A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A APRENDIZAGEM EFETIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A APRENDIZAGEM EFETIVA"— Transcrição da apresentação:

1 A APRENDIZAGEM EFETIVA
O JOGO E O LÚDICO A APRENDIZAGEM EFETIVA “ A aprendizagem é um processo que dura toda a vida e por meio do qual o sujeito, motivado frente a uma situação-problema, resolva-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura. Esta transformação permite transferir o aprendizado para novas situações.” (Hilda Santos)

2 O JOGO E O LÚDICO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Ouço e Recordo - ATITUDE PASSIVA Leio e Memorizo - AUSÊNCIA DE ENVOLVIMENTO COM A REALIDADE Faço e Aprendo - FORMA MAIS EFETIVA DE APRENDIZAGEM.

3 O JOGO E O LÚDICO O CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL - CAV FASES (Vivência, Relato , Processamento, Generalização e Aplicação) 1ª Fase - VIVÊNCIA Atividades: construção reprodução de modelos montagem de estratégias negociação específicas de processo decisório criatividade

4 O JOGO E O LÚDICO 2ª Fase - Relato
É o momento de compartilhar sentimentos, reações e emoções. 3ª Fase - Processamento É o momento que os participantes tem a oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliando sua atuação e estabelecendo relações com o resultado obtido.

5 O JOGO E O LÚDICO 4ª Fase - Generalização
É aquele em que o grupo faz comparações e analogias do jogo e o seu cotidiano. 5ª Fase - Aplicação É o planejamento de novos rumos.

6 ESTRUTURANDO E APLICANDO UM JOGO
COMO ESTRUTURAR UM JOGO verifique os objetivos busque auxílio técnico pesquise recursos verifique ao nível de complexibilidade da tarefa faça uma análise da clientela verifique espaço avalie seus conhecimentos defina o sistema de papéis delimite o cenário defina a mecânica lúdica prepare o material realize um laboratório- teste

7 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE RECURSOS
Ambiente Material didático complementar Material de apoio Material específico

8 USO DE COR, MÚSICA E MOVIMENTO
É importante transformar o ambiente neutro num ambiente com ar alegre e pode ser uma tarefa muito agradável.

9 ETAPAS DE APLICAÇÃO DE 1 JOGO
a. Apresentação do cenário simulado: momento em que o facilitador situa o grupo no contexto antes do início das atividades. b. Explicação das regras do jogo. c. Informações sobre papéis \se for o caso). d. Abertura de espaços para perguntas sobre a dinâmica do jogo. e. Definição do tempo para cada etapa do jogo. e. Desenvolvimento do jogo seguindo o Ciclo da Aprendizagem Vivencial. Cada uma das etapas anteriores deve estar prevista no planejamento.

10 PAPEL DO FACILITADOR 1- ATUAR COMO UM EDUCADOR
2- IDENTIFICAR E ATUAR DENTRO DAS NECESSIDADES DO GRUPO 3- RECONHECER E PROPORCIONAR ATIVIDADES SEGUNDO AS FASES DO GRUPO 4- ENCORAJAR À AÇÃO 5- REFORÇAR O PROCESSO SEGUNDO OS PASSOS DO CICLO DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL


Carregar ppt "A APRENDIZAGEM EFETIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google