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ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

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Apresentação em tema: "ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
ISO NBR A melhoria contínua da qualidade aumenta a capacidade de competição de uma organização e a capacidade dos seus membros em contribuir, crescer e superar-se. Eduardo Silvestri ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

2 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Introdução Todo membro de uma organização deve se conscientizar de que todos os processos podem ser executados com mais eficiência e eficácia, com menos perdas e menor consumo de recursos. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

3 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Introdução Na implementação de um sistema da qualidade, a gestão de uma organização deve garantir que o sistema venha facilitar e promover a melhoria contínua da qualidade. Um objetivo constante da gestão, envolvendo todas as funções, em todos os níveis de uma organização, deve ser o de empenhar-se para proporcionar a satisfação do cliente e a melhoria contínua da qualidade. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

4 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Objetivo Esta NBR ISO constitui um conjunto de diretrizes de gestão, destinado à implementação da melhoria contínua da qualidade numa organização. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

5 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Objetivo Para se adotar essas diretrizes alguns fatores são importantes: Cultura Tamanho Natureza da organização Tipos de produtos ou serviços oferecidos Necessidades dos mercados Portanto, uma organização deve desenvolver um processo de melhoria adequado às suas próprias necessidades e recursos. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

6 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Ações tomadas dentro de uma organização com o propósito de aumentar a eficiência e a eficácia dos processos, para prover benefícios adicionais para a organização e seus clientes. Conjunto de processos inter-relacionados que recebe as entradas dos fornecedores, agrega valor a estas entradas e produz saídas para clientes. Conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que transformam entradas em saídas. Perdas decorrentes da não percepção do potencial de recursos nos processos e atividades. Definições Ação tomada para eliminar as causas de uma não-conformidade potencial, defeito ou outra situação indesejável, para prevenir sua ocorrência. Ação tomada para eliminar ou reduzir as causas de uma não-conformidade existente, defeito ou outra situação indesejável, com vistas a prevenir sua repetição. Para os propósitos desta NBR ISO , aplicam-se as definições contidas na NBR ISO 8402, juntamente com as definições a seguir. Processo Cadeia de suprimento Melhoria da qualidade Perdas da qualidade Ação preventiva Ação corretiva ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

7 Conceitos Fundamentais
Princípios da melhoria da qualidade. A qualidade dos produtos, serviços e outras saídas de uma organização é determinada pela satisfação dos clientes que os utilizam e resulta da eficiência e da eficácia dos processos que os criam e os mantêm. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

8 Conceitos Fundamentais
Princípios da melhoria da qualidade. Melhoria da qualidade é uma atividade contínua que tem por objetivo aumentar cada vez mais a eficiência e a eficácia dos processos. Cadeia de suprimentos. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

9 Conceitos Fundamentais
Ambiente para melhoria da qualidade Responsabilidade e liderança da administração. Valores, atitudes e condutas. Metas de melhoria da qualidade. Comunicação e trabalho em equipe. Reconhecimento. (PeopleWare) Educação e treinamento. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

10 Conceitos Fundamentais
Perdas da qualidade As perdas da qualidade devem ser relacionadas aos processos que as causam. É importante, pelo menos, estimar as perdas da qualidade, mesmo aquelas que são difíceis de medir, tais como: perda da harmonia na relação com o cliente e na utilização de todo o potencial humano. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

11 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Gestão da Qualidade Embora a aplicação de qualquer uma das técnicas descritas no anexo promova alguma melhoria adicional, todo seu potencial somente será atingido se as mesmas forem aplicadas e coordenadas dentro de um quadro estruturado que requer organização, planejamento, medição e análise crítica de todas as atividades de melhoria da qualidade. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

12 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Gestão da Qualidade Organização para melhoria da qualidade Uma das maneiras efetivas de organizar a melhoria da qualidade é a identificação das oportunidades de melhoria, ao longo dos processos que fluem através dos limites organizacionais. Definir Metas e estratégias. Destinar Recursos. Analisar/Avaliar o progresso. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

13 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Gestão da Qualidade Responsabilidades dentro da hierarquia organizacional no processo de qualidade. Definição da missão da organização Planejamento estratégico Explicitação de funções/responsabilidades Obtenção e alocação de recursos Medição e rastreamento da redução de perdas da qualidade Encorajar todos os membros da organização. (PeopleWare) ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

14 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Gestão da Qualidade Responsabilidades dentro dos PROCESSOS para obtenção de qualidade. Estabelecer a comunicação entre os departamentos. Identificar os clientes internos e externos do processo. Traduzir as necessidades e expectativas do cliente em requisitos específicos do cliente. Procurar oportunidades de melhoria do processo ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

15 Planejamento para melhoria da qualidade
Planos de melhoria da qualidade devem fazer parte do plano de negócios da organização. O desenvolvimento dos planos para a melhoria da qualidade deve envolver todo o pessoal da organização, inclusive seus clientes e fornecedores. O envolvimento de todos aumenta significativamente as oportunidades de melhoria. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

16 Planejamento para melhoria da qualidade
Estes planos devem abordar as perdas da qualidade mais importantes e devem ser desdobrados para todas as funções e de todos os níveis da organização. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

17 Medição da melhoria da qualidade
A organização deve desenvolver um sistema de medição para identificar e diagnosticar oportunidades de melhoria e para medir os resultados das atividades de melhoria da qualidade. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

18 Medição da melhoria da qualidade
Indicadores de perda de qualidade. Associadas à satisfação dos clientes podem ser baseadas em informações obtidas de levantamentos de clientes. Associadas à eficiência do processo, podem ser baseadas no trabalho, no capital, na utilização do material, na produção, seleção, correção, no tempo de espera, ciclos de vida, no desempenho das entregas. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

19 Metodologia para a melhoria da qualidade
Envolvimento de toda a organização Ações para melhoria da qualidade Investigar as possíveis causas Estabelecer as relações de causa e efeito Tomar ações preventivas ou corretivas Confirmação da melhoria Manutenção dos ganhos Continuidade da melhoria Esses processos devem ser executados repetidamente e infinitamente. ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro

20 ISO NBR 9004-4 Eduardo Silvestri Ribeiro
Dúvidas ? ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro


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