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Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial
Autismo Método Teacch Diretoria de Ensino de Adamantina Equipe de Educação Especial 2011

2 : Definição de Autismo Autismo é uma doença grave, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico. Estas crianças também apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual, tudo levando a crer que haja um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.: Comunicação; Interação e Imaginação.

3 Comunicação Caracterizada pela dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal

4 Interação Social Este é o ponto crucial no autismo, e o mais fácil de gerar falsas interpretações. Significa a dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas.

5 Imaginação Se caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se estende às várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da criança. Isto pode ser exemplificado por comportamentos obsessivos e ritualísticos, compreensão literal da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.

6 SINAIS

7 Causas do autismo A ciência ainda não sabe porque ocorre o autismo. Existe a hipótese de que é um fenômeno de causa genética, associada a mecanismos alérgicos não identificados e desenvolvidos ainda no útero, durante a gestação. Esses processos desencadeiam inflamação que altera o desenvolvimento do cérebro e as ligações no hemisfério direito.

8 SINTOMAS COMUNS Conforme - ASA ( Autism Society of American). A maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança variando em intensidade de mais severo a mais brando. 1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças; 2. Riso inapropriado ; 3. Pouco ou nenhum contato visual ; 4. Não quer ser tocado; 5. Isolamento; modos arredios; 6. Gira objetos; 7. Cheira ou lambe os brinquedos, inapropriada fixação em objetos; 8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; 9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino; 10. Aparente insensibilidade à dor; 11. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente. Vídeo

9 Quando foi descoberto A síndrome do autismo foi descoberta simultaneamente, na década de 1940, por dois médicos de origem austríaca, que trabalhavam separadamente: Leo Kanner, erradicado nos Estados Unidos, e Hans Asperger, que permaneceu na Europa durante o período da Segunda Guerra Mundial. A palavra autismo foi criada pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler para descrever a "fuga da realidade" observada em alguns indivíduos.

10 Método TEACCH Em 1972 nos Estados Unidos é reconhecido o programa TEACCH – The Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children ( em português: Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação) criado por Eric Schopler. Professor de psicologia e diretor desse programa da Universidade da Carolina do Norte até Um dos pontos principais desse método é a colaboração entre equipe educadora e a família.

11 Características do TEACCH
; Características do TEACCH Individualidade na programação do currículo, ou seja, cada criança terá sua adaptação própria de acordo com suas habilidades;  Vídeo: Matheus na Escola

12 Ensinar a relação entre causa e efeito;
Objetivos do TEACCH Ensinar a relação entre causa e efeito; Incentivar a comunicação;     Ensinar habilidades para a vida adulta;     Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto;     Promover clareza e sinalização do ambiente e tarefas ;   Apresentar visualmente instruções;     Organizar a noção de fim;     Manter a Rotina com flexibilidade;    Respeitar a individualidade;     Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturais.

13 Contribuições do TEACCH:
- Favorecer a generalização;  - Favorecer o controle do comportamento;  - Estimular e desenvolver  a atenção;  - Administrar a sequencialização;   - O TEACCH não visa eliminar o padrão autístico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.

14 "Horário de Atividades Escolares"

15 Quebra- cabeça

16 Brinquedos

17 Princípios Concretos

18 Jogo da Memória

19 Sinalizar o ambiente

20 ABVDs

21 ABVDs

22 Vídeo

23 Obrigada, pessoal pela atenção! Bom fim de semana a todos!!!


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