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Fundamentos da Educação Inclusiva

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Educação Inclusiva"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Educação Inclusiva

2 Vem do grego autos “próprio”.
É uma complexa desordem neurobiológica que tipicamente dura a vida inteira. Um distúrbio do desenvolvimento humano, estudado pela ciência há seis décadas. Porém pouco era o conhecimento que existia sobre o assunto. Isto ocorreu por que todos os portadores não têm nenhuma anormalidade aparente. Vem do grego autos “próprio”. Definição

3 transtorno básico de esquizofrenia.
Histórico 1911 – Eugen Bleuler, psiquiatra, já havia discorrido alguns comentários à respeito do autismo . transtorno básico de esquizofrenia. Estreitamento dos relacionamentos com as pessoas.

4 1943 – Kanner – Baltimore. 1944 – Asperger – Viena.
Casos diferentes com algumas características semelhantes. Asperger – Publicou durante a 2ª Guerra Mundial “ Psicopalogia autista”. Trata-se de casos de danos orgânicos severos. SINDROME DE ASPERGER – Crianças quase normais, inteligentes e altamente verbais.

5 1988 – Bryson e Coll - Estudo no Canadá 1:1000
Incidência 1988 – Bryson e Coll - Estudo no Canadá 1:1000 1999 – ASA – Autism Society of Amarican 2:1000 2003 – CDC – Center of Desenvolviment Comportament 2 à 6:1000 ( 1 p/ 186)

6 Diagnostico Identifica-se por volta dos 3 anos. Três fatores: Desvios qualitativos na comunicação; Desvios de interação social; Desvios no uso da imaginação; A principal causa está relacionada a alterações biológicas, sejam hereditárias, ocorridas na gestação e/ou parto. Disso decorrem os erros no funcionamento cerebral. É clínico e o diagnóstico é dado por um profissional treinado, capaz de identificar os sintomas peculiares.

7 BEBES Alterações no sono. Quietude da criança ou choro incessante. Aninham ou aversão ao contato físico. Não imitam os gestos dos pais. INFANCIA Ausência de medos reais. Insensibilidade a dor. Formas diferentes de andar – pontas dos pés. Movimentos estereotipados buscam conforto – balançar o tronco. Ecolalia – repetir sons ou frases ouvidas. Interesse em girar objetos. Fascinação por água. Crises de choro. Risos ou gargalhadas – fora do contexto. Retardo no desenvolvimento motor.

8 Bursztyn e Tomkiewicz Não-Médico Médico
“Considerando-se a heterogeneidade dos dados clínicos é provável que o determinismo dos distúrbios seja, na maioria dos casos, multifatorial”. Não-Médico Psicologia. Fonoaudiologia. Pedagogia. Terapia Ocup. Psicoterapia Orient. Famliar Médico Pediatra. Neurologia. Psiquiatria. Odontologia. Farmacoterapia é um componente importante, porém nem todos necessitam de medicamentos. Tratamento

9 Aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar o comportamento.
TEACCH Autistas são diferentes. Partindo dessa premissa, o movimento então seria em direção ao respeito pelas diferenças que o autismo cria em cada pessoa singular e na promoção do apoio e facilitação que eles precisam, justamente devido as tais diferenças. ABA – Applied Behavior Analysis (Análise Aplicada do Comportamento) Aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar o comportamento. Criar as situações de acertos, sempre auxiliando nas dificuldades. Ignorar o errado, registrar sempre, reforçar a conduta correta.

10 Aprendizado É um transtorno de desenvolvimento, não um retardo mental, embora alguns autistas apresentem Q.I. abaixo da média. Capacidade de pensamento abstrato ou simbólico é menor. Ocorre a inversão de pronomes e atraso na fala. AUTISMO

11 Bibliografia Disponível no sítio . Acesso em 24 set Disponível no sítio . Acesso em 24 set

12 Muito Obrigado. Frank Duarte CONTATO duartefk@hotmail.com
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