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ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia
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ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
Max Wilhelm Carl Weber (?) Prussiano, formado em direito, economia e sociologia.
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PRINCIPAIS CONCEITOS DA BUROCRACIA
Para Weber, burocracia é qualquer organização ou grupo que oriente seus atos por leis racionais aceitas pelos membros para seu benefício. O tipo ideal de burocracia tem 3 características: Formalidade. A burocracia é estabelecida por normas e leis que sustentam as decisões. Impessoalidade. Os cargos são mais importantes do que as pessoas que os ocupam e é esperado que cumpram a lei. Profissionalismo. Fator de sobrevivência das pessoas na organização.
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3 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
1.DEFINIÇÃO DOS NÍVEIS DA AUTORIDADE
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3 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
2.INTERAÇÃO ENTRE ATIVIDADE-RESPONSABILIDADE-AUTORIDADE-HIERARQUIA X COMPETÊNCIA/CONHECIMENTO
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3 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
3.MAIOR ANÁLISE DA ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Formalização de procedimentos, descrição dos cargos, políticas, regulamentos. Especialização das atividades. Padronizaçã de procedimentos. Centralização do poder de decisão na alta administração
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Características da Burocracia segundo Weber
Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter formal das comunicações. Caráter racional e divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados. Competência técnica e meritocracia. Especialização da Administração (os administradores não são donos da empresa). Profissionalização dos participantes (cada funcionário é um profissional, assalariado, ocupa cargo, não é o dono dos meios de produção etc.) Completa previsibilidade do comportamento (normas).
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Vantagens da Burocracia
Racionalidade. Precisão na definição do cargo e da operação. Rapidez nas decisões. Interpretação da comunicação rápida por ser direcionada, regulamentada e escrita.. Uniformidade de rotinas e procedimentos. Continuidade da organização garantida pela seleção de novos funcionários. Redução do atrito entre as pessoas (cada um conhece suas funções e limites). Constância de decisões em situações iguais.. Confiabilidade (regras). Benefícios para as pessoas na organização (hierarquia formalizada, tarefas distribuídas e há promoção por mérito). Vantagens da Burocracia
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Características e Disfunções da Burocracia
Características da Burocracia Disfunções da Burocracia Caráter legal das normas Caráter formal das comunicações Divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquização da autoridade Rotinas e procedimentos Competência técnica e mérito Especialização da Administração Profissionalização Hiper-internalização das normas Excesso de formalismo e papelório Resistência às mudanças=perigo Despersonalização do relacionamento Categorização do relacionamento Superconformidade à regras Exibição de sinais de autoridade Dificuldades de relacionamento com os clientes Previsibilidade do Funcionamento Imprevisibilidade do Funcionamento
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O modelo burocrático de Weber
Sistema Social Racional Burocracia Exigência de Controle Conseqüências Previstas Previsibilidade do Comportamento Conseqüências Imprevistas Disfunções da Maior Eficiência Ineficiência
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Graus de burocratização
Escassez de burocratização: Excesso de Burocratização: Falta de especialização, bagunça, confusão Falta de autoridade Liberdade excessiva Ausência de documentos, informalidade Ênfase nas pessoas Apadrinhamento Superespecialização, hiper-responsabilidade Excesso de autoridade. Autocracia e imposição Ordem e disciplina Excesso de papelório. Formalismo Ênfase nos cargos Excesso de exigências Divisão do trabalho Hierarquia Regras e Regulamentos Formalização das Comunicações Impesoalidade Seleção e Promoção do Pessoal Desordem Eficiência Rigidez
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Apreciação Crítica da Teoria da Burocracia
Excesso de formalismo da burocracia. Mecanicismo e as limitações da “teoria da máquina” (Fayol). Conservadorismo da burocracia. Abordagem de sistema fechado. Abordagem descritiva e explicativa. Exagerada ênfase em métodos e procedimentos. Posição da Teoria da Burocracia na Teoria das Organizações (similar à Teoria Clássica).
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REFERÊNCIA CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2000. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.
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