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Inquéritos e Sondagens à Opinião Pública

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Apresentação em tema: "Inquéritos e Sondagens à Opinião Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Inquéritos e Sondagens à Opinião Pública
Traços Gerais

2 Rumo Metodológico Alice no País das Maravilhas
Alice está perdida na floresta e pergunta ao gato qual o melhor caminho. Gato: “Para onde queres ir?” Alice: “Para qualquer lugar.” Gato: “Mas... Para ir para qualquer lugar, qualquer caminho serve!”

3 Rumo Metodológico Duas questões muito simples ocorrem ao espírito quando se fala de investigação. A primeira é: Qual é o meu problema? A segunda é: Que devo fazer? Tomar consciência de um problema, formulá-lo com clareza e trabalhar para o resolver marcam as fases essenciais de um procedimento metodológico. Bruno Deshaies (1997), Metodologia de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Instituto Piaget. Se não formos capazes de definir bem o problema, nunca encontraremos a solução. Russel Ackoff

4 Rumo Metodológico O facto científico é conquistado, construído
e verificado: - conquistado sobre os preconceitos; - construído pela razão; - verificado pelos factos. Gaston Bachelard

5 Rumo Metodológico Interessam-me os actos humanos, não para me rir deles, nem para deplorá-los, nem sequer para os detestar, mas simplesmente para os compreender. Spinoza

6 Rumo Metodológico “Não há nada mais prático do que uma boa teoria”
Kurt Lewin “Não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai” Séneca “A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro” John Lennon “Em momentos de crise, a imaginação é mais importante que o conhecimento” Albert Einstein

7 Análise de Dados Os pesquisadores costumam encontrar três grandes obstáculos quando partem para a análise dos dados recolhidos no campo* • ilusão da transparência; • sucumbir à magia dos métodos e das técnicas; • dificuldade de se juntarem teorias e conceitos muito abstratos com os dados recolhidos no campo. * Minayo, M. (2000), O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, São Paulo, Hucitec.

8 Métodos Quantitativos
Quando aplicamos os métodos quantitativos, utilizamos frequentemente as estimações numéricas e as inferências estatísticas obtidas a partir de uma amostra representativa de uma população real mais vasta. Em consequência, a pesquisa quantitativa é mais frequentemente percebida como um método que consiste em estabelecer as relações causais nas condições normalizadas (controladas).

9 Relações Causais, COMO? Análise de Regressão
Técnica estatística que permite o estudo da relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes.

10 Perspetiva quantitativa
Perspetiva quantitativa é inspirada no paradigma positivista ou também chamado empírico-analítico ou racionalista.

11 Paradigma positivista Pressupostos básicos
Filosofia de Auguste Comte; Conhecimentos baseados na observação; O papel da teoria é crucial; Tem uma base epistemológica objectivista;   O investigador tem que ser capaz de observar objectivamente – realidade objectiva; Expressa-se por regularidades estatísticas observáveis; Defende as noções científicas de explicação, previsão e controlo; Realidade única independentemente de quem a estuda; Pouca relevância nos aspectos subjetivos dos indivíduos.

12 Inquérito por questionário
Em Ciências Sociais, o inquérito é uma pesquisa sistemática e o mais rigorosa possível de dados sociais significativos de modo a poder facultar uma explicação. É uma técnica de observação não participante que se apoia numa sequência de perguntas ou interrogações escritas que se dirigem a um conjunto de indivíduos (inquiridos), que podem envolver as suas opiniões, as suas representações, as suas crenças ou várias informações factuais sobre eles próprios ou o seu meio. Apropriado ao estudo extensivo de grandes conjuntos de indivíduos, mas com limitações quanto ao grau de profundidade da informação recolhida.

13 Inquérito O primeiro Código para a Prática de Investigação Social e de Mercado foi publicado pela European Society for Opinion and Market Research (ESOMAR) em 1948. Depois deste foram redigidos uma série de códigos por organismos nacionais e pela Câmara de Comércio Internacional (ICC). Em 1976, a ESOMAR e a ICC decidiram que era preferível ter um código internacional único em vez de dois códigos diferentes, pelo que no ano seguinte, 1977, publicaram em conjunto o código ICC/ESOMAR.

14 Inquérito ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 10/2000 de 21 de Junho “Regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e inquéritos de opinião”

15 Etapas da Investigação por Questionário
(1) Planeamento e desenho do inquérito (2) Recolha dos dados (3) Acesso aos dados (4) Preparação dos dados (5) Análise dos dados (6) Produção do relatório (7) Divulgação dos resultados


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