilidade e finanças P&D Produção RH Compras Engenharia/ suporte técnico

7 Modelo de Transformação
Recursos Transformados Materiais Informações Consumidores Locais PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Bens e Serviços Input Output Recursos de Transformação Instalações Equipamentos Téc. Pro. Produção Energia Pessoal

8 Recursos Transformados
Aqueles que são tratados, transformados ou convertidos: materiais; informações; consumidores; locais

9 Recursos de Transformação
Aqueles que agem sobre os recursos transformados: instalações; equipamentos; tecnologia do processo de produção; energia; colaboradores.

10 Processamento de Materiais
Transformando Propriedades Físicas (Forma, composição ou características) Ex.: Operações de Manufatura Transformando Localidade Ex.: Operações de entrega de encomendas Mudando Posse ou Propriedade Ex.: Operações de Varejo Estocando ou Acomodando Ex.: Armazéns ou Depósitos

11 Processamento de Informações
Transformando Localidade Ex.: Operações de Telecomunicações, transferência de dados Mudando Posse ou Propriedade Ex.: Pesquisa de Mercado Estocando ou Acomodando Ex.: Arquivos, Bibliotecas, Data Bases

12 Processamento de Consumidores
Transformando Propriedades Físicas Ex.: Cirurgias, Cabeleireiros Transformando Estado Psicológico Ex.: Música, Teatro, Esportes Transformando Localidade Ex.: Transportes de pessoas Estocando ou Acomodando Ex.: Hotelaria

13 Output do Processo de Transformação
ó l F u n d i ç ã o e A l m F a b r. M á q. e r m n t s Bens Puro R e s t a u r n S e r v. i s t m a I n f o . Tangíveis Pode ser estocado A produção precede o consumo Baixo nível de contato com o consumidor Pode ser Transportado A qualidade é evidente C o n s u l t r i a g e c C l i n c a P s o ó g Intangíveis Não pode ser estocado A produção e o consumo simultâneo Alto nível de contato com o consumidor Não pode ser Transportado É difícil julgar a qualidade Serviços Puro

14 Cadeia Cliente X Fornecedor
Hierarquia do Sistema de Produção Cadeia Cliente X Fornecedor

15 Aspectos que definem os diferentes tipos de operação:
volume de produtos; variedade de produtos; variação da demanda de produtos; grau de contato com o consumidor.

16 Tipologia de Operações - Implicações
Alta repetibilidade Especialização Sistematização Capital Intensivo Custo unitário baixo Baixa repetição Maior participação dos funcionários no trabalho Menor sistematização Custo unitário alto Alto Volume Baixo Televisor Avião Flexível Complexo Atende às necessida des dos consumidores Custo unitário alto Bem definida Rotinizada Padronizada Regular Custo unitário baixo Alta Variedade Baixa Alfaiate Fab. Jeans

17 Tipologia de Operações - Implicações
Capacidade Mutante Antecipação Flexibilidade Ajustado à demanda Custo unitário alto Estável Rotineira Previsível Alta utilização Custo unitário baixo Variação Demanda Alta Baixa Fogos de Artifícios Padaria Tolerância de espera limitada Satisfação definida pela percepção do consumidor Necessidade de habilidade de contato A variedade recebida é alta Custo unitário alto Tempo entre produção e o consumo Padronizado Pouca habilidade de contato Alta utilização de funcionários Centralização Custo unitário baixo Contato com o consumidor Alta Baixa Dentista Prótese Dentária

18 Gestores da Produção RESPONSABILIDADES INDIRETAS :
Manter informada as outras funções sobre as oportunidade e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção; Discutir com as outras funções sobre os planos de produção e os demais planos da empresa que podem ser modificados para benefícios mútuos; Encorajar e ouvir sugestões dos clientes internos para que a função produção possa prestar melhores produtos/serviços.

19 Gestores da Produção RESPONSABILIDADES DIRETAS :
Entender os objetivos estratégicos da produção; Desenvolver uma estratégia de produção para a empresa; Desenhar produtos, serviços e processos de produção; Planejar e controlar a produção; Melhorar o desempenho da produção.

20 Modelo de Administração da Produção
Objetivos Estratégicos da Produção Recursos Transformados Papel e Posição Competitiva da Produção Materiais Informações Consumidores Locais Estratégia de Produção Bens e Serviços Projeto Input Output Melhoria Recursos de Transformação Planejamento e Controle Instalações Equipamentos Téc. Pro. Produção Energia Pessoal

21 Produtividade e Rentabilidade
Valores Preços Quantidades Compras Produtos (Custos) (Vendas) Input Output Processo Produtivo Produtividade Price Recovery Rentabilidade Área Física Área Financeira


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