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CAP.3: RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "CAP.3: RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 CAP.3: RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES
PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA MARGARIDA KUNSCH CAP.3: RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES ANELISE GAZZANEO CARLOS BIBIANA DALMOLIN MATZENBACHER JÚLIA BOHRER ABELIN JULIA CERVO SANTA MARIA, 13 DE ABRIL

2 ABRANGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS
ÁREA DE RP TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS ORGANIZAÇÕES E SEUS PÚBLICOS TODA ORGANIZAÇÃO POSSUI MISSÃO, OBJETIVO GLOBAL COMPROMISSOS ECONOMICOS. OU SEJA, CABE AO RP UNIR ESSES COMPROMISSOS E PRESTAR CONTAS DOS MESMOS. A COMUNICAÇÃO DEVE SER ATIVA E PERMANENTE NAS ORGANIZAÇÕES. TODA ORGANIZAÇÃO DEVE TER UM RP PARA FACILITAR A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. O PROFISSIONAL DE RP PODE ATUAR EM QUALQUER TIPO DE ORGANIZAÇÃO.

3 O GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO
DISTINÇÃO ENTRE RP E MARKETING:

4 FUNÇÕES DE RP: - CRIAM E SUPERVISIONAM ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS. - GERENCIAMENTO E PREVENÇÃO DE CRISES - ENFATIZAM O LADO INSTITUCIONAL.

5 FUNÇÕES DE MARKETING: - USA COMPETITIVIDADE - PERSUAÇÃO DE PÚBLICO-ALVO - IDENTIFICA E CRIA MERCADOS - MATÉM E CRIA PRODUTOS - VISA ATINGIR O MERCADO

6 DINÂMICA:

7 O GERENCIAMENTO DE RP 4 TEORIAS FUNDAMENTAM AS RP:
TEORIA INTERORGANIZACIONAL TEORIA DO GERENCIAMENTO TEORIA DA COMUNICAÇÃO TEORIA DE CONFLITOS-RESOLUÇÕES *RP É INTERDISCIPLINAR, POR ISSO ALGUNS CONCEITOS SÃO SOBREPOSTOS DEPENDENDO DO CASO ANALISADO.

8 RP COMO SUBSISTEMA ORGANIZACIONAL
UMA ORGANIZAÇÃO É A UNIÃO DE SUBSISTEMAS. RP É UM SUBSISTEMA QUE PRECISA DE INTERAÇÃO COM AS OUTRAS ÁREAS – COMUNICAÇÃO INTEGRADA. AS 4 TEORIAS ANTERIORES DERAM ORIGEM A 4 FUNÇÕES: 1.FUNÇÃO ADMINISTRATIVA 2.FUNÇÃO ESTRATÉGICA 3.FUNÇÃO MEDIADORA 4.FUNÇÃO POLÍTICA

9 1. FUNÇÃO MEDIADORA O PROFISSIONAL DE RP BUSCA INTERAÇÃO ENTRE OS SUBSISTEMAS. BUSCA RELAÇÕES DE CONFIANÇA ENTRE OS PÚBLICOS ASSIM, CABE AO PROFISSIONAL GERENCIAR O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

10 2. FUNÇÃO ESTRATÉGICA RP PROCURA AGREGAR VALOR ECONÔMICO À ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, CUMPRIR BONS RESULTADOS. AJUDA A TER BOA IMAGEM NA SOCIEDADE. IDENTIFICAR PROBLEMAS DE IMAGEM. TRABALHA COM A VISIBILIDADE DA ORGANIZAÇÃO.

11 3. FUNÇÃO MEDIADORA MEDIAÇÃO ENTRE OS PÚBLICOS.
DEVE-SE USAR VÁRIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ATINGIR DIVERSOS PÚBLICOS. O TRABALHO DE RP É FAZER UMA COMUNICAÇÃO BIDIRECIONAL. MODELOS DE RP: -IMPRENSA/PROPAGANDA -INFORMAÇÃO PÚBLICA -ASSIMÉTRICO DE DUAS MÃOS -SIMÉTRICO DE DUAS MÃOS

12 4. FUNÇÃO POLÍTICA RP LIDA COM ENFRENTAMENTO DE CRISE
PODER INTERNO - MICRO PODER DA OPINIÃO PÚBLICA – MACRO HOWARD CHASE – PROCESSO BÁSICO: 1)IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMA 2)IDENTIFICAR TRABALHO A SER REALIZADO 3)SETORES DO PROBLEMA 4)LEVANTAMENTO DE MUDANÇAS 5)AÇÃO A PREVENÇÃO DE CRISES DEVE SER FEITA PERMANENTEMENTE E NÃO APENAS NA IMINENCIA DE UMA CRISE.

13 PROPAGANDA DA HAVAIANAS

14 A EMPRESA IMPALA SOFREU UM GRANDE ABALO EM 2006
A EMPRESA IMPALA SOFREU UM GRANDE ABALO EM APÓS DOIS AVISOS SOBRE A MÁ QUALIDADE DOS EMALTES DA XUXA E DA ANGÉLICA, A ANVISA SUSPENDEU AS VENDAS DOS PRODUTOS PONTOS DE VENDAS TIVERAM QUE RETIRAR OS PRODUTOS DAS PRATELEIRAS. ALÉM DISSO, APÓS A PUBLICAÇÃO DA PROIBIÇÃO DA VENDA NO DIÁRIO OFICIAL A EMRPESA RECEBEU 400 LIGAÇÕES DE MANICURES, VENDEDORES E REVENDEDORES DA MARCA. O FATO FOI HISÓRICO PORQUE NOS DIAS NORMAIS, A EMPRESA RECEBIA 14 LIGAÇÕES DIÁRIAS, E O ATENDIMENTO AO CLIENTE ERA FEITO POR 1 ATENDENTE. APÓS ISSO, FOI NECESSÁRIA A CONTRATAÇÃO DE 15 TELEFONISTAS PARA ATENDER AS NECESSIDADES COMUNICACIONAIS DA EMPRESA. ABAIXO SEGUE O QUADRO DE AÇÕES FEITAS PELA EMPRESA PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE:

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16 DIMENSÃO DA PRAXIS MERCADO E FRENTES DE ATUAÇÃO:
-DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICAS OU PRIVADAS. -PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA(EMPREGADO OU SÓCIO) -CONSULTORIA E ASSESSORIA IDEPENDENTE *RP PODE APOIAR RECURSOS HUMANOS E MARKETING. FINALIDADES INSTITUCIONAIS: VISA CRIAR PERSONALIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO. USA-SE O NOME E O SÍMBOLO EM TODOS OS LUGARES POSSÍVEIS.

17 DINÂMICA

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23 RP EM APOIO A RECURSOS HUMANOS: LIDA COM O BEM-ESTAR DO FUNCIONÁRIO E/OU PÚBLICO INTERNO.
RP EM APOIO AO MARKETING: AGREGA VALOR ECONÔMICO NOS PRODUTOS E AJUDA NOS OBJETIVOS DE MERCADO. ATIVIDADES PROFISSIONAIS: O BOM PROFISSIONAL DE RP É AQUELE QUE SE MANTÉM ATUALIZADO COM AS MUDANÇAS DA SOCIEDADE.

24 RP E A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
- ORGANIZAÇÃO PRECISA ESTAR SITUADA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. ELEVAÇÃO DOS VALORES ÉTICOS. DIVULGAÇÃO VERDADEIRA DESSES VALORES. EMPRESA CIDADÃ: *BEM-ESTAR É OBJETIVO DE TODOS ENVOLVIDOS *SOCIAL > ECONÔMICO *RESPONSABILIDADE SOCIAL NÃO DEVE SER APENAS PROPAGANDA DEVE SER IDEOLOGIA. RP E O TERCEIRO SETOR: -MEDIAÇÃO ENTRE OS SETORES (LIGAR CIVIS À INSTITUIÇÕES) -SEGUNDO MARIA JOSÉ DA COSTA OLIVEIRA, UM RP BUSCA ACHAR UM CONSENSO ENTRE OS 3 SETORES. -RP FAZ COM QUE AS ORGANIZAÇÕES NORTEIEM SUAS PRÁTICAS NA TEMÁTICA HUMANA. -RP DEVE FAZER UM PLANEJAMENTO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL E COM AS REALIDADES DA EMPRESA.

25 EXEMPLO: A EMPRESA YPÊ ATRAVÉS DO SITE, DISPONIBILIZA E INFORMA SOBRE SUAS ATIVIDADES SOCIO-AMBIENTAIS. “DESDE A SUA FUNDAÇÃO, HÁ 59 ANOS, A YPÊ PROCURA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES EM QUE ATUA E DA SOCIEDADE COMO UM TODO.   ESSE COMPROMISSO CONCRETIZA-SE COM A DISSEMINAÇÃO DE UMA CULTURA INTERNA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, APOIO A PROJETOS CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE.” ESSE É O EXEMPLO DE EMPRESA TRANSPARENTE. ELA APOIA INSTITUTOS DE AJUDA A CRIANÇAS CARENTES, HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, FUNDAÇÕES BENEFICIENTES E USA ESSAS AÇÕES NÃO SOMENTE COMO PROPAGANDA, MAS COMO IDEOLOGIA.

26 EM NOSSA HOMENAGEM...


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