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A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Disc.: Gestão Empresarial Prof.: Jássio Pereira Encontro 03 Adaptado de

2 ADMINISTRAÇÃO Processo/Funções Decisões Recursos Carreira Organização
Empresa

3 Autoridades locais da comunidade Fornecedores
Funcionários Gerentes Bons salários e estabilidade Aumento da eficiência e dos Lucros Preço, qualidade Clientes Acionistas Crescimento nos Ganhos Organização Pronto Pagamento Autoridades locais da comunidade Práticas socialmente responsáveis Fornecedores Conformidade Legal Agências Reguladoras Governo

4 TO - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Organização: É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Teoria Organizacional: é o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo administrativo. Seu objetivo é entender as organizações e os administradores , para poder explicá-los. (Maximiniano, 1997, p. 20) Por que estudar Teoria das Organizações ? Apresenta uma evolução histórica do estudo da ciência da administração. Pode proporcionar uma apreciação e um conhecimento do que está acontecendo nas organizações.

5 TO - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Administrar: é planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Habilidades Necessárias Níveis Administrativos Intermediário Alta Direção Institucional Gerência Operacional Supervisão Conceituais Humanas Técnicas

6 AS CINCO VARIÁVEIS BÁSICAS DA TO
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURA TAREFAS PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA

7 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA TO
Influência dos filósofos Influência da organização da igreja católica Influência da organização militar TO Influência da revolução industrial Influência dos economistas liberais Influência dos pioneiros e empreendedores

8 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor)
A organização racional do trabalho Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos. Estudo da fadiga humana. Divisão do trabalho e especialização do operário. Desenho de cargos e tarefas. Incentivos salariais e prêmios por produção. Conceito de homo economicus. Condições ambientais de trabalho. Padronização de métodos e de máquinas. Supervisão funcional.

9 PRINCÍPIOS GERAIS DA TEORIA CLÁSSICA (Fayol)
Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando Unidade de direção Subordinação de interessas individuais aos gerais Remuneração do pessoal Centralização Cadeia escolar Ordem Iniciativa Espírito de equipe Equidade Estabilidade de pessoal

10 CRÍTICAS A ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
Mecanicismo. Superespecialização. Visão microscópica do homem. Abordagem incompleta. Abordagem de sistema fechado. Organização formal

11 ABORDAGEM HUMANÍSTICA (Elton Mayo)
Elton Mayo estudou: A fadiga, os acidentes de trabalho, turn-over e os efeitos das condições físicas do trabalho sobre a produtividade Objetivo dos estudos iniciais na fábrica da Hawthorne - Western Electric Company: conduzir experimentos relacionando à produtividade e às condições físicas de trabalho. Conclusões da experiência de Hawthorne: Grupos Informais Relações Humanas Conteúdo do Cargo Aspectos Emocionais Nível de produção/integração social Comportamento social Recompensas e sanções sociais Homem social

12 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Estudo do comportamento organizacional através do comportamento das pessoas. ESTÍMULO (CAUSA) A PESSOA Variáveis Fisiológicas Variáveis Ambientais VariáveisPsicológicas FRUSTAÇÃO CONFLITO ANSIEDADE META

13 ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO HUMANA Maslow: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima, de auto-realização. Herzberg: teoria dos dois fatores - motivacionais e higiênicos. ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO McGregor: dois estilos de opostos de administrar - Teoria X e Teoria Y Teoria X (visão mecanicista): pessoas preguiçosas, evitam trabalhar, evitam responsabilidades, devem ser controladas, são ingênuas e sem iniciativa. Teoria Y (comportamental): pessoas esforçadas, trabalhar é natural, aceitam responsabilidades e desafios, podem ser auto-motivadas e dirigidas, são criativas e competentes.

14 ABORDAGEM BUROCRÁTICA
Características da Burocracia, segundo Weber 1º Caráter legal das normas e regulamentos. 2º Caráter formal das comunicações. 3º Caráter racional e divisão do trabalho. 4º Impessoalidade nas relações. 5º Hierarquia da autoridade. 6º Rotinas e procedimentos estandardizados. 7º Competência técnica e meritocracia. 8º Especialização da administração, que é separada da propriedade. 9º Profissionalização dos participantes: É um especialista. É assalariado. É ocupante de cargo. É nomeado por superior hierárquico. Seu mandato é por tempo indeterminado. Segue carreira dentro da organização. Não possui a propriedade dos meios de produção e administração. É fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa. Completa previsibilidade do funcionamento.

15 ABORDAGEM BUROCRÁTICA
Principais disfunções da burocracia: 1. Maior internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos. 2. Excesso de formalismo e de papelório. 3. Resistência a mudanças. 4. Despersonalização do relacionamento. 5. Categorização como base do processo decisorial. Classificação estereotipada das coisas - com menor procura de alternativas diferentes de solução. 6. Superconformidade às rotinas e procedimentos. 7. Exibição de sinais de autoridade. 8. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

16 A Empresa como um Sistema Aberto
SAÍDAS Produtos Bens Serviços ENTRADAS Materiais Equipamentos Energia Alterações nas reservas de recursos naturais Modificações nas leis e regulamentos Condições de competição Problemas econômicos Inflação Renda Crescimento Mudanças das condições sócio-políticas Inovações tecnológicas MEIO AMBIENTE PROCESSAMENTO Informação Informação


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