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C ENSO E SCOLAR – QUALIDADE DOS DADOS. Melhorar a pesquisa de alunos e docentes evitando assim o cadastramento de duplos; Atualização dos cadastros; Informar.

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1 C ENSO E SCOLAR – QUALIDADE DOS DADOS

2 Melhorar a pesquisa de alunos e docentes evitando assim o cadastramento de duplos; Atualização dos cadastros; Informar corretamente a situação dos docentes, escolarização etc...

3 2.1.DUPLICIDADE DE CADASTRO MELHORIA NA PESQUISA O RESULTADO DA PESQUISA TRARÁ ALÉM DOS RESULTADOS COMPATÍVEIS AOS FILTROS REALIZADOS, ATÉ 10 RESULTADOS SEMELHANTES. EXEMPLO: JOSE DA SILVA CARNEIRO JOZE DA SILVA CARNEIRO MENSAGEM DE AVISO PARA ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

4 –Informação errada na coleta do Censo Escolar – Educacenso: –Problemas nas analises dos dados; –Informações passadas erradas para elaboração de políticas e atendimento aos programas; –Aplicação de Prova Brasil.

5 SITUAÇÃO DO ALUNO Segunda Etapa do Censo, que coleta informações sobre a movimentação e o rendimento dos alunos Apenas as matrículas existentes na data de referência do Censo (matrícula inicial) são consideradas Coleta iniciada em 1 de fevereiro de 2010, referente ao Censo 2009.

6 ATRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÃO Uma escola pode informar apenas uma situação (movimento ou rendimento) para cada matrícula Uma matrícula pode, ao final da coleta da situação do aluno, ter mais de uma situação de rendimento ou movimento informada quando o aluno é admitido após em uma ou mais escolas

7 INADEQUAÇÕES Informações de rendimento e movimento desconexas –Rendimento na origem e na admissão posterior –Dois rendimentos na admissão posterior –Deixou de frequentar na origem e rendimento na admissão posterior dificultam a interpretação e o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono

8 M AIS DE UM R ENDIMENTO Apenas ocorreu para alunos admitidos após Duas situações: –alunos com admissão após a data de referência, com informação de rendimento na escola de origem e nas escolas de destino –alunos com mais de uma admissão após a data de referência, sem informação de rendimento no vínculo inicial, mas com rendimento informado em mais de um de seus vínculos de admissão posterior

9 Teoria Versus Prática Vitória Cristina M. de Carvalho ID: 112776310772 AFEDCBG Transferida para: Aprovada Reprovada

10 (Teoria Versus Prática) Exemplo de aluno matriculado em etapas diferentes: 2007 2008 Anderson S. Oliveira 7ª série - 7:00 às 11:30 hs Joaima (MG)Abandonou A 1ª série do EM - 7:00 às 12:20 hs Borá (SP)Aprovado B Anderson S. Oliveira 1ª série do EM - 18:50 às 22:20 hs Jurema (PE) Aprovado C 2ª série do EM das 7:00 às 12:20 hs Borá (SP)Aprovado B Repetente Promovido

11 M AIS DE UM R ENDIMENTO Em determinadas escolas esses alunos chegaram a representar mais de 5% do total de matrículas da escola Das 206.452 escolas ativas no ano de 2008, pelo menos 9% apresentaram matrículas com esse problema

12 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES

13 ALUNOS TRANSFERIDOS E NÃO ADMITIDOS APÓS Admitidos após devem ser os alunos: –Transferidos –Deixaram de frequentar Alunos transferidos deveriam ser admitidos em uma nova escola

14 TRANSFERIDO NÃO ADMITIDO Menos de 20% dos alunos transferidos foram admitidos após em 2007 e 2008 Houve aumento no percentual de 2008 em relação à 2007 Grande parte permanece no sistema escolar no ano seguinte (65% dos casos de 2007)

15 TRANSFERIDO NÃO ADMITIDO Causas: –Sistema de busca de alunos ineficiente –Alunos que desistem de estudar apesar de solicitar a transferência formalmente –Alunos fantasma

16 TRANSFERIDO NÃO ADMITIDO em determinadas situações um aluno deveria ter a situação de rendimento informada ao invés de transferência –alunos que se mantém na mesma modalidade e etapa no ano seguinte  rendimento reprovado –alunos que se mantém na mesma modalidade e aparecem em uma etapa subsequente no ano seguinte  rendimento aprovado.

17 TRANSFERIDO NÃO ADMITIDO Entre 2007 e 2008 estima-se que 802.292 alunos que deveriam ter informação de aprovado acabaram sendo transferidos e não admitidos após Outros 373.651 alunos deveriam ter informação de reprovado

18 TRANSFERIDO NÃO ADMITIDO 39% permaneceram na mesma etapa ou etapa equivalente –56% dos casos na mesma modalidade Entre os 1.047.611 alunos que apareceram em etapas diferentes –97,6% foram promovidos no ano seguinte –2,4% configuraram casos de regressão (apareceram em etapas anteriores a etapa informada em 2007)

19 SITUAÇÃO DO ALUNO 2009 Admitir após aluno na mesma escola se EM MODALIDADE DIFERENTE e se informado movimento na origem diferente de falecido Pesquisa de alunos e docentes melhorada: 10 resultados SEMELHANTES ao procurado

20 C ONTATO Célia Gedeon –(61) 2022-3180 –censoescolar@inep.gov.br


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