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PROJETO DE JOGOS I Aula 1. O que é um game?  O game é uma história?  O game é uma simulação?  O game é um processo ou um resultado?  O game é sempre.

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1 PROJETO DE JOGOS I Aula 1

2 O que é um game?  O game é uma história?  O game é uma simulação?  O game é um processo ou um resultado?  O game é sempre divertido?

3 O que é um game?  Processo e Resultado  Games são feitos de decisões interessantes

4 O que é um game?  Um game é uma atividade lúdica ( divertida, que se tenha prazer ) composta por uma série de ações e decisões, limitado por regras e pelo universo do game, que resultam em uma condição final. As regras e o universo do game são apresentados por meios eletrônicos e controlados por um programa digital.

5 O que é um game?  As regras e o universo do game existem para proporcionar uma estrutura e um contexto para as ações de um jogador. As regras também existem para criar situações interessantes com o objetivo de desafiar e se contrapor ao jogador.

6 O que é um game?  As ações do jogador, suas decisões, escolhas e oportunidades, na verdade, sua jornada, tudo isso compõe a “alma do game”. A riqueza do contexto, o desafio, a emoção e a diversão da jornada de um jogador, e não simplesmente a obtenção da condição final, é que determinam o sucesso do game.

7 Um game é sempre divertido?  Estar preparado para recebê-la  Receptividade  Expectativas  Suas próprias manias  Ingrediente X

8 Ingrediente X É uma combinação de fatores:  Surpresa  Coincidência  Insight de genialidade  Emoção extrema Insight  Descoberta súbita da solução de um problema; Compreensão repentina de uma situação; intuição.

9 Experiência de Game Meu bárbaro de nível sete apareceu no ponto de início da fase, e selecionei minhas espada de duas mãos de lâmina dupla. Ouvi a porta adiante de mim ranger e abrir, então fui em frente. Em poucos segundos, duas aranhas gigantes pularam pela porta e aproximaram-se de mim. Recuando, ataquei freneticamente com minha espada, enquanto uma gosma verde espalhou-se por todos os lados. A primeira aranha caiu e pulei para a frente dando um salto mortal e caindo sobre a segunda aranha, atingindo-a com minha espada no meio de seu abdome – a aranha explodiu em uma chuva de gosma verde e vermelha. Embainhei minha espada e pisei nos aracnídeos caídos, pegando 250 peças de ouro e um anel de platina. À distância, ouvi um uivo...

10 Experiência de Game Apertei o botão Start para escolher os utensílios, usei meu dedão para escolher a espada de duas mãos e apertei o botão triângulo para entrar novamente no game. Movi o joystick analógico esquerdo com o dedão. Depois, bati no joystick direto para recuar e apertei o botão X com o dedão direito várias vezes. A seguir, apertei o botão triângulo e segurei-o, depois o soltei e rapidamente apertei o botão X duas vezes. Em seguida, usei o joystick analógico esquerdo para mover o personagem para a esquerda em direção ao tesouro espalhado com o objetivo de pegá-lo.

11 Experiência de Game Mensagem do Game Início da fase em uma caverna escura e horripilante Armei o avatar com espada de duas mãos Som de uma porta rangendo para abrirFui para frente, alerta, espada preparada Duas aranhas investindo para atacarJá que não consigo matar as duas, recuo e balanço minha espada para matar a primeira aranha A primeira aranha morreSei que a vantagem agora é minha, então, aperto o botão para fazer um movimento mortal especial com o objetivo de pular na segunda aranha e matá-la O som de moedas caindo, e uma pilha de ouro e um ícone de anel aparecem no local onde estavam as aranhas Ando com meu personagem por cima dos ícones de tesouro para reconhecê-los

12 Ciclo de desenvolvimento de um game  Pré-produção  Produção  Pós-produção

13 Ciclo de desenvolvimento de um game Pré-produção  Criação de conceitos  Discussões, brainstormings  Avaliação dos games concorrentes  Analisam tecnologias e scripts  Documento de design

14 Ciclo de desenvolvimento de um game Produção  O game é construído  Criação de personagens e níveis  Programadores escrevem e revisam o código fonte  Setor de marketing desenvolve estratégias  Roteiro do gameplay  Avaliação de diversão

15 Ciclo de desenvolvimento de um game Pós-produção  Inicia após o lançamento  Conteúdo adicional para download  Avaliação de receptividade  Sequências

16 Palestra  Ludificação e Educação 3.0 - O game como uma nova linguagem do ensino/aprendizagem


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